[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: RH digital: um Guia rápido para implementar em 2023

O RH Digital é o caminho para melhorar os serviços e processos do Departamento Pessoal, já que através de sistemas eficientes e tecnológicos, a empresa pode transformar a forma como recruta e investe nos seus colaboradores.

Outro ponto importante é que aprimorar os processos de recrutamento, seleção e admissão por meio da tecnologia é aproveitar a interação ideal entre modernidade e eficiência, tanto para a empresa quanto para as pessoas que precisam dos serviços de RH, sejam os participantes das seleções ou as pessoas que já atuam nas equipes internas.

A Algar sempre acreditou que cada departamento das empresas do Grupo deve se beneficiar de processos inovadores para promover nossa principal missão que é servir pessoas. Por isso, acreditamos que todas as empresas devem implementar o RH Digital para conquistar o mercado atual.

Confira aqui o que é RH Digital e como ele facilita a rotina da empresa, moderniza sistemas e permite que os gestores tenham mais tempo para interagir com as equipes. Aproveite e boa leitura!



O que é RH Digital?

RH Digital é a otimização da rotina do departamento de Recursos Humanos. Os dados digitalizados facilitam o gerenciamento de folhas de pagamento, capacitação, avaliação de desempenho e benefícios dos colaboradores.

Além disso, os processos de recrutamento e seleção também são otimizados por meio de armazenamento seguro de informações. Ele permite que os candidatos possam acessar as etapas remotamente e que as dinâmicas sejam mais interativas, trazendo mais conforto e agilidade.

É uma estratégia de gestão de pessoas que garante um relacionamento mais eficiente e humanizado.

Adotar a tecnologia como aliada das relações empresariais é propor medidas inovadoras com menos burocracia e mais autonomia. Por exemplo, o sistema de RH moderno pode ter um modo que armazena os dados na nuvem e que faz análise de dados.

Esse sistema consegue reestruturar todos os serviços de RH, respeitando a cultura organizacional da empresa e encontrando talentos que combinam com o perfil das vagas.



Veja algumas vantagens do RH Digital para a sua empresa:

  • Sistema otimizado
  • Organização
  • Inteligência Artificial
  • Inovação
  • Comunicação assertiva
  • Agilidade no processo seletivo
  • Fluxo de trabalho eficiente
  • Análise de informações
  • Segurança de dados


Qual a importância do RH Digital para empresas?

O conceito de RH Digital é inovador e pode ser personalizado de acordo com a visão e valores das empresas, já que ele é uma estratégia pensada para ambientes corporativos que desejam melhorar sua estrutura.

Assim, o que ele pode oferecer de melhor é: eficiência, agilidade, automação e análises assertivas.

O mundo atual é permeado por um grande fluxo de informações, o que influencia as relações comerciais e estratégias de mercado.

Hoje em dia, as empresas já utilizam o ambiente digital para divulgar vagas, aumentando consideravelmente o alcance das publicações e número de pessoas que se candidatam. Sendo assim, também é importante oferecer ferramentas digitais para que a equipe possa processar as informações recebidas com agilidade.

O RH Digital é uma forma de adotar programas de comunicação por vídeos e aplicativos de mensagem, além de utilizar softwares de recrutamento que valorizam as habilidades das pessoas.

Com um sistema de RH Digital as entrevistas e dinâmicas podem ser realizadas remotamente, facilitando a comunicação entre candidato e recrutador.

Já internamente, o sistema digitalizado permite que o setor de RH consiga agilizar as tarefas e os gestores possam ter mais tempo para se dedicarem à equipe e às atividades de trabalho.

É importante que as empresas reflitam sobre como é a estrutura corporativa atual, para que possam compreender que a tecnologia pode facilitar as tarefas de trabalho e armazenamento de dados de uma equipe.



RH Digital é uma tendência de 2023

A automação dos processos corporativos estão sendo adotados cada vez mais desde a pandemia de 2020/2021.

