Categorias

Gerenciamento de rede: entenda a importância para o seu negócio

Foto de analista de T.I. segurando notebook, em frente a um data center.

O gerenciamento de rede tem grande importância para qualquer empresa, principalmente em um contexto no qual a transformação digital influencia, cada vez mais, as atividades de um negócio. Apesar disso, nem todo mundo sabe o impacto desse trabalho, como ele pode fazer a diferença e, principalmente, como executar uma boa gestão de redes.

A era digital permite o uso de tecnologias cada vez mais avançadas, por meio dos mais diversos dispositivos. Além disso, essa transformação tecnológica traz uma série de possibilidades para a conectividade, que por sua vez tem sido muito mais veloz do que antes. Dessa forma, esses e outros fatores estabelecem desafios que são superados por meio da melhoria contínua da gestão de todas as redes de uma empresa.

Por isso, explicaremos aqui o que é e como melhorar o gerenciamento das redes da sua empresa! 

O que é gerenciamento de rede?

Podemos explicar o que é o gerenciamento de rede ao fazer um paralelo com outras áreas fora da tecnologia. A gestão empresarial, por exemplo, traz uma série de estratégias para administrar diferentes recursos e ativos de uma empresa. Na gestão de pessoas, a ideia é gerir atividades relacionadas a recursos humanos e, também, manter o bem-estar dos colaboradores.

Da mesma forma funciona o gerenciamento de rede: ele diz respeito à gestão de recursos físicos e digitais de uma companhia. Questões relacionadas a desempenho e eficácia de hardwares e softwares devem ser acompanhadas pela gestão de redes.

Com isso, o trabalho envolve não só a qualidade dos equipamentos do negócio (computadores, celulares e outros gadgets, por exemplo), mas também a infraestrutura de TI (redes corporativas, internet, armazenamento na nuvem etc.). Tudo deve funcionar de forma ágil, segura, eficiente e alinhada com as atividades e objetivos da empresa.

Qual a relação entre gestão de redes e disponibilidade de TI?

Total! A disponibilidade de TI é fundamental para os negócios, afinal é com ela que os colaboradores de uma empresa podem trabalhar com qualidade e eficiência. Assim, quando falamos em disponibilidade, nos referimos à velocidade de acesso a redes e sistemas e à qualidade de serviços e processos relacionados à Tecnologia da Informação.

Dessa forma, o gerenciamento de rede tem entre suas funções garantir que a empresa tenha alta disponibilidade de TI, com sistemas e recursos que duram e operem de maneira contínua, sem falhas. Tudo isso traz um desempenho operacional alto que, por sua vez, incrementa atividades e melhora resultados. Soluções como NOC, BOC e SOC contribuem para isso. 

Logo, se a disponibilidade de TI é alta (com internet veloz e abrangente, softwares eficientes, sistemas que não ficam fora do ar, entre outros pontos), é porque o gerenciamento de rede está sendo bem feito. No entanto, não esqueça que uma boa gestão olha não apenas para a disponibilidade de TI, mas também para os equipamentos. Ou seja, os recursos físicos e digitais precisam ter o melhor desempenho possível. 

Dicas para um bom gerenciamento de rede

Existem várias práticas que auxiliam uma empresa a fazer uma boa gestão de rede, conheça algumas delas:

Tenha atenção aos pontos críticos

Toda empresa possui diferentes pontos críticos em suas atividades que, se não forem resolvidos ou acompanhados de perto, podem trazer problemas como instabilidade e indisponibilidade. Tudo isso pode prejudicar as atividades de todos os colaboradores.

Se um ponto crítico diz respeito a dados sensíveis que a empresa precisa gerenciar em sua atividade comercial, procure direcionar esforços para aumentar a segurança da informação. Por outro lado, caso seja preciso melhorar o acesso às redes do negócio a partir de dispositivos externos (em tempos de home office, isso é fundamental), atue nesse quesito.

Faça testes

Antecipe-se a problemas que podem trazer prejuízos financeiros e faça testes de acesso, disponibilidade e quaisquer outros que podem se tornar pontos críticos em uma situação real.

Como a rede da empresa se comportaria caso todos os colaboradores entrassem nela ao mesmo tempo? Esse é um exemplo que pode acontecer. Para que uma situação real não derrube a disponibilidade da rede, é possível realizar testes para garantir acesso a todos.

Procure por especialistas

Especialistas em gerenciamento de rede são importantes aliados de qualquer negócio. Com eles, é possível monitorar a rede, fazer testes, diagnósticos e, quando necessário, atuar na resolução de problemas, para evitar danos.

No vídeo abaixo, você pode relembrar os pontos fundamentais de um bom trabalho de gerenciamento de rede e, também, ver como os especialistas podem ajudar a sua empresa a monitorar os ativos de TI com muito mais qualidade e eficiência:

Para aprender ainda mais sobre gerenciamento de rede, veja neste artigo como ele ajuda a manter a integração de filiais após o crescimento de uma emrpresa!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!