Categorias

Como as empresas podem se beneficiar ao migrar para a nuvem?

Foto de mulher usando um notebook.

Os avanços tecnológicos das últimas décadas trazem uma série de desafios para as empresas, sendo que um deles diz respeito ao equilíbrio entre transformação digital e legado analógico. Ao mesmo tempo, essa mesma tecnologia também trouxe aliados para as companhias, sendo um deles as soluções de cloud computing.

Essa tendência tecnológica tem sido cada vez mais utilizada por empresas que percebem os benefícios da computação em nuvem. Além disso, em um contexto de constante digitalização — potencializada pela pandemia — migrar para a nuvem é uma questão estratégica para qualquer negócio.

Portanto, entenda mais sobre como as empresas podem se beneficiar das soluções de cloud computing e por que você deveria migrar para a nuvem!

Mas o que é cloud computing?

Podemos resumir a computação em nuvem (tradução de cloud computing) como a tecnologia para uso remoto, por meio da internet, de recursos computacionais. Em vez de precisar de servidores físicos ou de uma rede que exige conexão física por parte dos colaboradores da empresa, as soluções de cloud computing permite que esses acessos sejam feitos de forma totalmente remota, pela web.

Tudo pode ser hospedado na nuvem, sem a necessidade de fazer downloads de aplicativos e programas para uso. Por exemplo: recursos como o Google Docs, a Netflix, o Spotify e outros semelhantes fazem uso da cloud computing.

Saiba mais sobre essa tecnologia no vídeo abaixo e, em seguida, continue a leitura para conhecer os benefícios das soluções de cloud.

Os benefícios das soluções de cloud

Se antes os recursos da computação em nuvem eram mais restritos às grandes companhias, essa tecnologia tem sido ampliada para os mais diversos setores. Por isso, é muito comum que empresas de diferentes tamanhos utilizem soluções de cloud em suas atividades, afinal elas trazem uma série de benefícios, como veremos a seguir.

Segurança

A segurança é um item fundamental para qualquer empresa, especialmente em uma era na qual ataques cibernéticos são um risco real para todos. Por isso, contar com soluções que aumentem a proteção de informações empresariais é essencial. Nesse sentido, as soluções de cloud contribuem para a segurança da informação ao utilizar recursos de proteção como a criptografia e o blockchain.

Paralelamente, o backup em nuvem mantém grandes volumes de dados em ambientes digitais externos a servidores que podem ser atacados por hackers. Dessa forma, as informações sensíveis da empresa ficam resguardadas.

Gestão de dados

Falando em dados, a análise de dados já é uma realidade e envolve grandes volumes de informações (o famoso big data). Como lidar com esse volume todo se a sua empresa ainda estiver dependente de servidores que, muitas vezes, apresentam instabilidades, riscos e outros problemas que atrapalham o acesso às informações?

Para resolver isso, migrar para a nuvem é uma boa alternativa, que possibilita acessar remotamente os dados necessários para as atividades. Além disso, soluções de cloud também contribuem para que a sua empresa atue respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Redução de custos

A redução de custos é outro benefício que a sua empresa terá ao migrar para a nuvem com soluções de cloud computing. A manutenção de servidores físicos e também próprios envolve gastos que, hoje em dia, já podem ser diminuídos e cortados.

Existem no mercado boas opções de armazenamento na nuvem que comportam um grande volume de informações ou de recursos, por um preço mais atrativo. Ao mesmo tempo, a redução de custos acontece quando a sua empresa diminui riscos cibernéticos que causariam perda de dinheiro diante de um problema de vazamento de dados, por exemplo.

Eficiência

Soluções de cloud também aumentam a eficiência da sua empresa em diferentes aspectos. Um deles é no gerenciamento de rede, afinal a gestão dos ativos digitais da companhia fica mais ágil e segura com a computação em nuvem do que se todos os recursos da empresa dependessem de equipamentos e outros itens de hardware.

A eficiência, assim como a redução de custos, também pode ser percebida em aspectos indiretos: se os sistemas do negócio podem ser acessados pelos colaboradores de qualquer lugar, eles podem trabalhar em qualquer ambiente que seja mais favorável para a sua produtividade, como acontece no home office.

Por que migrar para a nuvem com soluções de cloud?

As soluções de cloud computing são cada vez mais acessíveis e trazem ganhos relacionados à segurança, gestão de dados, redução de custos e eficiência. Além disso, a migração para a nuvem permite que a sua empresa faça frente à concorrência.

Afinal, cloud computing é uma das tendências para o mercado de tecnologia, justamente por todas as vantagens que elencamos aqui e várias outras. Assim, percebe-se que migrar para a nuvem através das soluções de cloud é um diferencial competitivo para empresas que buscam desempenho de alta qualidade. Para você aprender ainda mais sobre soluções de cloud computing, veja 4 motivos para sua empresa adotar uma estratégia multicloud!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!