Categorias

Professora voluntária transforma a vida de imigrantes com a educação

Professora voluntária abraçando aluno haitiano.

Sonia tem 72 anos, é professora voluntária de português aposentada e sempre esteve envolvida em causas sociais relacionadas à alfabetização.

Por volta do ano de 2012, a professora que mora em São Paulo, liderava um projeto de alfabetização para pessoas em situação de rua.

Ao perceber as dificuldades que os imigrantes haitianos que chegavam no Brasil enfrentavam para se comunicar com as outras pessoas, sentiu que poderia e precisava ajudar, visto que também era formada em francês e já costumava intermediar os diálogos entre assistentes sociais e os imigrantes.

Sendo assim, a partir desse momento, Sonia passou a dar aulas voluntárias de português para uma turma de imigrantes recém-chegados em São Paulo e nunca mais parou.

Ação voluntária que transforma

A professora Sonia, que já é considerada por muitos como uma “segunda mãe” ou como a “mãe brasileira”, não se contenta em ensinar somente o português aos imigrantes.

Ela também indica cursos, vagas de emprego e ainda oferece todo o apoio para seus alunos superarem a distância da família e os desafios da nova vida no Brasil, chegando até mesmo a visitar alunos doentes e oferecer apoio emocional nos momentos difíceis da vida dessas pessoas!

Portanto, há 7 anos, Sonia e outras professoras ajudam imigrantes que chegam à casa de acolhida Arsenal da Esperança, na Zona Leste de São Paulo, a mudarem suas vidas por meio do conhecimento.

Mas, a professora voluntária garante que o caminho da compaixão é de mão dupla, pois é somente através da sua atitude que ela se sente totalmente realizada.

Inspire Fundo com essa história do bem

A paixão pela educação é capaz de transformar vidas! Confira essa história emocionante e veja como a professora voluntária começou a transformar a vida dessas pessoas por meio da educação!

Inscreva-se no canal Inspire Fundo. Um vídeo novo todas as quintas-feiras às 20h.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!