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Conheça 5 tendências de consumo para o mundo pós-pandemia

O mundo pós-pandemia terá grandes diferenças em relação a hábitos e tendências de consumo. Afinal, o novo coronavírus não apenas acelerou transformações que já estavam acontecendo antes, como também trouxe algumas novidades que farão parte do chamado “novo normal”.

Por isso, as empresas precisam mais do que nunca acompanhar as mudanças do mercado, de forma a trazer perenidade aos negócios e, dessa forma, garantir que a sua marca supere este momento difícil e aproveite oportunidades de crescimento.

Saber o que está acontecendo é fundamental para pensar em estratégias que vão tornar o seu negócio bem-sucedido. Assim, para ajudar você nessa tarefa, mostraremos 5 tendências de consumo para o mundo pós-pandemia.

Como a pandemia mudou o consumo?

Antes de mais nada, é preciso observar as mudanças que já estão acontecendo durante a pandemia. Dados compilados pela Infobase Interativa mostram, por exemplo: 

  • 13% dos brasileiros compraram pela internet pela primeira vez durante a pandemia;
  • 24% estão fazendo mais compras online;
  • 52% estão consumindo mais conteúdos pela internet;

Como o combate ao contágio do novo coronavírus continuará por um bom tempo, muitos dos hábitos citados vão continuar ao longo dos anos e farão parte do mundo pós-pandemia. Portanto, é muito importante que a sua marca aproveite as tendências de consumo para não perder oportunidades desse “novo normal” e enfrentar melhor o atual cenário de incertezas.

Veja um pouco mais sobre como o mercado está se transformando no vídeo abaixo. Em seguida, confira 5 tendências de consumo pós-pandemia:

5 tendências de consumo pós-pandemia

E-commerce

O comércio eletrônico já era uma realidade no mercado brasileiro antes da pandemia. No entanto, o contexto de distanciamento e quarentena acelerou tendências de consumo relacionadas a e-commerce e expandiu possibilidades. Antes, apenas alguns itens eram comprados eletronicamente. Hoje em dia, praticamente tudo o que um cliente precisa pode ser adquirido via sites e aplicativos de compra.

Streaming

O streaming é outra das tendências de consumo para o mundo pós-pandemia. Assim, serviços com catálogos digitais de filmes, músicas, vídeos e outros materiais já eram populares antes e, diante do atual momento, se tornaram fundamentais para períodos de isolamento. O Ensino à Distância (EaD), por exemplo, é um dos recursos via streaming que se popularizou muito durante a quarentena.

Atendimento ao cliente online

Como a interação entre marcas e consumidores está cada vez mais digitalizada, o atendimento ao cliente também tem migrado para o ambiente digital por meio dos mais diversos canais (telefone, chat, redes sociais, sites, entre outros). Dessa forma, é fundamental contar com recursos que mantenham o padrão de qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente, como por exemplo o autoatendimento.

Autonomia e conhecimento

Com mais gente dentro de casa, aumentaram as buscas por cursos online, dicas e tutoriais. Afinal, as pessoas precisaram desenvolver autonomia para cozinhar, trabalhar em casa, estudar e aproveitar melhor o tempo, por exemplo. Por isso, muitas marcas aproveitaram o momento para oferecer opções de produtos e serviços que os clientes podem utilizar sem deixar o lar e essa é uma das tendências de consumo pós-pandemia que veio para ficar. 

Segurança de dados

Ao mesmo tempo em que o uso de recursos digitais aumentou, os riscos de perdas e exposições de dados também cresceu. Além disso, os ataques cibernéticos e golpes eletrônicos — que já eram uma ameaça — são ainda mais recorrentes em um contexto como o atual. Por isso, é muito importante que as empresas ofereçam ambientes digitais seguros para que os clientes tenham seus dados pessoais protegidos. 

A ajuda da transformação digital neste contexto

A transformação digital já era uma realidade no âmbito de organizações que usavam a tecnologia para operar com mais agilidade, qualidade e eficiência. Agora, com as mudanças do momento, as transformações foram aceleradas e serão ainda mais necessárias no mundo pós-pandemia.

Afinal, a sua empresa precisará adotar estratégias que considerem o ambiente digital e acompanhem as tendências de consumo que listamos aqui. Quem se adaptar mais rápido ao “novo normal” poderá não apenas sobreviver a um contexto que tem sido difícil, mas também crescer de maneira sustentável e duradoura.

Continue aprendendo sobre o tema veja no blog da Algar Tech como foi o ReThink,  evento online sobre como empresas podem se reinventar em tempos de pandemia!

Foto de uma mulher sorrindo enquanto usa um notebook, com a frase Algar Tech promove o Rethink: reinventar em tempos de pandemia. Leia no blog da Algar Tech.