Categorias

Disponibilidade de TI: fundamental para a continuidade dos negócios

Foto de homem concentrado, usando um computador.

Um item essencial para qualquer empresa, independentemente de tamanho, é a disponibilidade de TI. No entanto, não são raros os casos de negócios que não têm a eficiência que poderiam ter por causa de problemas técnicos relacionados à Tecnologia da Informação, e evitar ao máximo os erros e indisponibilidades é cada vez mais importante.

Os negócios que não dão a devida atenção para a disponibilidade de TI de seus recursos correm o risco de perder tempo, dinheiro e paciência diante de problemas que poderiam ter sido resolvidos antes. Dessa forma, é fundamental observar como está a disponibilidade e atuar não apenas para resolver erros, mas também de maneira preventiva.

Quer entender melhor a importância da disponibilidade de TI para a continuidade do seu negócio? Então, vamos explicar esse conceito, mostrar seu impacto nas atividades empresariais e por que é tão importante dar atenção a esse ponto em tempos de transformação digital.

O que é disponibilidade de TI?

Sabe quando um sistema da sua companhia é muito lento? Ou quando o acesso a alguma rede da empresa é feito de forma veloz? Esses e outros itens têm relação com a disponibilidade de TI, que nada mais é do que a qualidade de serviços e processos relacionados a Tecnologia da Informação.

A ideia é sempre permitir que tudo seja feito de maneira eficiente, rápida e sem impactos negativos na atividade empresarial. Ou seja, o acesso precisa ser fácil, os processos precisam ser eficientes e os sistemas devem funcionar de maneira veloz, sem travar.

Por isso, o ideal é que a empresa tenha uma alta disponibilidade de TI, para evitar atrasos e erros durante seu funcionamento. Dessa maneira, muitos transtornos e perdas são evitados.

E alta disponibilidade de TI?

A busca pela alta disponibilidade significa utilizar sistemas e recursos que duram e podem operar de forma contínua, sem apresentar falhas ao longo do tempo. Em outras palavras, é a qualidade de um sistema ou recurso que garante um nível de desempenho operacional alto, durante certo período.

Isso envolve utilizar uma internet veloz e abrangente na empresa, encontrar softwares que funcionem com eficiência ou mesmo adquirir equipamentos e hardwares que possam operar em alta capacidade, por exemplo. Principalmente por estarmos em uma era digital e totalmente conectada, é essencial manter a disponibilidade alta.

Companhias que não observam isso precisam lidar com problemas como queda de sistemas, perda de informações, indisponibilidade de servidores ou demora no processamento de dados ou na execução de tarefas. Isso acarreta baixa produtividade, baixa qualidade do trabalho e pouca eficiência, e tudo isso é o que a sua companhia não precisa! Por isso, preocupe-se com a disponibilidade de TI.

Portanto, faça testes relacionados a disponibilidade, confiabilidade e sustentabilidade de seus recursos de TI, monitore casos de instabilidades em redes, observe pontos como dados, softwares, hardwares, entre outros itens que o time de TI poderá avaliar.

Qual a relação disso com transformação digital?

A transformação digital é o processo pelo qual as organizações revolucionam o seu modo de operar por meio da tecnologia. Portanto, o uso de recursos tecnológicos tem papel central para transformar atividades, deixando tudo mais rápido, prático, eficiente e seguro. 

Entenda um pouco mais sobre a transformação digital:

As companhias conseguem inovar mais e realizar seus processos com velocidade e eficiência. Para isso, contudo, é fundamental que programas de computador não travem e que redes consigam armazenar dados com segurança. E é neste momento em que a disponibilidade de TI pode fazer a diferença. Ela é muito importante para a sua companhia garantir a continuidade da operação e, também, aproveitar ao máximo o que a transformação digital tem de melhor a oferecer.

Para continuar aprendendo sobre disponibilidade de TI, veja agora o que é NOC, SOC e BOC e como eles garantem essa disponibilidade! 

Imagem com o texto "NOC, SOC e BOC: o que são e como garantem disponibilidade de TI. Leia no blog da Algar Tech"

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!