Categorias

Conheça as oportunidades que o futuro do streaming nos reserva

Foto de mulher olhando para um tablet e usando fones de ouvido.

Uma das tendências mais importantes e populares dos últimos tempos é o streaming, um recurso excelente tanto para quem faz quanto para quem consome conteúdo online. Essa prática tecnológica é um dos principais legados deixados pela transformação digital e, atualmente, uma série de empresas faz do streaming um dos seus principais ativos.

Além disso, essa ferramenta promete revolucionar ainda mais diferentes setores. Se há um tempo o streaming mudou a forma como consumimos música, vídeos e outros produtos, o futuro reserva ainda mais possibilidade de uso que continuarão a transformar experiências de marcas e consumidores.

Dessa forma, vamos explicar por que o streaming é um dos principais exemplos da transformação digital do século XXI e alguns dos benefícios que o avanço tecnológico desse recurso pode trazer para nós. Continue a leitura!

Como a tecnologia mudou o consumo audiovisual?

O final do século XIX e o século XX inteiros foram revolucionários em relação ao consumo de produtos audiovisuais. Nesse sentido, o advento de tecnologias como o rádio, o cinema e a televisão fez com que a sociedade pudesse ouvir músicas, assistir a filmes, acompanhar jogos de futebol, ver shows e uma série de outros produtos de áudio e vídeo.

Entretanto, ainda havia uma questão: para consumir tudo isso, era preciso ligar o rádio, a televisão ou ir ao cinema em um determinado horário no qual a atração de seu interesse estivesse disponível. A novela só começa a partir de um horário específico, ou o filme do seu ator preferido só está disponível em uma grade de sessões estabelecidas pelo cinema.

Tudo isso mudou com a internet, que permitia encontrar músicas, vídeos e filmes para consumir quando quisesse. Porém, era preciso fazer o download desses arquivos e, somente depois, consumi-lo. Para ouvir uma música, por exemplo, era necessário baixar o arquivo primeiro e se houvesse alguma interrupção seria necessário começar tudo de novo.

Como o streaming mudou isso?

Conforme a conectividade da internet e a qualidade de gadgets como computadores e celulares evoluiu, surgiu um recurso digital que transformou a forma como consumimos os produtos digitais que já mencionamos e muitos outros: o streaming. Com ele, basta ter acesso à web para conferir qualquer conteúdo audiovisual na hora que você quiser e sem precisar fazer o download de nada

O streaming é a reprodução contínua de arquivos de áudio ou de vídeo. Em outras palavras, trata-se da transmissão de dados entre um determinado servidor (de uma empresa que oferece aquele arquivo) para um usuário (você). Quando você acessa um aplicativo de música, por exemplo, basta escolher a faixa ou álbum que quer ouvir, e a reprodução começará instantaneamente. 

Os dados dessa música são armazenados em buffer — quando o site ou aplicativo carrega parte da mídia com antecedência para que tudo seja reproduzido de maneira contínua, mesmo que a internet tenha oscilações. O streaming não utiliza memória do PC ou celular, já que tudo é reproduzido de forma online.

O vídeo abaixo fala um pouco sobre como o streaming começou a revolucionar o consumo de conteúdo e é um ótimo exemplo disso. Repare que você não precisa de nenhum download para vê-lo:

Quais os principais nomes do streaming?

O streaming já faz parte da sua vida por meio de vídeos, filmes, séries, podcasts, playlists, videoaulas, lives, jogos e uma série de outras plataformas de consumo de conteúdo. Assim, entre as milhares de opções para streaming, confira algumas:

  • YouTube;
  • Netflix
  • Spotify;
  • Udemy;
  • IGTV;
  • Steam;
  • GloboPlay;
  • Afrolix;
  • Spcine Play;
  • Twitch.

Atualmente, o streaming pode ser conferido em redes sociais, plataformas de assinatura, sites gratuitos, aplicativos e muitas outros lugares da internet. Além disso, as transmissões continuam evoluindo e já temos indicativos de qual será o futuro do setor. 

Qual é o futuro dessa indústria?

Certamente, as live streamings são uma tendência que já está virando realidade. Hoje, já podemos assistir de forma online e ao vivo conteúdos diversos como shows de música, seminários, palestras, partidas de futebol, programas de televisão ou de rádio, entrevistas etc.

Outra possibilidade tem relação com realidade virtual e realidade aumentada, que promovem imersões do usuário em ambientes digitais e a interação deles com a nossa realidade. Além disso, temos o 8K como mais um caminho pelo qual o streaming pode seguir, com transmissões em altíssima definição.

Falando em transmissões, plataformas Over The Top (OTT) também têm se tornado populares. Além da Netflix, você pode assinar serviços como o Amazon Prime, HBO Go, Hulu, Disney+ e outros que oferecem conteúdos originais e outras produções. Dessa forma, os gigantes do setor caminham para disponibilizar uma gama de produtos por meio de assinaturas desses serviços de streaming.

Agora que você já sabe o que é e qual o futuro das transmissões online, descubra como o atendimento a consumidores de streaming pode ser uma inspiração para empresas!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!