Categorias

Tecnologia no campo: conheça 6 benefícios dessa tendência

Foto de homem agachado no meio de uma lavoura, com um tablet na mão.

Uma ótima tendência que tem melhorado a vida de milhões de pessoas é a tecnologia no campo. Segundo um ditado popular, “se o campo não produz, a cidade não come”, e com a tecnologia, o campo pode produzir mais e melhor, para que todos possam usufruir daquilo que a agricultura tem de melhor a oferecer.

O uso de ferramentas tecnológicas para as práticas agrárias não é recente. No entanto, o campo também está acompanhando a transformação digital. Dessa forma, pequenos e grandes produtores conseguem ser mais eficientes, melhorar seus ganhos e equilibrar o uso de recursos naturais.

Veja como foi a evolução tecnológica na agricultura e, também, 6 benefícios da tecnologia no campo!

Como a tecnologia no campo evoluiu?

A evolução da tecnologia no campo sempre aconteceu. Há registros de que o melhoramento genético ocorre há pelo menos 12 mil anos, por exemplo. No Egito Antigo, foram desenvolvidas tecnologias para usar a água do Rio Nilo na irrigação de sua agricultura, importante base da economia egípcia.

A Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, acelerou a mecanização de trabalhos braçais, trazendo mais velocidade e volume de produção para a agricultura. Desde então, as máquinas têm evoluído cada vez mais e, com a internet e outros recursos do século XXI, a tecnologia do campo atinge altos níveis de agilidade, produtividade e precisão.

Os benefícios da tecnologia no campo

Assim como em outros aspectos da nossa vida, a tecnologia também trouxe vários impactos positivos para o campo. Listamos 6 benefícios.

1) Capacidade de planejamento e antecipação

Em vez de depender do clima para plantar e colher, agora é possível saber a hora certa de plantar, manejar, colher e mesmo vender os produtos obtidos no campo. Assim, os produtores conseguem planejar melhor as safras e, também, se antecipar a mudanças no clima trazidas pelas diferentes estações.

2) Acompanhamento em tempo real

Soluções de satélite, drones e softwares permitem que diferentes culturas sejam acompanhadas em tempo real. Dessa forma, grandes espaços de plantio podem ser visualizados na tela de um celular, tablet ou computador, com uma análise de dados completa de itens como condições de solo, germinação, qualidade das sementes etc..

3) Ganho de produtividade

A agricultura exige manejo que ofereça muita produtividade para garantir a sustentabilidade dos negócios. Com a tecnologia isso é ainda mais possível, já que recursos como automação permitem mais agilidade no plantio e na colheita, por exemplo. Além disso, ferramentas melhoram a gestão de recursos, reduzindo desperdícios de insumos.  

4) Possibilidade de projeções

Com os dados analisados, é possível fazer gráficos para traçar tendências de produção. Dessa forma, os agricultores podem estimar o volume de suas safras na próxima colheita, ou outros prazos, e isso permite o planejamento das finanças e a antecipação de diferentes situações. Assim, é possível levar mais segurança e previsibilidade para a agricultura.

5) Agilidade no manejo agrário

Não é mais preciso esperar a época de chuvas para irrigar a plantação, ou aguardar a seca terminar para começar a plantar. Portanto, com a tecnologia no campo, você pode tratar a agricultura no tempo que quiser, potencializando o que as estações trazem de melhor e diminuindo o impacto de situações imprevistas, como pragas ou períodos de seca.

6) Acesso a novidades e tendências

Uma revolução tecnológica está acontecendo e traz diferentes possibilidades para a agricultura. Assim, com essa tecnologia e conectividade, um número cada vez maior de pessoas pode conhecer práticas e tendências que estão mudando realidades no Brasil e no mundo. Isso é fundamental para tornar qualquer lugar em um ambiente fértil para a inovação. 

Este vídeo mostra como o uso da tecnologia no campo contribuiu para o crescimento da Algar Farming, braço agro do grupo Algar.

Agora que você já sabe os benefícios da tecnologia no campo, veja também por que as Agrotechs são uma realidade!

Imagem com o texto "AgroTech: tendência ou realidade? Leia no blog do Brain".

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!