Categorias

Home office para empresas: por que apostar nessa modalidade?

Foto de homem trabalhando junto a um notebook, em casa.

O home office para empresas, que já era uma tendência no mercado de trabalho, se tornou ainda mais importante diante da pandemia do novo coronavírus. No entanto, será que existem motivos para as companhias apostarem nessa modalidade de trabalho mesmo depois desse período de isolamento social?

O momento e as demandas do “novo normal” indicam que sim: por exemplo, pesquisa da ISE Business School indica que o trabalho remoto agradou 80% dos gestores brasileiros. 

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre as transformações profissionais nesse período, aprendizados e, principalmente, as vantagens do home office para empresas. Confira!

Como a pandemia mudou o trabalho?

A pandemia da Covid-19 trouxe grande impacto para todos e, por causa disso, acelerou processos relacionados à transformação digital. Temas como conectividade e produtividade, que já eram discutidos antes, ficaram ainda mais em evidência com ações relacionadas ao isolamento social como o home office.

Assim, muitos colaboradores passaram a trabalhar de suas casas de maneira permanente durante esse momento, afinal ficar em casa é uma das principais medidas para reduzir o contágio do novo coronavírus, segundo autoridades de saúde e especialistas.

Veja abaixo alguns dados sobre o trabalho home office. Na sequência, leia mais sobre home office e seus benefícios.

Os benefícios do home office para empresas

O trabalho remoto traz uma série de vantagens para colaboradores e, direta e indiretamente, para as companhias. Dessa forma, além de contribuir com ações de isolamento, o home office para empresas já proporcionava uma série de benefícios que, atualmente, são ainda mais evidentes.

Ganho de tempo

Uma das reclamações mais recorrentes de funcionários é o tempo gasto no deslocamento entre casa e trabalho, principalmente em grandes cidades. São muitas pessoas que precisam pegar diferentes tipos de transporte para trabalhar e, por causa disso, podem perder horas do seu dia nesse trajeto.

No entanto, no trabalho remoto, esse problema é resolvido. O home office para empresas faz com que seus colaboradores tenham a comodidade de trabalhar de casa, sem estresse e sem perder horas diariamente. Isso traz outras consequências extremamente positivas, como veremos.

Aumento de qualidade de vida

Mais qualidade de vida é o que todo mundo busca, ainda mais quando falamos em trabalho. Assim, todas as iniciativas profissionais que aumentem o bem-estar das pessoas são preciosas e o home office para empresas tem sido uma das mais efetivas para isso.

Além de não perder tempo e saúde em deslocamentos, o trabalho remoto permite a jornada de trabalho flexível para colaboradores trabalharem no seu tempo. Isso ajuda a equilibrar vida profissional e pessoal, o que é bem importante quando ficamos em casa. 

Redução de perdas

O home office para empresas também diminui custos. Na modalidade de trabalho convencional, um negócio precisa arcar com custos de transporte, aluguel, manutenção de infraestrutura, insumos e muitos outros gastos fixos e variáveis de um local físico.

Tudo isso pode ser reduzido ou cortado do orçamento com o trabalho remoto, afinal os colaboradores podem trabalhar de casa e, quando for possível, em outros locais. Dessa forma, a empresa pode direcionar recursos e esforços para outras áreas. 

As lições para empresas no novo normal

Apesar das vantagens do home office para empresas, ele traz desafios e lições. No “novo normal”, colaboradores e companhias devem ter atenção a aspectos fundamentais para o universo do trabalho:

Para você adaptar o trabalho da sua empresa neste novo contexto, veja como aplicar o home office no Contact Center de forma segura!

Foto de homem com fones de ouvido, sentado à mesa junto a um notebook. Em cima da imagem está o texto "Contact Center em Home Office: saiba como aplicá-lo com segurança. Leia no blog da Algar Tech"

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!