Servir é inspirar

A gente acredita que bons conteúdos são inspiradores.
voltar

A transformação digital no âmbito das organizações

A transformação digital está acontecendo na vida de todo mundo em diferentes áreas. Assim, ninguém mais pode desconsiderar o potencial tecnológico e como ele contribui para tornar a vida mais ágil e eficiente. Entretanto, esse pensamento não poderia ser diferente no âmbito das organizações, que têm passado por uma verdadeira tempestade digital.

Porém, não é preciso ter medo de enfrentar essas transformações. Pelo contrário, quem se adapta e pega carona nas tendências digitais aumenta as suas chances de sucesso. Ainda, melhora o desempenho e traz mais perenidade e inovação para as organizações, construindo uma trajetória duradoura e em constante transformação.

Para diminuir as suas preocupações, vamos explicar o que é e como promover a transformação digital na sua organização.

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo pelo qual as organizações revolucionam o seu modo de operar por meio da tecnologia. Portanto, o uso de recursos tecnológicos tem papel central para transformar atividades, deixando tudo mais rápido, prático, eficiente e seguro.

Porém, não é apenas a tecnologia de uma empresa que se transforma. Também, a organização precisa mudar o seu modo de pensar e a sua cultura para lidar melhor com os desafios impostos pelo avanço tecnológico.

Isso significa, por exemplo, que não basta criar uma página na internet para a empresa. A transformação digital requer dos líderes a definição de estratégias que sejam pensadas de maneira digital, para dessa forma melhorar processos e resultados.

Assim, não adianta trazer tecnologia se o pensamento na empresa ainda é apenas analógico. Com a transformação digital, tudo fica mais próximo do pensamento digital. Os líderes que desejam transformar a empresa precisam considerar alguns fatos:

• O uso das tecnologias, como aplicativos, softwares, sites e recursos digitais devem ser considerados na definição de tarefas, nos prazos e nos processos empresariais;
• A comunicação tende a ser mais volátil, afinal hoje podemos nos comunicar por diferentes meios, como e-mail, videochamada, áudio, texto por aplicativo de mensagem etc.
• A internet e os diferentes recursos digitais permitem que se trabalhe de qualquer lugar. Com tablets, notebooks e smartphones cada vez mais avançados, o prazo e a qualidade das entregas devem ser repensados de acordo com essa nova lógica.

A partir de variáveis como essas, antigos paradigmas são quebrados. Assim, as ideias tradicionais relacionadas a tempo de trabalho, espaço, protocolos e processos precisam ser revistas. E isso tudo de modo a alinhar a transformação digital que uma organização enfrenta aos seus valores empresariais.

Portanto, fazer essa aliança é fundamental para trazer vantagem competitiva, perenidade e inovação a qualquer companhia. Veja abaixo um resumo sobre o que é transformação digital.

Se uma empresa quer se transformar digitalmente, os líderes precisam atuar nas áreas mais sensíveis ao negócio e remodelar práticas nesses setores. Nesse sentido, confira as principais questões para se pensar ao falarmos de transformação digital.

Cultura empresarial

Vivemos em um mundo onde o acesso à internet é cada vez mais amplo e a conectividade melhor, no qual as pessoas têm mais possibilidades de utilizar aparelhos de última geração. Portanto, podemos ficar online a hora que quisermos, onde e pelo meio que for mais apropriado. Com tudo isso, faz sentido para uma empresa manter em sua cultura organizacional hábitos e diretrizes de décadas atrás?

Refletir sobre isso significa questionar a necessidade de trabalhar todos os dias no escritório, pensando em uma jornada de trabalho flexível, ou de se manter arquivos físicos em armários, por exemplo.

Nesse sentido, repense de que maneira a tecnologia contribui para trazer mais praticidade e agilidade no âmbito corporativo. Não tenha medo de sair da zona de conforto. Desbrave os novos rumos trazidos pela transformação digital para descobrir novas possibilidades.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é outra área sensível de uma empresa que precisa ser pensada a partir da transformação digital. Como os processos seletivos, a retenção de talentos e os feedbacks podem ser melhorados a partir dos recursos tecnológicos?

Hoje, temos ferramentas que contribuem para promover mais diversidade na equipe, como testes cegos, que por sua vez também podem melhorar o clima organizacional.

Também, podemos contar com softwares para a gestão de projetos e de equipes que promovem mais agilidade e facilidade. Assim, a transformação digital pode impactar positivamente a sua gestão de pessoas.

Operações e procedimentos

Softwares, sistemas de gestão, aplicativos, armazenamento na nuvem… Tudo isso e muito mais estão cada vez mais à disposição das organizações. Por causa disso, elas precisam rever operações e procedimentos de forma a reduzir o tempo ou os protocolos relacionados a atividades que, com a tecnologia, tendem a ser menos trabalhosas.

Logo, repense processos e inclua as ferramentas digitais em suas estratégias. Além disso, lembre-se que os hábitos se transformam com os recursos tecnológicos, portanto considere isso ao pensar na execução de tarefas.

Inteligência artificial, internet das coisas, big data e experiências imersivas são apenas algumas das tendências do setor de TI e Comunicação. Ter atenção especial a toda essa transformação digital é essencial para mudar a sua empresa para melhor. Aproveite todas as boas oportunidades que a tecnologia está trazendo ao mundo!

O Grupo Algar trabalha desde sempre para trazer a transformação digital ao dia a dia das empresas. Vem conhecer as nossas iniciativas na área de inovação!