Categorias

Metas para 2021: veja como traçar objetivos reais e alcançá-los

imagem com data que representa metas para 2021

O ano virou e, com ele, são trazidas uma série de possibilidades para realizar sonhos e alcançar objetivos. Para que você possa viver o presente de forma plena e tornar realidade tudo o que planeja para o novo ano, é muito importante definir quais são as suas metas para 2021.
E não vamos falar de metas de Ano Novo, que muitas vezes não são cumpridas. Aqui, vamos contar um pouco mais sobre por que é importante traçar objetivos reais e, principalmente, por que é fundamental planejar a maneira com a qual você alcançará as suas metas.
Tudo isso faz a diferença para que você, no próximo final de ano, olhe para trás e veja quantos objetivos conseguiu alcançar — o que ajuda a realizar sonhos cada vez mais significativos na vida. Por isso, veja como traçar e alcançar as suas metas para 2021!
 

Por que criar e planejar metas é importante?

 
Criar metas é fundamental para conquistar seus objetivos. Afinal, todos nós temos sonhos, desejos e ideias que queremos tornar realidade, nos mais diferentes campos da vida. A promoção no trabalho, a melhora na qualidade de vida, o ganho de aprendizado, a vivência a partir de experiências diversas, tudo isso são exemplos dos mais diferentes sonhos e objetivos que temos na vida.
Por outro lado, para realizar muitos dos nossos sonhos, é importante estabelecer metas. Elas são aquela lista que mostra o que precisamos fazer para tornar realidade tudo o que queremos. As metas mostram o caminho que desejamos percorrer até alcançar os objetivos.
Sem metas, os sonhos podem se perder no tempo. Por mais genuíno e forte que seja um desejo de vida, é importante traçar o caminho para a realização para não perder o rumo e, dessa maneira, a motivação. Com esse caminho, você saberá com mais certeza o que você quer, quando pode obter isso e, principalmente, o que fazer para realizar cada sonho.
 

 Como alcançar as suas metas para 2021

 
Existem diferentes maneiras para que você alcance metas para 2021. Porém, quanto mais distante de ideias gerais (“perder peso”, aprender mais” etc.), melhor! Para realizar seus sonhos e alcançar objetivos, é importante observar alguns aspectos como os que elencamos abaixo.
 

1) Seja realista

 
Para não gerar frustrações futuras e, principalmente, para conseguir realizar tudo o que você pensou para 2021, seja realista. Procure pensar em metas que não apenas dependem só de você, mas também em objetivos possíveis de concretizar
Uma promoção no trabalho depende da chefia ou da situação da empresa, por exemplo. Faturar 10 vezes mais o que você ganha na empresa pode ser inviável (ainda mais em tempos de pandemia). Então tenha o pé no chão antes de sonhar alto.
 

2) Tenha uma lista simples e objetiva

 
Metas muito elaboradas podem ficar no fundo de uma gaveta e, dessa forma, esquecidas da sua cabeça. Além disso, uma lista longa de objetivos pode desanimar no começo. Por isso, faça uma lista simples, direta e objetiva com as suas metas para o ano. 
Use uma linguagem simples, escreva de fato o que é mais importante para você em 2021 e deixe claro o que é preciso fazer. Uma lista com poucas (mas possíveis) metas e que mostre de forma explícita o que elas significam é uma boa estratégia para realizar sonhos.
 

3) Divida grandes objetivos em metas menores

 
Para escalar grandes montanhas, os alpinistas percorrem trechos menores por dia e estabelecem acampamentos em alguns pontos da escalada. Dessa maneira, fica mais provável alcançar o topo por meio de deslocamentos mais curtos, em vez de tentar subir tudo de uma vez.
A analogia também vale para sonhos: transforme grandes objetivos em metas menores. Dessa forma, conforme você concretiza cada uma dessas metas, alcançar o objetivo maior se torna mais provável. É um degrau por vez!
 

4) Use métodos para metas e objetivos

 
Alguns métodos voltados para metas e objetivos, utilizados em empresas e startups, podem ser adaptados para as suas metas para 2021. Veja dois deles: 

  • SMART: sigla para Specific (específica, ou seja, sem ser abrangente), Measurable (mensurável) Achievable (alcançável, e realista lembra?), Relevant (relevante) e Time based (com prazos definidos para começar e terminar);
  • OKR: sigla para Objective and Key-Results, metodologia que mostra os objetivos e resultados-chave que mostrem o que você quer como objetivo e quais os resultados acompanhará para saber o quão perto da sua meta você está.

 

5) Não se cobre demais

 
Alcançar as suas metas para 2021 é importante. Porém, ainda mais importante é que você não se penalize caso algumas etapas do processo não deem certo. Além de humanos, estamos sujeitos a uma série de fatores que podem atrasar nossos planos. Por isso, respeite a sua saúde física e mental, saiba quais são os seus limites, e busque as suas metas para 2021 de um jeito saudável.
O vídeo abaixo mostra, pela perspectiva profissional, como você pode alcançar metas:
 

Agora que você viu como é importante traçar objetivos e metas, deixe uma mensagem para você em 2030! Acesse a Cápsula do Tempo Algar e conte as suas metas para os próximos 10 anos!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!