Categorias

Gestão de equipes: a importância da avaliação de desempenho

imagem da algariana Juliana Afonseca que traz uma solução de gestão de equipes

Uma boa gestão de equipes acontece por causa de múltiplos fatores, como o engajamento dos colaboradores, o uso de métodos ágeis e uma gestão à distância eficiente, principalmente neste momento de trabalho remoto. Porém, um item com papel fundamental para quem deseja fazer uma boa gestão é a avaliação de desempenho.

Afinal, é por meio desse recurso que pessoas em papéis de liderança e gestão podem medir o grau de contribuição e envolvimento dos associados, além de mapear as competências de cada integrante do time para utilizá-las de maneira assertiva e, dessa forma, atingir os resultados esperados pela empresa. 

Além disso, a avaliação de desempenho permite entender as competências que ainda não estão tão fortes nos colaboradores e, com isso, pensar em maneiras de desenvolvê-las.

Ao mesmo tempo, essa análise traz para as lideranças o perfil de cada pessoa do time. Isso dá aos gestores a possibilidade de entender como podem fazer o gerenciamento individual desses colaboradores. Assim, líderes aproveitam os motivadores de cada um da equipe, o que gera maior engajamento e produtividade.

Avaliação de desempenho, feedback e performance

A cultura de feedback é fundamental para as empresas e permite fornecer um bom feedback para os colaboradores. Afinal, a prática fortalece o autoconhecimento, estimula a formação na busca por desenvolvimento de oportunidades de melhoria de maneira contínua e, por fim, orienta os colaboradores para uma melhor performance.

Por falar em performance, a análise de desempenho também contribui para que a empresa alcance bons resultados de forma geral, pois essa análise da equipe traz a possibilidade de ações efetivas a partir do resultado de cada pessoa do time.

Dessa forma, há uma relação de ganha-ganha: a avaliação de desempenho mostra pontos fortes e de melhoria dos colaboradores, que podem se desenvolver e performar melhor e, como consequência, farão a empresa também ter melhores resultados.

Vale lembrar que o desenvolvimento de equipes é um diferencial competitivo, pois são os talentos humanos que fazem o negócio avançar e ser mais produtivo e eficiente. Afinal, colaboradores desmotivados, esgotados e que não sabem quais são seus pontos fortes e suas oportunidades de desenvolvimento não serão nem felizes, nem produtivos. Isso traz problemas como rotatividade, perda de qualidade nas entregas e resultados ruins para a companhia.

A avaliação de desempenho na Algar

No grupo Algar, são utilizadas várias ferramentas para análise de perfil e performance dos associados, como chamamos os nossos colaboradores. Elas são de grande valia para a tomada de decisão das lideranças em relação a uma série de fatores que são extremamente importantes quando pensamos em gestão de talentos humanos, como por exemplo:

  • Promoções;
  • Participações em projetos;
  • Programas de sucessão;
  • Novos desafios;
  • Bonificações;
  • Remuneração;
  • Desligamentos.

As ferramentas são usadas de maneira conjunta, e não de modo isolado. Nessa somatória de fatores que compõem a análise de desempenho, estão ações como calibragem, acompanhamento de executivos, painel de potencialidades, assessment, avaliação de potencial, entre outras.

A importância da área de TH na avaliação

A área de talentos humanos é essencial quando falamos em avaliação, pois detém o conhecimento em relação a análise, formação e desenvolvimento de colaboradores, além de saber como aplicar as ferramentas que mencionei acima.

Dessa forma, o TH tem papel de facilitador de processos. Porém, a liderança é parte fundamental para que a avaliação de desempenho e outras práticas relacionadas à gestão possam acontecer de maneira fluída.

Por isso, cabe à liderança proporcionar momentos de trocas, conversas, incentivos à formação e desenvolvimento da equipe e, principalmente, o estímulo para a busca constante pela alta performance do time.

Por Juliana Ribeiro de Afonseca, Gerente Corporativa de Talentos Humanos do grupo Algar

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!