Categorias

Como a análise de dados pode ajudar empresas a crescer

Foto de uma mulher de óculos olhando para uma tela grande e cheia de números e dados.

Em um mundo cada vez mais conectado e no qual o volume de informações cresce a cada dia, a análise de dados é fundamental para qualquer companhia que deseja crescer. Assim, a transformação digital pela qual estamos passando não apenas gera um grande volume de informações, como também permite que a análise desses dados seja mais ágil e rápida.

Isso acontece porque foram criadas muitas ferramentas, técnicas e áreas que se dedicam a pesquisar, colher, analisar e transformar dados em insights e conhecimento. Estes, por sua vez, geram boas práticas que resultam no crescimento empresarial.

Companhias que não fazem isso dificilmente conseguirão se destacar da concorrência e manter relevância no mercado. Para evitar isso, mostraremos como a análise de dados pode ajudar empresas como a sua a crescer cada vez mais!

O que é análise de dados?

Análise de dados é mais do que colher informações, olhar de forma superficial e tomar decisões com base nesses dados. Certamente, fazer isso pode trazer resultados negativos, pois nem todas as informações são verdadeiras ou, de fato, necessárias para determinada atividade.

Dessa forma, uma boa análise de dados consiste em entender quais as dores de uma empresa ou área, pesquisar e colher informações que tenham relação direta e indireta com essas dores e, após compreender bem o que está por trás dos dados e o que eles indicam, montar estratégias e tomar decisões que estejam alinhadas com os objetivos empresariais.

Fazer essa análise é tão importante que muitas empresas já atuam com o a chamada cultura de dados. Isso significa que as mais diferentes áreas da companhia utilizam a análise de dados para definir suas ações.

Como obter dados de qualidade?

Obter dados de qualidade é uma tarefa importante, especialmente quando milhões de informações são geradas e transmitidas por segundo. Existem diferentes maneiras de obter e analisar informações, desde métodos mais simples até mais avançados. O uso de inteligência artificial é um deles.

Assim, para você não se deparar com uma montanha de dados que não servirá para boas análises, listamos alguns dos principais meios de se obter informações de qualidade para tomar decisões ainda mais assertivas.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado ainda é uma das melhores maneiras de obter dados confiáveis e, principalmente, úteis aos propósitos comerciais. Desse modo, é possível analisar a concorrência, o mercado consumidor e também como determinado setor pensa e age.

Entre os métodos da pesquisa de mercado, estão desde questionários online e pesquisas presenciais até mesmo trabalhos etnográficos e grupos de discussão. Nesse sentido, todos eles vão gerar dados quantitativos e qualitativos que permitem melhorar os resultados da empresa.

Big data

O Big Data, dados gerados em grande quantidade, é uma realidade que veio para ficar. Eles demandam a utilização de ferramentas apropriadas para colher, cruzar informações e apresentar dados muito úteis para quem deseja fazer uma boa análise de dados.

Saiba mais sobre o Big Data no vídeo abaixo:

Business intelligence

Também conhecido pela sigla B.I., o Business Intelligence é uma área de atuação que permite analisar grande volume de dados empresariais. Isto é, eles se referem a uma companhia, mas também podem trazer informações do mercado de atuação, dos consumidores e concorrentes. Portanto, essas análises são estratégicas, visam mostrar números e tendências de uma empresa e o que fazer para melhorar resultados.

Por que empresas crescem com uma boa análise de dados?

O crescimento empresarial é causado por diferentes fatores e uma boa análise de dados é um deles. As companhias que se preocupam com essa atividade têm diferenciais competitivos fundamentais para garantir sua perenidade, agilidade e eficiência.

A análise de dados permite ter a real dimensão de cenários. Assim, as empresas sabem exatamente qual é sua real situação financeira e o comportamento do seu consumidor, por exemplo.

Outro item importante é que a análise de dados permite fazer projeções. Assim, em vez de esperar acontecer, as companhias podem se antecipar, mudar tendências de queda e melhorar seus resultados.

Tudo isso contribui para que o crescimento seja sempre constante, coerente com a realidade e aconteça de forma sustentável, algo fundamental em setores que são altamente competitivos.

Agora que você já sabe a importância da análise dados, conheça a primeira solução desenvolvida pelo Brain na coleta dados e gerenciamento de redes!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!