Categorias

Gestão empresarial: o que é e como aplicar na sua empresa

Foto de homem demeia idade falando ao telefone enquanto está em frente a um note book.

Aplicar uma boa gestão empresarial em uma companhia traz muitos benefícios, afinal essa medida é fundamental para todas as áreas e contribui muito para a continuidade dos negócios. Assim como um organismo vivo, uma empresa conta com setores que executam funções específicas e para garantir o funcionamento de tudo é preciso gerenciar bem.

Mas o que ela compreende? Por que é importante e, principalmente, de que forma é possível fazer uma boa gestão nas organizações? Encontrar as respostas para essas perguntas é essencial para qualquer companhia que deseja melhorar resultados e alcançar seus objetivos e metas. 

Contaremos para você neste texto o que é e como aplicar a gestão empresarial na sua empresa!

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é um conceito que compreende o conjunto de práticas e estratégias relacionadas à administração de diferentes recursos e ativos de uma companhia. Dessa forma, uma boa gestão engloba não só recursos humanos, mas também recursos financeiros de uma empresa. 

Planejamento, organização, processos, insumos, infraestrutura, gestão de talentos e acompanhamento de resultados são apenas alguns dos componentes de uma boa gestão. Assim, falamos aqui de como uma empresa gerencia e conduz sua atividade.

A gestão empresarial também permite que a companhia sempre esteja alinhada à sua cultura organizacional, visão, missão e valores, independentemente de seus objetivos, metas e ações. 

Por que ela é importante?

Como você já pode ter notado, a gestão empresarial tem forte relação com atividades vitais para qualquer empresa. Por isso, ela é muito importante, pois está relacionada a aspectos como:

  • Criação e adaptação de estratégias;
  • Determinação e acompanhamento de processos e atividades;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Melhorias de infraestrutura;
  • Análise de dados e mensuração de resultados;
  • Direcionamento de recursos financeiros;
  • Delegação de tarefas;
  • Comunicação empresarial
  • Tomadas de decisão;
  • Condução de equipe para o alcance de metas.

A gestão empresarial permite, por exemplo, que gestores possam utilizar indicadores econômicos para melhorar a atividade do seu negócio, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Como fazer uma boa gestão empresarial?

Planejamento

De que forma a sua empresa alcança metas e objetivos? Como ela pode se preparar para qualquer imprevisto ou antecipar-se a eles? Tudo isso e muito mais é resolvido com um bom planejamento que, por sua vez, faz parte da gestão empresarial. A gestão contribui para planejar diferentes ações que uma empresa deverá executar.

Eficiência

Fazer mais com menos é uma busca incessante de empresas que desejam aumentar a sua eficiência. Em resumo, o objetivo é aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que se reduz os custos da organização, e a gestão empresarial consegue perceber o que é possível melhorar para tornar a companhia mais eficiente.

Mensuração de resultados 

Produtividade, qualidade, lucratividade, eficiência e outros itens essenciais para uma empresa precisam ser medidos, visto que apenas a mensuração permite gerenciar e melhorar resultados. Assim, a gestão empresarial deve se preocupar em acompanhar e medir resultados, pois isso traz mais assertividade na tomada de decisão.

Engajamento

A gestão de pessoas e engajamento de colaboradores também está inserida no contexto da gestão empresarial. Afinal, quem melhor para motivar a equipe do que os gestores? Quem faz a gestão deve perceber potencialidades e pontos de melhoria de cada integrante do time para engajar as pessoas e extrair o que cada um tem de melhor.

Tecnologia 

Com a transformação digital, uma série de tecnologias contribuem para melhorar o trabalho de gestores. Sistemas de gestão, soluções em cloud computing e muitas outras tornaram a gestão mais rápida e eficiente. Dessa maneira, fica muito mais fácil aplicar a gestão empresarial na sua empresa e garantir a qualidade da administração do negócio. Para se aprofundar ainda mais no assunto, conheça as soluções da Algar Telecom para otimizar a sua gestão empresarial

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!