[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: Como a Algar Telecom se tornou  referência em ESG e inovação 

Marcella Reis, Gerente de comunicação, marca e sustentabilidade da Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar que atua no setor de Telecom e TI há 70 anos, possui dois objetivos principais: oferecer serviços de alta qualidade e manter um relacionamento Sempre Junto dos seus clientes, com um atendimento próximo como você nunca viu.

Por meio de serviços como internet de ultravelocidade, voz, fibra e 5G, a empresa tem hoje mais de 1,3 milhão de clientes espalhados em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Ao todo, são mais de 132 mil km de rede óptica e mais de 4,2 mil associados (como são chamados os colaboradores). A companhia faz parte do dia a dia de seus clientes tanto em casa, quanto no trabalho. 

Leia também: Como construir um futuro mais sustentável


Uma Telecom sustentável 

Influenciar pessoas a agir pelo futuro. É assim que a Algar Telecom entende o que conceito de sustentabilidade. A empresa busca, em cada ação, beneficiar, manter e desenvolver nossa sociedade, economia e natureza.

O compromisso com a sustentabilidade é um dos cinco valores da Algar Telecom. No ano de 2022, por exemplo, mais de R$ 1,3 milhão foram investidos em melhorias de gestão ambiental, que é baseada em três princípios: redução dos impactos ambientais, incentivo às ações em benefício do meio ambiente em toda a rede de relacionamento da empresa – princípio que é chamado de Influência e Sustentabilidade – e conformidade de suas práticas, focadas na busca constante de compliance e certificações relacionadas aos negócios.

A empresa tem como missão “Servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável”. Este compromisso tem se demonstrado na prática, por meio de diversos reconhecimentos. As premiações recebidas são importantes indicadores de que a empresa está no caminho certo em relação a práticas assertivas de ESG.  

Leia também: Sustentabilidade sem mistérios: como começar a colocar em prática 


Eleita a Telecom mais sustentável do Brasil pela Revista Exame  

A Algar Telecom foi reconhecida, por dez anos consecutivos pela Revista Exame, como a Telecom mais sustentável do Brasil, consolidando-se como uma referência em ESG. A premiação é referência nacional no assunto e mostra que quando o compromisso com o meio ambiente, sociedade e melhores práticas de governança são levados à sério os resultados vêm.

Em 2023, a empresa foi reconhecida, pela terceira vez consecutiva, como a empresa do setor com as melhores práticas ESG. Isso demonstra o quanto a Algar Telecom está consciente do seu papel transformador, alinhando suas operações no sentido de contribuir para equacionar os atuais desafios da sociedade. 


6º Lugar no prêmio 100 Best Fleets – etapa Brasil do Instituto PARAR 

A premiação avalia projetos de departamento de frotas de centenas de empresas, levando em consideração soluções sustentáveis e inovadoras. Essa é a maior premiação de gestão de frotas do Brasil, reconhecida pela NAFA – National Association of Fleet Administrators. A empresa também conquistou o 1º lugar com o prêmio Fleet Excellence Awards – Latin America, que destaca o melhor profissional de frotas a partir de uma análise de suas ações e resultados. O reconhecimento foi entregue ao algariano Gleison André, Gerente de Operações GGC na Algar Telecom.  


Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol por sete anos consecutivos 

O Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol é uma iniciativa do FGVces que incentiva organizações a publicarem inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Em 2022, a Algar Telecom reduziu em 26% todas as emissões, índice alcançado, principalmente, em razão de fortes investimentos em projetos de descarbonização.

A empresa iniciou a elaboração anual do inventário de emissões em 2012 e adota os critérios do GHG Protocol desde 2017. Para a medição dos volumes de emissões de gases do efeito estufa, a organização considera todas as unidades produtivas que tem controle, ainda que compartilhado. 

 Leia também: Com sustentabilidade e inovação, projeto leva luz de forma acessível a mais de 20 países 


Oito iniciativas sustentáveis da Algar Telecom 


1 – Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU 

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas é uma das mais importantes iniciativas de engajamento do setor privado em sustentabilidade para a promoção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

Com 10 princípios nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, o Pacto Global atinge mais de 13 mil organizações em quase 160 países. A Algar Telecom está comprometida com o alcance desses princípios e os aplica no seu dia a dia e na sensibilização de associados, clientes, fornecedores e toda sua rede de relacionamento. 

