Categorias

Jovem cria aplicativo de libras e aproxima pessoas através da tecnologia

Fundador do Hand Talks agradecendo em libras.

De acordo com um estudo da Agência Brasil realizado em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa, sendo 54% homens e 46% mulheres.

Foi pensando nisso que Ronaldo Tenório, jovem empreendedor digital alagoano, Ronaldo fundou o Hand Talk, um aplicativo que traduz mensagens de texto e áudio para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

O empreendedor sempre teve vontade de criar algo que pudesse ajudar outras pessoas. Mas foi em 2008, quando ainda estava concluindo a faculdade de Publicidade e Propaganda, que surgiu a ideia para o aplicativo.

Hand Talks aproxima as pessoas através da tecnologia

A princípio, era para o aplicativo ser apenas um trabalho acadêmico. Mas quatro anos depois, o Hand Talk foi oficialmente lançado e desde então, vem sendo reconhecido como uma importante ferramenta de acessibilidade.

O app já ganhou diversos prêmios, incluindo o de Melhor Aplicativo Social do Mundo, concedido pela ONU em 2013. Hoje, o aplicativo Hand Talk já tem mais de 1 milhão de downloads e, devido ao seu sucesso, Ronaldo já foi indicado pela revista Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), como um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Para o futuro, o empreendedor quer aprimorar ainda mais o aplicativo, oferecendo para os usuários a opção de personalização do Hugo, o intérprete virtual do app, e aumentar seu alcance por meio da tradução para outras línguas, começando pela ASL, a Língua Americana de Sinais.

Inspire Fundo com essa história de acessibilidade sem fronteiras!

Conheça mais sobre o aplicativo Hand Talks e como a ferramenta tem quebrado barreiras e aproximado, cada dia mais, as pessoas através da tecnologia.

Não deixe de se inscrever no Inspire Fundo e conferir as histórias inspiradoras do nosso canal.

Confira um vídeo novo todas as quintas-feiras às 20h. Clique aqui e acesse!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!