Categorias

Saiba como a Algar promove a igualdade de gênero no Grupo

Foto de uma associada da Algar no Bosque da Algar Tech.

A igualdade de gênero é uma luta que ganha cada vez mais importância em diversos aspectos, inclusive o empresarial. Afinal, ainda existem desigualdades entre homens e mulheres que trazem consequências extremamente negativas não só para elas, como também para toda a sociedade e para empresas.

Por isso, a Algar se preocupa em promover ações e iniciativas para fortalecer equidade de gênero que. E essas ações, por sua vez, contribuem para valorizar as diferenças entre seus colaboradores. Afinal, temos orgulho de ter um time diverso em gênero, etnia, gerações, orientação sexual e outras características físicas ou não que fazem parte de cada indivíduo.

No artigo, vamos falar um pouco sobre por que é fundamental preocupar-se com a equidade entre homens e mulheres. Mas também, mostrar como as ações do grupo Algar para promover a igualdade de gênero têm evoluído com o tempo. Isto porque buscamos aprender sempre e fortalecer a nossa prática.

Por que falar em equidade de gênero 

Avanços aconteceram nas últimas décadas. A participação das mulheres no mercado de trabalho cresceu de 50,6% para 53,4% de 2014 a 2019. No entanto, no Brasil, as mulheres ainda recebem, em média, 20,5% menos do que homens, segundo reportagem do Correio Braziliense.

Além disso, o número de mulheres desempregadas é 29% maior que o de homens, de acordo com dados do IBGE. Por sua vez, o relatório International Business Report (IBR) – Women in Business, da empresa Grant Thornton, indica que a porcentagem de mulheres CEOs no Brasil cresceu de 5% em 2015 para 16% em 2017, mas que elas ainda representam apenas 2,8% dos cargos mais altos.

Por isso, a ONU criou, em 2017, os Princípios de Empoderamento das Mulheres, que são:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre o tema. Em seguida, veja as ações do grupo Algar em prol da equidade de gênero:

Ações da Algar para a igualdade de gênero

Além de ser uma empresa que conta com 53% de mulheres no quadro de associados, como são chamados os funcionários do Grupo, a Algar adota uma série de iniciativas buscando a equidade de gênero. Portanto, confira algumas delas abaixo.

Estudo de isonomia salarial por gênero

O estudo mapeou a situação da remuneração das associadas do grupo Algar em relação à remuneração dos associados, para encontrar divergências e traçar planos para corrigí-las.

Espaço para amamentação

Para acolher mães lactantes e prolongar o tempo de amamentação, empresas do Grupo inauguraram espaços de amamentação para trazer conforto e privacidade tanto para amamentar quanto para estocar leite materno.

Política Talento Flex

Associadas que voltam de licença-maternidade podem optar por jornada de trabalho flexível ou menor. Assim, conciliam de forma saudável cuidados com recém-nascidos e trabalho.

Programa “Bem-vinda à bordo, Mamãe”

Conduzido pela UniAlgar, esse programa melhora a experiência e acolhe as associadas que estão retornando da licença-maternidade

Mentoria para mulheres em cargos de ascensão

Trocas de experiências entre associadas abordam desafios pessoais e profissionais entre mulheres que ocupam posições de médias lideranças (anteriores a cargos executivos).

Ouvidoria que recebe relatos de violência doméstica

Por meio de um canal sigiloso, associadas do Grupo podem denunciar violência doméstica e receber todo o apoio para seguir com os procedimentos legais de proteção.

Sem Barreiras Talks sobre gênero

O Sem Barreiras Talks, espaço que discute temas do programa de diversidade Algar Sem Barreiras, abordou a igualdade de gênero em um evento digital com mais de 100 associados no dia 12/08. Já são mais de mil visualizações de colaboradores do Grupo inteiro.

“Discutimos as questões das mulheres no mercado de trabalho, como elas equilibram seus papéis, e quatro associadas do grupo Algar contaram um pouco sobre como elas têm evoluído em suas carreiras”, disse Cristiana Heluy, associada da Algar Telecom que participou do encontro.

“O Sem Barreiras Talks é muito importante, pois é dialogando e ouvindo outras pessoas (nesse caso, as mulheres) que vamos melhorar diferentes aspectos na empresa e na sociedade”, complementou a assessora de comunicação e sustentabilidade.

Para Laíse Vieira, associada da Algar Tech que participou do encontro, “poder contar e expressão um pouco do que acredito sobre a mulher, sua carreira profissional e falar um pouco da minha trajetória foi muito gratificante. Ainda tive a oportunidade de aprender muito com várias mulheres inspiradoras que estavam comigo”.

De acordo com a  analista de marketing, o bate-papo foi muito inspirador. “Tenho orgulho em fazer parte de uma empresa que leva discussões como essa ao público. Quando expressamos nossas opiniões, temos o peso da responsabilidade e inspiração que isso causa às pessoas”, finalizou. 

Para você conhecer ainda mais as iniciativas da Algar para promover a igualdade de gênero, veja como é trabalhar no grupo Algar!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!