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5 lições sobre transformação digital que sua empresa deve aprender com a pandemia

imagem com a executiva Melissa que representa uma solução de 5 lições sobre transformação digital

Se a transformação digital já estava em franco crescimento há anos, a pandemia acelerou essa revolução. Com a chegada repentina de um fato mundial que trouxe uma série de impactos sociais e econômicos, foi preciso se adaptar, implantar mudanças com agilidade e, principalmente, buscar meios de seguir em frente e superar os obstáculos impostos pela pandemia. E nesse contexto, a transformação digital se tornou uma grande aliada.
 

 
Isso porque ela permitiu que muitas empresas pudessem não apenas seguir funcionando, como também tornou possível o crescimento de alguns negócios ou mesmo a criação de empresas. 
Ainda assim, o período em que vivemos tem sido difícil em vários aspectos. Por isso, cada vez mais é preciso aprender com erros e acertos para aproveitar as oportunidades que a transformação digital trouxe até agora — e continuará trazendo nos próximos anos.
Para você entender mais, trouxemos 5 lições sobre transformação digital que a sua empresa precisa aprender com a pandemia para sair mais forte desse momento tão difícil para todos. Saiba mais!
 

5 lições sobre transformação digital trazidas pela pandemia

 

1) Adaptar-se rápido é muito importante

Em questão de meses, foi preciso adaptar-se a uma nova situação de isolamento social e cuidados de saúde. Em meio a tudo isso, foi preciso seguir em frente, mas como fazer isso em um momento tão diferente de tudo que já foi visto antes?
Nesse aspecto, temos a primeira lição da pandemia: adaptar-se de maneira ágil é muito importante. Empresas que, por exemplo, já eram digitais e contavam com sistemas que permitissem o acesso remoto saíram na frente e puderam seguir suas atividades com o time em home office
 

2) A forma de consumir mudou

Pesquisa da Ebit/Nielsen de agosto de 2020 mostra que o faturamento com vendas online cresceu 47% no primeiro semestre. Foram R$ 90,8 milhões de pedidos nesse período. Ao mesmo tempo, 7,3 milhões de brasileiros compraram de forma online pela primeira vez também no primeiro semestre. Além disso, dados da Infobase Interativa mostram que 24% dos brasileiros estão fazendo mais compras online por causa da pandemia.
Dessa forma, uma das tendências de consumo pós-pandemia é o comércio eletrônico. Por isso, entender que a forma de consumir é, hoje, ainda mais digital do que antes permite aprender que é muito importante melhorar canais e a experiência digital do público.
 

3) A experiência do cliente ganhou mais importância ainda

Falando em experiência do cliente, ela ganhou ainda mais importância na pandemia. Pesquisa da Sercom indica que 64% das pessoas preferem receber atendimento pelos canais digitais das empresas, como WhatsApp e Telegram, chat e redes sociais.
Isso porque esses canais podem oferecer uma experiência mais ágil e fácil para o consumidor, em vez de canais tradicionais. Portanto, as empresas que aprendem a melhorar cada vez mais a experiência do cliente no momento atual poderão contar com um público muito mais engajado e disposto a consumir.
 

4) A análise de dados é fundamental

Se nós já vivíamos na era do big data antes da pandemia, atualmente, com o ingresso de milhões de pessoas no meio digital, o volume de dados gerados apenas aumentou. Logo, a análise de dados se tornou essencial para as empresas.
Ter um olhar analítico diante do alto volume de informações gerado por compras e interações do público com as empresas é vital para o sucesso do negócio. Dessa forma, fica como lição que os dados são grandes aliados para o crescimento empresarial, pois são essas informações que permitem detectar oportunidades, comportamentos e possibilidades de melhoria.
 

5) Recursos tecnológicos fazem a diferença

Alguns recursos tecnológicos fizeram a diferença nessa pandemia. Afinal, com eles muitas empresas puderam melhorar seu serviços para clientes, agilizar processos ou mesmo testar ferramentas. Entre alguns recursos, que já estavam na transformação digital antes da pandemia, podemos mencionar:

Por isso, implantar e desenvolver essas soluções é uma lição primordial que as empresas devem aprender. Afinal, elas auxiliam a analisar dados, melhorar a experiência do cliente, facilitar o consumo e, por fim, adaptar empresas às transformações que a pandemia trouxe.
Também é muito importante lembrar que a pandemia trouxe à tona a necessidade de pessoas e empresas praticarem a solidariedade e a empatia. Dessa forma, as empresas que atuaram de forma verdadeira, entendendo o atual contexto e se propondo a serem mais humanas, se conectam melhor com seu público e ficarão marcadas de forma positiva durante e depois da pandemia.
 

Transformação digital na Algar

O grupo Algar promoveu uma série de transformações em meio à pandemia. Seja por meio do home office ou pela gestão à distância, a Algar tomou várias ações para continuar a sua transformação digital mesmo durante esse momento difícil.
Aumentamos o contato entre lideranças, tornamos reuniões mais produtivas, diretores passaram a fazer mais transmissões ao vivo para se aproximarem (virtualmente, claro) dos colaboradores, o feedbacks se tornaram ainda mais constantes e treinamentos/onboardings são realizados de forma online. Tudo isso permitiu à Algar acelerar ainda mais a transformação digital que já estava em curso na companhia.

Por Melissa Kfour, Head Transformação Ágil – Estação

 

 

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