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Blog: Sete passos para planejar sua carreira em 2024

O planejamento de carreira é um processo que envolve a definição de metas, o desenvolvimento de habilidades e a tomada de decisões conscientes para moldar e alcançar objetivos profissionais.

Trata-se de uma ferramenta muito importante, pois nos ajuda a manter a motivação e ir em busca dos nossos objetivos. É também uma ferramenta indispensável para pessoas que buscam não apenas cargos, mas também trajetórias profissionais significativas e gratificantes.

O processo não é imutável, mas sim contínuo. Ou seja, ele pode ser revisitado e adaptado de tempos em tempos, conforme necessidades.

Leia também: Dicas de como construir uma carreira em uma grande empresa

O que levar em conta ao fazer um planejamento de carreira

Ao fazer um planejamento de carreira, é importante levar em conta uma série de aspectos para garantir que você esteja traçando um caminho que seja gratificante e alinhado com seus objetivos pessoais e profissionais. Aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados:

Autoconhecimento: Antes de tudo, é essencial entender suas próprias habilidades, interesses, valores e metas pessoais. Isso ajudará você a identificar quais carreiras são mais adequadas para você e quais objetivos deseja alcançar em sua vida profissional.

Flexibilidade: Esteja preparado para se adaptar às mudanças no mercado de trabalho e nas suas próprias circunstâncias pessoais. Seja aberto a explorar diferentes caminhos de carreira e esteja disposto a ajustar seu plano conforme necessário ao longo do tempo.

Equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal: Busque um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal para garantir sua felicidade e satisfação a longo prazo. Leia também: Carreira e hobby: qual a importância de equilibrá-los?

Objetivos de curto e longo prazo: Estabeleça metas claras e alcançáveis tanto a curto quanto a longo prazo. Divida seus objetivos em etapas menores e defina prazos realistas para alcançá-los. Isso ajudará a manter o foco em sua jornada.

Pesquisa de mercado: Explore as tendências do mercado de trabalho e as oportunidades de carreira disponíveis. Considere fatores como demanda por profissionais em diferentes setores, perspectivas de crescimento, remuneração e localização geográfica.

Leia também: 5 dicas para te ajudar a identificar se você está no caminho certo na carreira

Sete Passos para Fazer um Planejamento de Carreira

Agora que você descobriu o que levar em conta, quero te contar sobre alguns passos para fazer seu planejamento. Dessa forma, você estará melhor preparado(a) para criar uma trajetória de carreira sólida e, assim, alcançar seus objetivos.

1 – Comece pela autoavaliação

Faça uma lista de suas habilidades, competências e áreas de especialização. Considere suas habilidades técnicas, habilidades interpessoais, capacidades de resolução de problemas e qualquer outra competência relevante para sua área de atuação.

Reflita sobre seus interesses pessoais e profissionais, bem como seus valores e motivações. Pergunte a si mesmo o que realmente o inspira e o que você valoriza em um ambiente de trabalho e em uma carreira. Buscar feedback de colegas de trabalho, lideranças, mentores ou amigos de confiança também é uma excelente ideia.

2 – Defina suas metas

Estabeleça metas claras e alcançáveis para sua carreira. Suas metas também devem ser específicas. Em vez de estabelecer uma meta vaga como “avançar na carreira”, seja mais específico, como “obter uma promoção para o cargo de gerente dentro de dois anos”.

Além disso, também é importante que suas metas sejam mensuráveis, o que significa que você deve ser capaz de quantificar seu progresso e sucesso.

3 – Crie seu Plano de ação

Existe uma metodologia bastante eficaz para criação do seu plano, chamada de 5W2H. Ela tem como objetivo facilitar a implementação de um projeto.

O nome 5W2H vem das iniciais das palavras em inglês: What (O que será feito); Why (Por que); Where (Onde); When (Quando); Who (Quem irá fazer); How (como será feito); How much (quanto custará). Ao levar esses pontos em conta, você terá um plano bem completo e objetivo.

4 – Coloque seu plano de ação em prática

Assuma a responsabilidade pelo seu plano de ação e comprometa-se com a execução das etapas definidas. Mantenha sua motivação e determinação alta, lembrando-se dos benefícios que alcançará ao atingir suas metas de carreira.

Para isso, organize suas tarefas de acordo com a ordem de prioridade e os prazos estabelecidos em seu plano.

5 – Desenvolva as habilidades e competências necessárias

Avalie suas habilidades atuais e identifique aquelas que são necessárias para ter sucesso na carreira desejada. Participe de cursos, treinamentos ou experiências práticas necessárias para o seu desenvolvimento.

Explore outras formas de aprendizagem, como vivências, trocas, escutas. A experiência com as pessoas, mesmo de maneira informal, é um grande celeiro de aprendizado!

6 – Invista em Networking

Construa e mantenha uma rede de contatos profissionais que possam oferecer suporte, orientação e oportunidades de carreira. Participar de eventos, conferências e grupos de interesse relacionados à sua área pode ser bastante útil.

7 – Faça uma avaliação regular da sua trajetória de carreira

Realize uma revisão periódica para avaliar seu progresso e fazer ajustes conforme necessário.

Esteja aberto a novas oportunidades e pronto(a) para adaptar sua estratégia à medida que seus objetivos e circunstâncias mudarem.

E lembre-se: a carreira é sua, portanto seja o protagonista dela, sempre!

Agora que você chegou até aqui, que tal conferir o artigo: Tudo o que um aprendiz autodirigido precisa saber? Desejo a você muito sucesso em seu planejamento!

Por Priscila Longano, Consultora Corporativa de Gente na UniAlgar

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