Categorias

Por que sua empresa precisa se preocupar com a gestão de metadados?

Foto de homem em frente a um computador, fazendo a gestão de metadados.

Com a transformação digital, o gerenciamento de dados se tornou ainda mais importante para as empresas. Afinal,  o big data já é uma realidade que exige o tratamento adequado, e é neste momento em que entra em ação a gestão de metadados.

Companhias que se preocupam não só com informações, mas também com metadados melhoram de maneira significativa as suas tomadas de decisão, que acontecem de forma mais ágil e eficiente. Por outro lado, as empresas que não observam a qualidade da sua gestão de metadados correm o risco de errar análises, o que por sua vez prejudica ações operacionais e estratégicas.

Para que o seu negócio faça uma boa gestão de metadados, vamos explicar um pouco mais sobre este conceito, a sua importância e, principalmente, os benefícios de um bom trabalho em gerenciamento de metadados!

Mas o que são metadados?

O prefixo “meta”, de origem grega, significa “depois, além de”. Essa é uma pista que nos ajuda a entender o que é um metadado. Em poucas palavras, podemos dizer que metadados são informações sobre os dados. O conceito pode parecer um pouco confuso, mas podemos fazer uma analogia simples: ao visitar uma biblioteca, precisamos acessar um catálogo para encontrar um livro com mais facilidade, em vez de olhar aleatoriamente em todos os locais.

Os metadados podem ser compreendidos em uma lógica parecida, pois são informações que rotulam os ativos de determinada informação, informando do que ela se trata e qual o seu valor. Dessa forma, antes de se aprofundar nos dados em si, é possível compreender a quê eles se referem.

Por que fazer uma boa gestão de metadados?

Assim como a gestão financeira, a gestão empresarial e a gestão de talentos, a gestão de metadados também é muito importante para quem deseja usufruir da melhor forma os seus ativos — que neste caso, são as informações úteis para o seu negócio.

Uma boa governança de metadados permite à sua empresa compreender a forma como eles são gerados, ao mesmo tempo em que mapeia o fluxo dessas informações. Com essa gestão, uma companhia consegue saber como captar e quais caminhos que os dados percorrem.

Além disso, os metadados dão contexto às informações. Por exemplo: ao lidar com um grande volume de dados, você pode saber do que ele se trata, qual a data foi colhido e de onde partiu esse volume, tudo isso antes de lidar com os dados em si.

Os metadados também permitem simplificar descrições e criar vocabulários ou mesmo glossários. Com isso, com uma boa gestão, é possível vincular contextos e fazer cruzamentos. Tudo isso traz uma série de benefícios. O vídeo abaixo mostra a importância dos metadados em uma biblioteca virtual:

Quais os benefícios da gestão de metadados eficiente?

Um dos benefícios perceptíveis de uma boa gestão de metadados é poder localizar informações com mais facilidade e velocidade. Isso é ainda mais importante quando pensamos em big data, que envolve enormes quantidades de dados.

Ao mesmo tempo, com os metadados a empresa encontra pontos de melhoria na coleta de dados, pois consegue perceber quais volumes de informações são mais ou menos completos. A companhia também consegue aproveitar melhor os dados, entendendo com antecedência as possibilidades de uso daquelas informações.

Outro aspecto positivo de uma boa governança de informações é que ela aumenta a segurança das informações, um quesito especialmente importante com o estabelecimento da Lei Geral de Proteção de Dados. Os metadados podem ser usados sem ferir políticas de privacidade, por exemplo.

Por fim, tudo isso melhora a análise de dados da empresa, que terá condições mais efetivas de encontrar, cruzar, analisar e fazer projeções utilizando informações que sejam, de fato, úteis para o negócio. 

Agora que você viu a importância da gestão de metadados, veja 5 dicas para ter sucesso no sistema SAP, considerado como uma das melhores ferramentas na gestão de metadados, com suporte AMS!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!