Categorias

Sustentabilidade empresarial: chegou a hora de adotar essa prática

Mulher olhando para uma tela de computador, pensando sobre a sustentabilidade empresarial.

A sustentabilidade empresarial é um tema cada vez mais importante para o mundo. No entanto, é preciso ir muito além do relatório de sustentabilidade e observar diferentes aspectos que fazem da sustentabilidade empresarial parte indispensável de sua atuação.

Mas o que é e qual é a importância de adotar práticas mais sustentáveis também nos negócios? Neste artigo, vamos mostrar que já chegou a hora da sua empresa adotar a sustentabilidade empresarial, especialmente com a pandemia. Continue a leitura!

Sustentabilidade empresarial e o tripé da sustentabilidade

Reduzir o impacto ambiental por meio de práticas sustentáveis é um objetivo mundial que começou a tomar forma desde a década de 1990, principalmente por causa de conferências sobre o clima.Assim, a humanidade começou a perceber que precisava ser mais consciente em relação ao uso de recursos naturais e à preservação do planeta. 

Entretanto, essa mudança de paradigma poderia aumentar custos para as empresas que, por sua vez, não podem deixar de lado seus objetivos de negócio, como o lucro. Logo, para que as companhias pudessem contribuir com a preservação do planeta e, ao mesmo tempo, manter suas operações, surgiu o conceito de sustentabilidade empresarial e do tripé da sustentabilidade formado pelos aspectos:

  • Social: ações que ajudam colaboradores e a sociedade de forma geral, especialmente a comunidade que se relaciona de alguma forma com a empresa, transformando vidas por meio de projetos sociais;
  • Ambiental: medidas que reduzem ao máximo o impacto ambiental da empresa, que vão desde o respeito à legislação, passando pela redução de resíduos e por projetos de preservação da natureza, até a obtenção de certificações ambientais
  • Econômico: práticas baseadas em uma boa gestão financeira que ajudam a manter projetos dos pilares anteriores, sem prejudicar o lucro e a operação da empresa. Inclusive, engloba investimentos que podem trazer redução de custos, por exemplo. 

Veja no vídeo abaixo algumas dimensões da sustentabilidade empresarial para pequenos negócios:

A importância da sustentabilidade no contexto atual

Se antes já havia preocupações quanto à sustentabilidade empresarial, ela apenas aumentou no momento atual diante das tendências impostas pela pandemia. Isto porque, as pessoas passaram a pensar mais no próximo e a agir de forma responsável. E não foi diferente com as empresas: uma série de iniciativas empresariais foram tomadas para contribuir com a sociedade e reduzir o impacto negativo trazido pelo novo coronavírus.

Dessa forma, companhias que adotavam boas práticas em sustentabilidade empresarial conseguiram se adaptar melhor às mudanças e, assim, serem reconhecidas como empresas que se preocupam com o bem-estar social. Afinal, um negócio não pode mais colocar o lucro acima de tudo: ele também deve se importar com as pessoas.

Vantagens da sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é estratégica e traz resultados de curto, médio e longo prazo. Por isso, vamos elencar 4 vantagens dessa prática:

Melhora de resultados

Trocar itens descartáveis por louças próprias traz economia na compra de insumos. Uma boa política de home office reduz o consumo de energia, água e outros recursos do escritório, além de reduzir emissões geradas pelo deslocamento de funcionários. 

Esses são dois exemplos de boas práticas de sustentabilidade empresarial que trazem economia. Por sua vez, o que for economizado pode virar investimentos em tecnologia ou outras ações que vão melhorar os resultados econômicos de sua empresa.

Adaptabilidade e resiliência

Com o mesmo exemplo do home office do tópico anterior: companhias que já utilizavam esse recurso antes da pandemia não foram impactadas da mesma forma que empresas que funcionavam apenas de maneira presencial.

Por isso, ser sustentável traz mais possibilidades de se adaptar diante das circunstâncias. Ao mesmo tempo, a empresa se torna mais resiliente e tem mais recursos de manter as suas atividades, inclusive em momentos difíceis como o atual.

Possibilidades de investimento

Pequenas e grandes empresas que se preocupam com a sustentabilidade empresarial são bem vistas pelo mercado e podem atrair grandes investidores — afinal, eles não querem aplicar recursos em um negócio que não seja sustentável em médio e longo prazo.

Selos e certificações ambientais ajudam a comprovar que a sua empresa é sustentável e podem atrair investimentos que vão incrementar não apenas os resultados econômicos, mas também reforçarão a atuação sustentável do negócio.

Boa percepção de marca

Clientes, stakeholders, investidores e o mundo de forma geral se preocupa cada vez mais com a sustentabilidade. Dessa maneira, quem ainda não atua de maneira social, ambiental e economicamente sustentável tem uma percepção de marca cada vez pior.

Por isso, a sustentabilidade empresarial também se torna uma boa publicidade, pois demonstra que o negócio dialoga com os anseios da sociedade e, principalmente, que ele faz a diferença na vida das pessoas. 

Para aprender ainda mais sobre sustentabilidade empresarial, veja como trabalhar em home office de uma forma saudável e produtiva!

Mulher usando um notebook, com o texto "Como ser sustentável e produtivo trabalhando em home office? Veja no blog da Algar Telecom".

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!