Categorias

Gestão financeira: 5 dicas para o sucesso da sua empresa

Foto de uma pessoa usando uma calculadora e um notebook, em meio a papeis.

A gestão financeira tem papel crucial para não apenas manter uma empresa funcionando, mas também para contribuir com o seu crescimento. Assim como a gestão de pessoas e a gestão empresarial, a boa organização financeira traz uma série de vantagens a um negócio.

Porém, não são todas as empresas que entendem a importância dessa atividade ou que sabem como ter sucesso nesse controle, algo essencial para pequenas, médias e grandes empresas

Por isso, mostraremos agora 5 dicas para o sucesso da gestão financeira da sua empresa e por que ela é fundamental para garantir a perenidade e crescimento de um negócio, principalmente em um cenário de crise, como o que estamos enfrentando com a pandemia do COVID-19.

O que é gestão financeira?

Toda empresa lida com recursos financeiros nos mais diferentes setores. Por isso, existe uma atividade dedicada a manter a saúde financeira de um negócio em dia. É nessa hora que entra a gestão financeira, responsável por planejar, controlar, acompanhar e administrar os ativos financeiros de um negócio.

Assim como devemos nos organizar financeiramente em nossa vida pessoal, no meio empresarial também devemos gerenciar ativos financeiros com eficiência, afinal isso é essencial para uma atividade empresarial.

Por que a gestão financeira é importante para empresas?

A gestão financeira é uma das funções mais importantes de qualquer negócio, não importa qual o seu tamanho e principalmente em um contexto de crise como o atual. Por exemplo:

  • Pequenos empreendedores precisam organizar bem as finanças para estabelecer preços de produtos que garantam estabilidade financeira e lucro;
  • No caso das médias empresas, é preciso ter estratégias para redução de custos que aumentem o retorno financeiro, sem perder a qualidade de seus produtos/serviços;
  • Grandes negócios também devem fazer uma boa gestão financeira para evitar desperdícios e, ao mesmo tempo, investir no crescimento empresarial.

Um bom exemplo de como a gestão financeira é importante diz respeito ao crédito. Muitos negócios acreditam que um empréstimo resolve todos os problemas, mas a solução pode estar dentro de casa, como mostra o vídeo abaixo:

5 dicas para uma gestão financeira de sucesso

Agora que você já sabe o que é e por que a gestão financeira é importante, veja algumas dicas para fazer um bom trabalho gerencial na sua empresa:

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um ponto de atenção da gestão financeira. Por isso, acompanhe atentamente as entradas e saídas de recursos do seu negócio. Assim, não deixe passar nada e classifique cada movimentação. O controle é essencial para evitar perdas.

Não misture gastos

Um erro comum, principalmente em empresas de pequeno e médio portes, é misturar gastos de pessoa jurídica e pessoa física (sócios, por exemplo). Isso é o primeiro passo para perder o controle financeiro. Por isso, separe gastos pessoais e gastos empresariais para definir corretamente cálculos de lucro, preços, despesas e outros.

Revise processos

A gestão financeira também permite revisar procedimentos para diminuir despesas. Dessa forma, é possível rever contratos com fornecedores, investir em equipamentos mais eficientes (o que reduz custos) ou mesmo adotar políticas para reduzir gastos, como o home office.

Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro vai definir as direções que uma empresa deve seguir em curto, médio e longo prazo com o objetivo de garantir a saúde financeira. Assim, é com o planejamento que você pode considerar novos investimentos, definir metas e pensar em estratégias de crescimento e redução de gastos, além de fazer projeções de faturamento, por exemplo.

Utilize ferramentas tecnológicas

A transformação digital também contribui nessa tarefa com uma série de ferramentas que ajudam o gerenciamento de recursos e contribuem para trazer agilidade e segurança. Assim, você gerencia as finanças do seu negócio cada vez melhor e, dessa forma, obtém sucesso na gestão financeira da sua empresa!

Continue aprendendo sobre o tema: conheça 3 ferramentas que ajudam a gestão financeira!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!