Assim, a cada ano as empresas estão percebendo que a tecnologia oferece mais agilidade e qualidade para as atividades das pessoas.

Por isso, o ano de 2023 já está sendo considerado como um período crucial para a tecnologia corporativa e o setor de RH.

Dessa forma, será preciso encontrar o equilíbrio entre a experiência dos colaboradores, tecnologia e análise de dados para localizar grandes talentos e pessoas empreendedoras.

Parte das empresas já estão reestruturando seus departamentos e sistemas de RH para aproveitarem ferramentas digitais e análises de inteligência artificial.

Portanto, implementar o RH Digital é melhorar o dia a dia da organização e estar atualizado com as tendências do novo mercado digital.



7 Dicas para implementar o RH Digital

Veja aqui como você pode começar a aproveitar elementos do RH Digital na rotina da empresa:

1 – Crie engajamento e levante as necessidades.

É crucial para o processo de digitalização que o time esteja engajado e compreenda a tecnologia como aliada nas tarefas diárias.

Identificar as maiores dificuldades e tarefas de maior esforço pode ser o caminho para levantamento das necessidades, mas é extremamente importante identificar também quais os pontos de contato geram valor ao processo, entenda valor como aquilo que gera uma boa experiência ao cliente/candidato/associado.

2 – Estabeleça um planejamento

Depois de organizar os principais conflitos, será preciso fazer um planejamento para encontrar um sistema que atenda às necessidades apontadas.

Assim, alinhe as expectativas e mantenha o bom relacionamento com a equipe para que o processo de mudança para o RH Digital seja feito da melhor forma possível.

3 – Otimize o sistema

Selecione um sistema de RH Digital que seja ágil e que leve em consideração a experiência das pessoas.

O melhor sistema digitalizado de RH é aquele que melhora o fluxo de trabalho e que reconhece as habilidades dos candidatos e colaboradores, garantindo que o processo humanizado esteja presente.

4 – Capacite a equipe

Toda atualização de sistema traz novas ferramentas que precisam ser apresentadas.

Por isso, garanta que a sua equipe esteja por dentro das etapas e que o acesso aos guias e treinamentos seja facilitado por meio de treinamentos e capacitação.

5 – Processo seletivo remoto

Uma das áreas de RH que mais se beneficiam com o RH Digital é o processo de recrutamento, já que permite à essa área escolher o procedimento de seleção mais eficiente, oferecendo um canal de informação online, etapas de avaliação interativas e entrevistas e admissões remotas.

6 – Ponto eletrônico digital

Por fim, o controle de ponto também pode ser digitalizado, facilitando as marcações diárias.

Além disso, muitos sistemas podem ser acessados via aplicativos de celular pelas pessoas que trabalham presencialmente ou home office. Todos os dados são armazenados e podem ser acessados a qualquer momento pela equipe de RH.

7 – Por fim, crie indicadores

É imprescindível que toda essa jornada de digitalização passe a gerar dados e informações para a organização. Desta forma se cria um ciclo produtivo em identificar novas oportunidades de digitalização e geração de valor aos associados e candidatos.



RH Digital no AlgarCast

O grupo Algar sempre buscou inovação e sistemas que aprimorassem a rotina de todos os setores das empresas. Por isso, o nosso RH conta com ERP moderno e elementos do RH Digital que facilitam o dia a dia dos nossos gestores.

No novo episódio do AlgarCast, o podcast do grupo Algar, você pode conhecer como o RH Digital foi adotado em nossas empresas, além de entender um pouco mais sobre as facilidades do sistema para qualquer empreendimento.

Quer saber mais sobre RH Digital? Então, ouça agora o AlgarCast e fique por dentro também de outros temas mais importantes para empresas e equipes.



Dê o play no Algarcast

Para conferir outros episódios do AlgarCast, clique aqui

Por Robson Damasceno, Gerente de Talentos Humanos (Recursos Humanos) do CSC Algar

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!