Categorias

Confira 5 dicas para deixar o home office mais produtivo

Foto de um homem sentado a uma mesa com computador, enquanto fala no celular, trabalhando em casa.

O home office é uma verdadeira prática e tendência mundial, sendo utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Assim, essa medida tem sido adotada por diferentes empresas, dos mais diversos setores.

A disseminação do coronavírus em escala global fez do home office mais uma alternativa que ajuda a evitar o contágio. Em conjunto com outras medidas — higienização constante, evitar aglomerações, não sair de casa, entre outras — trabalhar em casa também contribui para que um número menor de pessoas sofra da COVID-19, a doença causada pelo vírus.

No entanto, muitas vezes trabalhar longe do escritório pode ser mais difícil do que parece. Para você trabalhar com mais eficiência, explicamos aqui um pouco mais sobre o home office e trazemos 5 dicas para manter a produtividade durante o trabalho em casa!

O que é home office?

A transformação digital encurtou distâncias, aumentou a rapidez de processos e trouxe mais praticidade para o mundo do trabalho. Por isso, já não faz muita diferença estar em um escritório ou em casa: é possível trabalhar de qualquer lugar, basta ter acesso à internet, usar bons recursos e softwares que facilitem as tarefas e manter a concentração.

Dessa forma, muitas pessoas e empresas têm adotado o home office. Assim, as pessoas não precisam mais deixar suas casas para trabalhar: elas podem ligar seus computadores, celulares ou tablets, falarem com as outras por meio de aplicativos e softwares, gerenciar tarefas, trocar arquivos e fazer praticamente qualquer atividade profissional à distância.

Quais as vantagens de trabalhar em home office?

Motivos não faltam para que mais companhias e profissionais trabalhem em home office não apenas durante esse período relacionado ao coronavírus, mas também depois dessa fase:

  • Você pode trabalhar do conforto da sua casa;
  • É possível ter uma jornada de trabalho flexível, sem perder tempo de deslocamento;
  • Economiza com a possibilidade de comer em casa;
  • Ganha tempo para atividades pessoais ou para estar com a família;
  • Tem menos distrações relacionadas a barulho, ambiente, pessoas e tudo mais que pode existir em um escritório.

Porém, é fundamental não procrastinar e evitar ao máximo outras distrações que o home office pode apresentar. Assim, mantenha a sua produtividade durante o trabalho em casa com as dicas abaixo!

5 dicas para manter a produtividade

1) Crie o seu ambiente de trabalho

Por mais que dê vontade, trabalhar na cama ou no sofá não são boas ações, pois isso tende a relaxar o corpo e reduzir sua disposição. Por isso, monte o seu ambiente de trabalho, com mesa, cadeira e objetos que simulem a sua mesa de trabalho no escritório. 

2) Faça uma boa gestão do tempo

Estabeleça um período definido para trabalho e faça intervalos. Você pode trabalhar de forma contínua por 1 hora, e descansar 15 minutos antes da próxima tarefa, por exemplo. Assim, você não interrompe a atividade muitas vezes, nem trabalha horas sem descanso. 

3) Estabeleça a sua rotina

Criar uma rotina é essencial para deixar o home office mais produtivo. Dessa forma, defina horários para acordar, tomar café da manhã e trabalhar. Organize-se como se fosse para o escritório, com horários definidos para almoçar, fazer intervalos e finalizar o expediente.

4) Utilize ferramentas de trabalho

Plataformas de gestão de equipes e de tarefas, aplicativos de troca de mensagens, recursos para videoconferência, ambientes virtuais para compartilhar arquivos e outros recursos digitais são ótimos aliados para manter a produtividade durante o home office.

5) Evite distrações ao máximo

Desativar notificações do celular durante o expediente, combinar com a família os melhores horários para falar com você, escolher um ambiente silencioso e bem iluminado para trabalhar ou mesmo usar aplicativos que ajudam a evitar distrações são ótimas práticas.

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo, que traz algumas técnicas para evitar a procrastinação, uma das maiores inimigas da produtividade no home office.

Aproveite o home office para se atualizar! Continue lendo outros conteúdos sobre negócios, práticas e tendências da tecnologia no nosso blog!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!