Categorias

Liderança e desenvolvimento de equipes: um diferencial competitivo

imagem com pessoas que representa uma solução de liderança e desenvolvimento

A liderança e desenvolvimento de equipes é fundamental para qualquer organização, não importa o tamanho. Isso porque é por meio desses conceitos que gestores conseguem fazer seus colaboradores trabalharem cada vez melhor por meio de uma cultura organizacional que mantém todos na mesma sintonia.
 

 
E não podemos falar em colaboradores sem falar em diversidade. Em qualquer organização empresarial, as equipes são compostas por pessoas de diferentes origens, etnias e pensamentos. Ou seja: as diferenças existem, e um dos segredos para uma boa liderança e desenvolvimento de equipes é valorizar e enxergar a vantagem competitiva que empresas mais diversas possuem. Os dados não negam: 
 

  • Companhias com lideranças diversas são 45% mais efetivas em melhorar sua participação no mercado, segundo pesquisa da Harvard University;
  • Essas mesmas companhias são 70% melhores em conquistar novos mercados, revela o mesmo estudo;
  • Da mesma forma, empresas com diversidade de gênero na equipe executiva têm desempenho 21% melhor do que outras, diz pesquisa da McKinsey;
  • Companhias com diversidade racial entre executivos performam 33% melhor, mostra o mesmo levantamento.

 
No mundo do entretenimento, por exemplo, executivos buscam colocar em seus programas integrantes diversos, que tenham suas próprias trajetórias e pontos de vista. Isso enriquece debates e faz com que todos possam aprender muito mais.
 
O mesmo vale para as empresas. Por isso, veja como a liderança e desenvolvimento de equipes precisa olhar também para a diversidade, e como isso se transforma em diferencial competitivo para qualquer empresa.
 

Os talentos humanos como diferencial competitivo

 
Os talentos humanos de uma empresa são extremamente valiosos, pois é a equipe quem pode fazer o negócio avançar e ser mais produtivo e eficiente para o seu público. Colaboradores desmotivados e esgotados são prejudiciais para qualquer empresa. E o pior: uma empresa que não valoriza os seus talentos se torna tóxica para as pessoas, o que aumenta a rotatividade, prejudica a qualidade das entregas e, claro, impacta negativamente os resultados.
 
Por isso, uma companhia que enxerga o valor de seus talentos consegue ficar à frente da concorrência, pois são as pessoas da empresa que a fazem funcionar. E uma das maneiras de valorizar as pessoas é valorizar a diversidade.
 

A diversidade como fator chave

 
Como falamos no começo do texto, a diversidade é fator-chave de empresas com bons resultados. Mas além disso, empresas que são diversas e que valorizam isso tendem a ser mais criativas e, principalmente, a serem vistas como lugares acolhedores, nos quais qualquer pessoa pode ser o que é. Isso deixa o clima organizacional melhor, estimula a colaboração e faz com que cada pessoa possa se dedicar ao trabalho com mais leveza.
 
Empresas que não valorizam a diversidade se tornam ambientes hostis e cheios de conflitos nos quais as pessoas não querem ficar. Afinal, quem deseja ser, de alguma forma, vítima de preconceito em seu local de trabalho? Dessa maneira, estimule e valorize um ambiente de trabalho diverso.
 
Assista ao vídeo abaixo para saber como a diversidade pode ajudar nos resultados:
 

 

Como criar um bom ambiente de liderança e desenvolvimento

 
Uma boa liderança é focada em pessoas. Por isso, quem deseja criar um bom ambiente de liderança e desenvolvimento de equipes deve ter atenção ao time e conhecer as diferenças de cada pessoa. Essa diversidade pode fazer a diferença, como vimos, nos resultados.
 
Além disso, estimule a diversidade. Escute não apenas quem se parece com você ou quem está próximo: envolva pessoas de outros times, observe e traga para projetos pessoas que são diferentes de você e do seu círculo profissional, e não se feche para opiniões. Isso enriquece a geração de ideias e a colaboração em uma companhia.
 
Por fim, valorize e estimule o desenvolvimento. Seja com cursos, seja com a troca de informações, todos podem se desenvolver. Cada um pode crescer em seu ritmo, sem que para isso ignore sua personalidade. Dessa forma, cada pessoa tem a sua curva de aprendizado, o seu jeito de se desenvolver e cabe aos líderes observarem como que os integrantes do time podem, à sua maneira, atingir o seu potencial máximo.
Agora que você já sabe a importância da liderança e desenvolvimento de equipes, confira como se preparar para a tempestade digital!  

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!