Categorias

Inclusão nas empresas

imagem com pessoas que representa uma solução de inclusão nas empresas

Além da transformação digital pela qual todas as empresas estão passando nos últimos anos, existe uma outra transformação, de ordem cultural, que busca promover um conceito cada vez mais importante para qualquer setor: a inclusão nas empresas.
Conforme a sociedade discute questões sociais com frequência, era de se esperar que as empresas não ficassem fora disso. Além disso, hoje a inclusão nas empresas é vista não apenas como algo politicamente correto, mas também como um diferencial competitivo que, por sua vez, traz uma série de vantagens para as equipes como:

  • Ambientes de trabalho mais acolhedores, com a promoção do respeito às diferenças e inclusão dos mais diferentes perfis;
  • Troca de ideias mais ricas, com pessoas de diferentes tipos e trajetórias colaborando em um mesmo ambiente;
  • Mais criatividade e disrupção, pois uma empresa inclusiva traz para si pessoas diferentes e, principalmente, valoriza essas diferenças;
  • Falando em trazer pessoas para si, uma empresa com boas políticas de inclusão atrai profissionais qualificados, que se identificam com a diversidade e inclusão.

Porém, muitas companhias ainda pecam ao pensar sobre inclusão nas empresas. É importante ir além de cotas ou campanhas sazonais: a inclusão nas empresas deve fazer parte da cultura organizacional, deve estar integrada à missão, visão e valores da companhia e, principalmente, deve ser uma política adotada de forma permanente para atrair, reter e dar oportunidades de desenvolvimento para os talentos humanos da empresa.
Continue a leitura para descobrir o que é inclusão nas empresas, quais as suas diferenças em relação ao conceito de diversidade e como colocar a inclusão na prática!
 

O que é inclusão nas empresas?

 
Podemos entender a inclusão nas empresas como uma maneira de respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, além de estimular a manutenção de um ambiente profissional que acolha a diversidade de maneira permanente.
A inclusão diz respeito a como os funcionários, por mais diversos que sejam, sentem-se ao trabalhar na empresa. A companhia respeita e valoriza as individualidades de cada integrante do time? Pessoas diversas estão nos mais diferentes níveis de hierarquia? Pessoas de grupos sociais minoritários são estimuladas a fazer parte da empresa e a crescer? Como esses grupos são valorizados e como a empresa busca mantê-los no time?
Todas essas perguntas dizem respeito à inclusão. Ou seja: à forma como uma empresa pensa e baseia suas políticas não apenas para a promoção e o respeito à diversidade, mas principalmente para que todos que façam parte da companhia sintam-se bem em trabalhar nela, independentemente do quão diverso seja o time.  
 

Diferenças entre inclusão nas empresas e diversidade

 
Enquanto a diversidade é um conjunto de diferenças, que em uma empresa simboliza contar com pessoas das mais diferentes etnias, idades, orientações sexuais, gêneros e características físicas, a inclusão é a maneira como uma empresa abraça essas diferenças.
Uma companhia até pode ter uma empresa bem diversa, mas isso não a faz necessariamente inclusiva. Ter metade do time composto por mulheres é positivo sob o ponto de vista da diversidade de gênero, por exemplo. Mas se todas elas são estagiárias, significa que a empresa pode melhorar mais para desenvolver talentos, buscar lideranças e, de fato, incluir mulheres nos mais diferentes setores e níveis hierárquicos.
Ou seja: a diversidade é um conceito amplo e inicial, enquanto a inclusão traz outras dimensões seguintes à diversidade. Diversidade é buscar perfis diversos de pessoas para trabalhar na empresa. Inclusão é saber como mantê-las felizes e em pleno desenvolvimento após entrarem. 
O vídeo abaixo fala de maneira bem simples e didática sobre os conceitos de diversidade e inclusão:
 

 
 

A inclusão nas empresas na prática

 
Para colocar em prática a inclusão, as empresas contam hoje com uma série de estratégias como:

  • Pesquisas internas de perfil, para mapear a composição do time;
  • Consultorias externas para propor ações em prol de inclusão e diversidade;
  • Comitês de diversidade;
  • Palestras, cursos especializados e workshops sobre o assunto;

Na Algar a inclusão é colocada em prática por meio da atuação do grupo nas frentes LGBTI+, Gênero, Etnia, Gerações e PCDs por meio do programa Algar Sem Barreiras.
Após mapear informações sobre a equipe em relação à cada uma das frentes, a Algar criou várias ações para diminuir barreiras. Dessa forma, no caso de gênero, foram implantadas medidas como estudo de isonomia salarial, mentoria para formação de lideranças mulheres e outras. Em relação a PCDs, foi criado o projeto DIVERSIDADE+, para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Cada frente possui projetos e propostas que estão alinhadas ao conceito de inclusão nas empresas e que contribuem para que o Grupo seja cada vez mais inclusivo e diverso.
Para saber ainda mais sobre o assunto, veja como o grupo Algar atua com o programa Algar sem Barreiras! 

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!