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Blog: Sete estratégias para manter a perenidade de um negócio

Como se tornar uma empresa de sucesso que se mantém forte e em crescimento por gerações? Essa é uma questão comum aos empreendedores e a pergunta que muitas companhias se fazem.

Saiba que a resposta para manter a perenidade da organização não está apenas em ser uma marca relevante, já que vai muito além disso.

Toda empresa sonha em ter uma estrutura inovadora e produtos duradouros no mercado. No entanto, uma trajetória empresarial duradoura demanda bom planejamento, processos definidos e pesquisa para entender as necessidades do consumidor e a dinâmica concorrencial.

Dessa forma, é essencial criar estratégias de mercado, entender a jornada de seus clientes e estar disposto a se adaptar para ter perenidade nos negócios.

Por isso, discutirei neste artigo o conceito de perenidade e as principais estratégias para planejar os negócios da sua empresa. Confira abaixo quais são elas e como aplicá-las. Boa leitura!

Diferenças entre longevidade e perenidade empresarial

O primeiro esclarecimento que precisamos ter sobre a trajetória das empresas é a diferença entre longevidade e perenidade no contexto empresarial.

O significado de longevidade está relacionado ao tempo de vida da empresa. Já a perenidade está associada à presença de mercado e continuidade dos negócios da empresa de forma sistemática.

Combinar esses dois conceitos é o que trará a estrutura de sucesso para o ciclo de vida da sua organização. Confira abaixo como fazer isso!

O ciclo de vida das empresas

Independentemente do ramo de atuação, as empresas têm um ciclo de vida que pode ser analisado em 4 fases. Cada fase influencia a perenidade dos negócios, uma vez que é preciso ter planejamento das ações desde o primeiro momento da vida empresarial.

Introdução

A primeira fase é o momento de pesquisa de mercado, definição das metas e testes de produtos. Nesse período, o importante é ter persistência e maturidade para realizar as adaptações iniciais.

Nessa etapa, a empresa está se organizando e investindo em conhecimento e ações externas.

Crescimento

No estágio de crescimento, a organização já tem um retorno financeiro e está mais fundamentada. Esse é o momento para analisar a concorrência e ganhar espaço no mercado.

Desse modo, será possível fazer os investimentos necessários sem comprometer o lucro e o crescimento atual, mantendo assim a sustentabilidade empresarial.

Maturidade

Essa fase é quando o empreendimento já tem um público e reconhecimento de mercado. Com a boa estrutura que foi adquirida, já é possível buscar novos desafios para explorar as tendências de mercado, evitando que os produtos ou serviços da marca deixem de atender o consumidor.

Declínio

A última fase é uma realidade de toda empresa, contudo, ela não significa o estágio final do negócio.

Aqui, o importante é reconhecer o que está ultrapassado nos produtos e serviços e na participação da marca. Depois, com agilidade e estratégia, trilhar um novo caminho para garantir a continuidade e a perenidade da empresa.

Sete estratégias para manter a perenidade de um negócio

Agora que você já conhece as fases das empresas, o ideal é criar estratégias para conseguir se manter relevante e manter a perenidade empresarial dentro da sua área de atuação. Veja aqui 7 estratégias importantes para continuar relevante:

1 – Planejamento e estratégia;
2 – Pesquisa de mercado;
3 – Adaptabilidade e inovação;
4 – Gestão financeira e investimentos;
5 – Ter diferenciais competitivos;
6 – Profissionais competentes e parceiros;
7 – Ser autoridade e ter um bom posicionamento de marca;

1 – Planejamento e estratégias

O primeiro passo para ter perenidade é se organizar e determinar quais são as metas, dificuldades e a situação financeira da empresa.

Assim, é necessário montar um plano de ações, já que ele é o caminho para tomar boas decisões e saber quando é a hora de investir, contratar e monitorar os resultados.

2 – Pesquisa de mercado

Outra ação importante é pesquisar o mercado dos seus produtos e serviços. Através dessa análise você conseguirá entender quais produtos e serviços serão duradouros e quais estão atendendo apenas uma tendência do momento.

Além disso, esses dados ajudam a compreender também a concorrência, percepção da marca, as necessidades do consumidor e seus hábitos de consumo.

3 – Adaptabilidade e inovação

Produtos e serviços evoluem e as relações comerciais também. Sendo assim, trabalhar a adaptação dentro da empresa fará com que você acompanhe as mudanças de mercado e os avanços tecnológicos que cada vez mais influenciam o consumo e os desejos de produtos e serviços.

4 – Gestão financeira e investimentos

A administração financeira garante o controle dos receitas e gastos, assim como demonstra qual a margem para fazer investimentos durante o ciclo de vida da empresa.

Além disso, o controle das contas empresariais permite que a perenidade dos negócios seja feita de maneira organizada e sem prejuízos.

5 – Ter diferenciais competitivos

Diante da grande concorrência de mercado e presença da internet, o ideal é criar serviços exclusivos, fazer campanhas diferenciadas e promover um bom relacionamento com os clientes.

Além disso, muitas vezes, uma empresa se destaca em um mercado concorrido pelo seu atendimento humanizado, por isso, invista em treinamento e capacitação dos seus funcionários.

6 – Profissionais competentes e parceiros

Uma empresa é construída pelas pessoas que colaboram com ela. Portanto, é essencial valorizar os colaboradores e construir parcerias responsáveis.

Já que um ambiente de trabalho acolhedor e integrado tem o espaço ideal para garantir uma longa trajetória para a marca e uma boa reputação.

7 – Ser autoridade e ter um bom posicionamento de marca

Por último, construir uma imagem de referência também ajudará no posicionamento e perenidade da marca.

Dê destaque para o nome e presença da empresa para que a sua marca esteja sempre associada aos serviços oferecidos.

Além disso, saiba explorar temas interessantes dentro do seu nicho, para que as pessoas lembrem dos seus valores, trajetória e produtos.

Algar 2100: um encontro que pensa na perenidade do grupo Algar

Aqui, na Algar, a perenidade do Grupo é pensada de forma coletiva. Assim, conseguimos definir estratégias eficientes. Um desses momentos coletivos é o Algar 2100: o encontro anual que pensa o futuro do grupo Algar.

Durante esses dias, executivos, conselheiros e acionistas do grupo Algar se unem para pensar de forma estratégica e criar ações inovadoras em prol da continuidade dos negócios.

Dessa forma, a ideia central do encontro é ampliar a visão de futuro, buscando entender as tendências, identificar novas oportunidades e definir adaptações necessárias para a organização.

Ao mesmo tempo, os associados (como chamamos nossos colaboradores) conseguem refletir sobre o papel de cada um dentro do grupo Algar. É um momento de análise de cenários e tendências, assim como para a integração da comunidade interna.

Leia também: Novos modelos de negócio: ameaça ou oportunidade?

Por Rafael Liza, Gerente de Estratégia e Portfólio do grupo Algar

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