Categorias

Tecnologia no agronegócio: 5 tendências para os próximos anos!

imagem com mão segurando uma solução de tecnologia no agronegócio

A tecnologia no agronegócio traz cada vez mais práticas e tendências que transformam o setor. Ao mesmo tempo em que os recursos tecnológicos ficam mais avançados, aumentam as possibilidades de aplicação dessas soluções em diferentes áreas do agronegócio.

O mercado de tecnologia está em franca expansão, por isso é muito importante saber quais são as tecnologias mais promissoras. Dessa maneira, quem está no agronegócio pode conhecer e, principalmente, utilizar inovações que vão transformar atividades de agricultura, pecuária e muitas outras do setor.

Então veja agora a importância de falarmos em tecnologia no agronegócio. Em seguida, conheça 5 tendências!

Por que falar em tecnologia no agronegócio

O agronegócio é um dos pilares do Produto Interno Bruto, representando cerca de 25% do PIB e 50% das exportações. Ao mesmo tempo, em 2019 as exportações movimentaram cerca de US$ 96,79 bilhões, de acordo com o Ministério da Agricultura. Ou seja: o agronegócio é fundamental para a economia não apenas brasileira, mas também mundial.

Dessa maneira, o setor não poderia ficar de fora quando o assunto é modernização por meio da tecnologia. Afinal, a tecnologia no campo traz uma série de benefícios:

  • Capacidade de planejamento e antecipação;
  • Acompanhamento próximo e em tempo real do negócio;
  • Ganho de produtividade;
  • Possibilidade de projeções de cenários;
  • Agilidade em atividades do agronegócio, do manejo à distribuição;
  • Acesso a novidades, tendências e soluções de última geração.

Além disso, a tecnologia no agronegócio já é uma realidade por meio das Agrotechs, que são startups do setor voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudam o agronegócio a ser cada vez mais eficiente.

Ao mesmo tempo, o campo da indústria 4.0 também traz contribuições para o agronegócio, pois uma série de soluções dessa chamada Quarta Revolução Industrial já são aplicadas ou adaptadas para a realidade do campo.

5 tendências de tecnologia no agronegócio

Automação

A automaçãoé uma tendência cada vez mais utilizada no agronegócio. Atualmente, é possível automatizar não apenas maquinário agrícola, como também processos. Dessa maneira, empresas podem realizar tarefas de forma mais eficiente e ágil, evitando atrasos, desperdícios e prejuízos em suas atividades.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas traz alta conectividade para uma série de objetos. Em relação ao agronegócio, ela pode ser vista em sensores que estão, por exemplo, em máquinas ou na lavoura e que geram dados. Essas informações, por sua vez, são produzidas em tempo real e permitem um acompanhamento mais assertivo, ágil e próximo.

Big Data e Analytics

Falando em dados, o volume de informações gerado por uma empresa é gigante. Por isso, conforme o uso de recursos digitais aumenta, é fundamental se atentar ao conceito de Big Data e Analytics. É gestão de grandes volumes de dados, feita por meio de profissionais e ferramentas específicas, que melhoram muito a análise e a tomada de decisão.

Softwares de gestão

Os softwares de gestão são outra tecnologia no agronegócio que só melhora a atividade empresarial. Esses recursos auxiliam na visualização e análise de dados, na definição de estratégias e nas tomadas de decisão, e tudo isso pode ser feito na nuvem. Ou seja: de qualquer lugar com conexão na internet é possível administrar uma fazenda, por exemplo.

Aprendizado constante

Por fim, a tecnologia no agronegócio permite uma capacitação constante para produtores, empresários, distribuidores e outros agentes fundamentais do setor. O aprendizado pode ser feito por meio de conteúdos como videoaulas, webinars, blogs especializados e muito mais. Tudo isso traz ao agronegócio muito mais desenvolvimento.

Para saber mais sobre tecnologia no agronegócio, conheça a Algar Farming: a empresa do grupo Algar que atua nos setores de agricultura, pecuária e manejo florestal sustentável.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!