Categorias

Conheça as tendências para o mercado de tecnologia

As empresas vivem um momento muito promissor e cheio de novidades no mercado de tecnologia. Afinal, são inúmeras novidades no setor, que permitem a empreendedores alcançarem melhores resultados com recursos extremamente importantes no século XXI.

Estar por dentro dessas tendências traz vantagens competitivas relacionadas à eficiência e agilidade empresarial. Esses diferenciais dão mais chances a uma empresa de manter sua atividade e crescer em um momento tão desafiador. Assim, quem não se atenta a isso, corre o risco de ficar para trás e perder espaço para a concorrência.

Vamos trazer para você as principais tendências para o mercado de tecnologia, mostrando o que a sua empresa precisa observar se quiser aumentar sua competitividade, modernidade e eficiência. Confira!

Como está o mercado de tecnologia?

O mercado de tecnologia no Brasil está em franco crescimento e bem aquecido. Em 2018, o setor cresceu 9,8%, segundo pesquisa do IDC, encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Software. Para 2019, a projeção é de crescer mais ainda, atingindo 10,5%.

Esses números indicam que estamos em um bom momento para investir em tecnologia e realizar uma verdadeira transformação digital nas organizações. Isso vale para processos internos, desenvolvimento de produtos e qualquer área de uma empresa que possa melhorar suas capacidades.

Mostraremos, a seguir, algumas das principais tendências do mercado de tecnologia que poderão fazer a sua empresa alcançar grandes objetivos.

Quais são as tendências?

A Gartner, empresa de consultoria global com 15 mil colaboradores em mais de 100 países, elencou algumas das principais tendências que pautam o mercado de tecnologia em todo o mundo. Vamos a elas?

Automação

A automação é uma tendência que tem se tornado cada vez mais uma realidade. Isso não diz respeito apenas a drones, carros autônomos ou robôs. A automação pode fazer parte de todas as atividades que seguem um padrão e, por serem repetitivas, tomam tempo e energia de muitas pessoas.

Atualmente, existem softwares de gestão que automatizam todo o processo de contas a pagar, por exemplo. Gestão de tarefas, controles internos e mesmo comunicação com clientes também são atividades que já têm sido automatizadas por meio de diferentes aplicativos no mercado. Basta verificar as soluções que se adequam à realidade da sua companhia e aproveitar os benefícios, como o ganho de agilidade e eficiência nessas tarefas.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é outra tendência do mercado de tecnologia. Esse recurso não é novidade, mas tem ficado cada vez mais popular e ao alcance de muitas companhias que desejam justamente tornar processos mais automatizados, rápidos e eficientes.

Sistemas com inteligência artificial permitem que softwares possam aprender padrões, gerenciar informações e se adaptar às diferentes mudanças. Além disso, essas tecnologias permitem o fornecimento de relatórios que embasam planos estratégicos com mais segurança. Isto porque uma máquina possui um tipo de inteligência menos suscetível a erros do que a mente humana.

Confira, por exemplo, como a inteligência artificial está impactando o setor de recursos humanos:

Cloud computing

A computação na nuvem já é uma realidade há algum tempo. No entanto, os avanços tecnológicos têm permitido que praticamente qualquer coisa possa ser feita por meio do cloud computing, de armazenamento de dados à gestão de equipes.

Outras tecnologias, como a criptografia e o blockchain, também contribuem para a popularização das soluções em nuvem. Isto porque trazem mais segurança e privacidade na gestão de informações. Dados sensíveis podem estar em um sistema na nuvem e, ainda assim, serem seguros contra invasões ou perdas.

Espaços inteligentes

As tendências para o mercado de tecnologia não envolvem apenas o meio eletrônico. Atualmente, a relação entre espaço físico e digital tem sido cada vez mais híbrida com a chegada da internet das coisas, com o uso frequente de smartphone e outras práticas e tecnologias. Realidade aumentada e realidade virtual são alguns exemplos disso.

Logo, os espaços inteligentes são uma tendência por oferecerem recursos tecnológicos que permitem mais velocidade e praticidade nas interações humanas e das pessoas com as tecnologias. Um ambiente de trabalho que ofereça imersões e conectividade é um ótimo diferencial. Ele dá mais possibilidades aos colaboradores e contribui inclusive na satisfação deles com a sua empresa.

Quer ficar sempre por dentro das tendências para o mercado de tecnologia? Acompanhe o blog Algar Tech e não perca nenhuma novidade do setor!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!