Categorias

Lifelong learning: como nunca parar de aprender

O aprendizado é um aspecto fundamental do desenvolvimento profissional e pessoal.

Isso faz muita diferença para obter uma promoção e, também, para alcançar realizações de vida. Um conceito importante que contribui para o aprendizado constante é o lifelong learning.

Entendo que o termo não é novo, mas vejo que muitos gestores ainda não compreenderam como essa ideia traz benefícios para o desempenho das equipes.

Ao mesmo tempo, pode ser uma forma de aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

Não é à toa que, aqui na Algar, fomentamos essa cultura de aprendizagem aos algarianos e algarianas, para que os associados continuem a se capacitar ao longo da vida.

Por falar em associados, eles também devem ser os principais interessados em desenvolver o aprendizado ao longo da vida.

Lembro que o conceito não diz respeito apenas a conhecimentos técnicos ou aprendizado formal: qualquer fonte de conhecimento importa, e quanto mais variada a forma de aprender, melhor.

Mas o que é lifelong learning?

Em tradução livre para o português, lifelong learning significa “aprendizado ao longo da vida”.

A ideia estimula a educação contínua, ou seja, vai além do conhecimento formal adquirido na época da faculdade ou durante um único período da vida.

Com o lifelong learning, aprender se transforma em um aspecto perene que faz parte da vivência humana.

Isso quer dizer que, além da educação formal (escola, faculdade, pós-graduação), é fundamental adquirir conhecimento de forma contínua na vida. Afinal, não há idade para aprender algo novo.

Por que o aprendizado ao longo da vida é fundamental?

Entendo que aprender ao longo da vida é importante primeiro para aspectos pessoais: nos sentimos realizados, com a sensação de que aumentamos nossas capacidades mentais quando aprendemos algo novo.

Isso vai desde competências técnicas de trabalho, passa por habilidades socioemocionais, como soft skills, e engloba inclusive aprendizados fora do convencional, como aprender a tocar um instrumento ou realizar trabalhos manuais.

O lifelong learning também é essencial para o crescimento profissional.

Esse conhecimento constante permite receber aumentos salariais e promoções, mas também é importante em aspectos relacionados a desempenho individual, de equipes e, por consequência, de uma empresa como um todo.

5 benefícios do lifelong learning

  • Desenvolver novas habilidades

Conhecimento técnico é importante, principalmente diante de novas tecnologias trazidas pela transformação digital das últimas décadas e que se intensifica a cada ano.

Por isso, cursos de capacitação de curta, média e longa duração ajudam no desenvolvimento de novas habilidades que não seriam aprendidas por meio da educação convencional.

  • Estimular a inovação e criatividade

Aprender ao longo da vida e se preocupar em um aprendizado com base na vivência, na prática e fora da educação formal estimula a inovação e a criatividade.

Isso porque conseguimos adquirir conhecimento com diferentes estímulos quando vivenciamos algo que nos permite aprender, principalmente se isso acontecer em situações disruptivas.

Leia também: Inovação e criatividade dentro da empresa: como trabalhar

  • Desenvolver habilidades socioemocionais

Inteligência emocional, trabalho em equipe, falar em público, negociação e muitas outras habilidades são importantes e valorizadas no mercado de trabalho.

Muitos desses conhecimentos são adquiridos por meio de situações de aprendizado como oficinas, cursos, workshops, palestras, mentorias ou mesmo trabalho voluntário, por exemplo.

  • Melhorar o engajamento

Quando uma empresa estimula o lifelong learning, pode contribuir para tornar os colaboradores mais engajados com suas atividades e com a cultura organizacional da companhia.

Acredito que é um gesto de valorização, reconhecimento e investimento que uma empresa pode fazer para suas equipes.

  • Melhorar resultados para empresas

Com colaboradores que aprendem de forma constante, desenvolvem competências técnicas e socioemocionais e sentem-se motivados a permanecerem e alcançarem metas pela empresa, é de se esperar que outro impacto positivo do aprendizado ao longo da vida seja a melhora de desempenho e resultados do negócio.

Tecnologia na aplicação do lifelong learning

Cada vez mais contamos com recursos tecnológicos e digitais que permitem vivenciar o lifelong learning.

Por meio de aplicativos, por exemplo, é possível ter experiências gamificadas de aprendizado. Podemos aprender um novo idioma por meio de apps, por exemplo.

Além disso, eventos online, workshops, meetings e outros recursos também contribuem para quem deseja aprender de forma contínua. São infinitas possibilidades para quem gosta de conhecimento e de aprender algo novo.

Por fim, é possível ir além e usar opções ainda mais digitais e tecnológicas, como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada e outras tendências de tecnologia são grandes aliadas para o lifelong learning.

O lifelong learning, como vimos, traz uma série de benefícios para colaboradores e também para a empresa, que consegue atingir melhores resultados por meio do desempenho do time.

Por falar nisso, é fundamental que gestores entendam a importância da avaliação de desempenho.

Saiba como ela faz a diferença na gestão de equipes.

Por Diego Romero, gerente de Talentos Humanos da Algar Telecom

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!