Categorias

A importância de viver o presente: benefícios pessoais e profissionais

imagem de mulher que representa uma solução de momento presente

Diante de uma realidade tão volátil, cheia de transformações, como manter a mente focada na realidade? Com tantas questões que podem trazer frustração e ansiedade, como podemos pensar sempre no momento presente.
Esse pensamento é fundamental em níveis pessoal e profissional. Afinal, a vida está acontecendo agora e, muitas vezes, não percebemos. Pior do que isso: podemos gastar energia em ideias e atividades que não apenas prejudicam o presente, como também vão impactar o futuro.
Por isso, vamos falar por que é importante viver o presente e todos os benefícios que essa mudança de mindset traz. Confira!
 

Por que viver o momento presente?

 
Se o passado não pode ser alterado e o futuro não existe, o que resta para todos nós é o momento presente. Isso significa que o agora pode ser alterado, escrito e, principalmente, vivido. Pensar dessa maneira traz uma série de vantagens:

  • Você poderá prestar atenção às suas atividades diárias com mais afinco, sem se perder em devaneios sobre o futuro ou lembranças do que passou;
  • Com mais atenção, você rende mais em seu trabalho e aproveita melhor aquilo que faz agora, aproveitando melhor a jornada;
  • A ansiedade diminui, afinal você se preocupa mais com o que deve fazer agora do que em como serão as coisas futuramente;
  • Foco e rendimento no trabalho melhoram e, dessa maneira, você pode fazer mais atividades, com menos preocupação sobre o passado ou futuro;
  • Você percebe que tanto o passado quanto o futuro são consequências do seu presente e, dessa forma, é fundamental vivê-lo de forma plena.

 

Como viver o presente ajuda no trabalho?

Estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unido, indica que colaboradores felizes são 12% mais produtivos. Além disso, a Universidade da Califórnia indica que funcionários mais satisfeitos trazem aumento de 37% nas vendas e, ao mesmo tempo, são três vezes mais criativos, por exemplo.
Entre outros fatores, viver o momento presente permite desfrutar melhor da vida e, dessa forma, ser mais feliz. De forma prática, olhar sempre para o presente faz com que o colaboradores realize as suas atividades com mais afinco e atenção, o que colabora para diminuir erros, refações e perdas.
Dessa maneira, a empresa também ganha muito com aqueles que olham para o presente. Se um colaborador está mais feliz, com mais foco e criatividade em seu trabalho, ele tende a melhorar os resultados de um negócio por meio de inovações que podem transformar a maneira como a empresa funciona.
 

Tenha mindset para viver o presente

Algumas práticas ajudam a olhar mais para o momento presente e, dessa forma, reduzir os efeitos do estresse e ansiedade.
Uma das primeiras recomendações é treinar a sua mente a olhar para o presente. É ótimo ter sonhos e objetivos pessoais e profissionais, mas observe como é a jornada em direção a esse sonho.
Divirta-se durante o processo e pense também em uma maneira prazerosa de atingir metas, e não apenas pensar no resultado final.
Além disso, procure esquecer velhos hábitos. Cada dia é uma oportunidade diferente e você muda, por isso não adianta olhar para o presente com as lentes do passado.
Se, anteriormente, você agiu de determinada maneira em uma situação, não quer dizer que precisa agir da mesma forma hoje. Por isso, procure sempre olhar para cada dia de uma maneira diferente.
Procure também dar atenção exclusiva para o que faz. Isso significa que, durante o almoço, você vai se dedicar a esse gesto, prestar atenção aos sabores e a tudo o que cerca este momento, por exemplo.
Isso vale para atividades profissionais e pessoais: concentre a sua atenção no que está fazendo, e não em outras distrações. Você vai ver como olhar para o momento presente dessa maneira pode deixar tudo muito mais prazeroso.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!