Categorias

Lentes de contato inteligentes: conheça a nova versão para uso diário

As lentes de contato inteligentes não são novidade. Há alguns anos, o Google foi o primeiro a lançar essa ideia, mas ainda faltava arredondar a invenção, pois o produto não era confortável o bastante para ser usado diariamente.

As lentes smart até hoje apresentadas contêm eletrônicos embutidos dentro de substratos rígidos, o que pode distorcer a visão e incomodar o usuário, além do risco de quebrar. Agora, cientistas da Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Sul, afirmam ter criado uma opção mais maleável dessas lentes, trazendo mais conforto.

O que torna essa lente inteligente diferente das demais é um design que mantém as partes eletrônicas isoladas em bolsões ligados por condutores elásticos. Assim, é o aparelho que se adapta ao olho, e não o contrário. Ela também tem a vantagem de ser totalmente transparente, de forma a não distorcer a visão.

MAS PARA QUE SERVEM AS LENTES INTELIGENTES?


Antes de começar a pensar que agora vamos viver em um episódio de Black Mirror, temos que entender que as lentes de contato inteligentes que surgiram até hoje têm o objetivo de ajudar diabéticos a monitorarem o nível de glicose na corrente sanguínea sem ter que furar a pele com a agulha. Com as lentes, esse processo é feito medindo constantemente a composição das lágrimas dos usuários. A questão levantada por muitos é se as lágrimas são realmente um bom canal para fazer essa medição.

O produto dos coreanos traz um LED que fica aceso e, quando percebe alguma alteração indevida nos níveis de açúcar, pisca uma luz para alertar o usuário. E os cientistas afirmam que em cinco anos, poderemos ver uma versão comercial dessas lentes.

Quem sabe não vem por aí uma que nos faça ver fotos e vídeos?

Fonte: Olhar Digital

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!