 
2 – 100% de consumo de energia proveniente de fontes renováveis 

O crescimento do consumo de energia proveniente de fontes renováveis tem uma série de benefícios, incluindo: Redução das emissões de gases de efeito estufa, Melhoria da segurança energética e Criação de empregos. Além disso, trata-se de um sinal muito positivo para o futuro da energia limpa. 


3 – Redução de 73% nas emissões de gases de efeito estufa (GGE) 

Um dos grandes objetivos da Algar Telecom tem sido avançar com seu comprometimento ambiental, reduzindo ainda mais as emissões de gases de efeito estufa nos processos e operações até 2030. A redução ocorre desde o início da elaboração do Inventário de GEE.


4 – Relatórios anuais de Sustentabilidade 

Os relatórios valorizam o diálogo com todos os públicos de relacionamento da empresa e comunicam, para além do desempenho financeiro, os principais valores e estratégias que norteiam suas atividades.  


5 – Adesão ao Science Based Targets Iniciative (SBTi) 

Para contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa, a empresa aderiu ao Science Based Targets Iniciative (SBTi). Criada pelo Pacto Global das Nações Unidas, Carbon Disclosure Project (CDP), World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF), a iniciativa é uma das mais relevantes para a mobilização global do setor privado na liderança de ações climáticas urgentes com base em fundamentos científicos. 


6 – Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 

Com o intuito de estabelecer metas para o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, os países membros da ONU criaram uma agenda global com dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orientam a transformação do mundo pelo equilíbrio das dimensões Ambiental, Social e de Governança. A Algar Telecom se compromete com esse desafio e convida a todos a contribuírem com ações para o enfrentamento dos desafios da nossa sociedade. Entre os dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, dez estão relacionados ao modelo de negócio da empresa. 


7 – Mais de 90% da frota abastecida com etanol 

O etanol é um combustível renovável, ou seja, é produzido a partir de fontes naturais que podem ser repostas, como a cana-de-açúcar. A produção de etanol é um processo mais sustentável do que a produção de gasolina, pois emite menos gases de efeito estufa. Por isso, a Algar Telecom tem realizado o abastecimento de sua frota com etanol, visando manter o seu forte compromisso com a sustentabilidade. 


8 – Aprovação de emissão de debêntures com metas de ESG 

Inovar é pensar em tudo. Principalmente em integrar práticas sustentáveis à gestão em todas as áreas de atuação. Foi pensando nisso que a Algar Telecom aprovou uma emissão de debêntures, liderada pelo Itaú BBA, que conta com metas vinculadas à práticas ESG. A empresa pretende alcançar 86% de consumo de energia por meio de fontes renováveis até 2025 e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 53% até 2030.  

Leia também: Sustentabilidade empresarial: tudo o que você precisa saber para ter um negócio mais sustentável 


A Algar Telecom também tem um forte compromisso com a inovação 

A empresa também é reconhecida nacionalmente como referência em inovação. Isso acontece por conta de altos investimentos em tecnologia, foco no cliente e uma cultura que fomenta a inovação dia após dia. Alguns reconhecimentos demonstram esse movimento: 


Eleita uma das 150 empresas mais inovadoras do país pelo Valor Inovação 2023 

A empresa conquistou o prêmio de 3ª empresa mais inovadora do país no setor de Telecomunicações. O Prêmio Valor Inovação é um reconhecimento realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e pelo jornal Valor Econômico, e é considerado o mais importante prêmio de inovação do país. 


Great Place to Work® no Brasi l 2023 

Pelo 15º ano consecutivo, a Algar Telecom está entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. De 2022 para 2023, a Algar Telecom subiu 14 posições, o que a fez conquistar o 33º lugar. Além disso, a empresa também foi eleita uma das Melhores Empresas para se Trabalhar em TI, ocupando a 16ª posição. 


100+ Inovadoras no Uso de TI 2022 

A empresa também foi reconhecida no prêmio 100+ Inovadoras no Uso de TI. A premiação é um reconhecimento às empresas que estão utilizando a tecnologia da informação (TI) de forma inovadora. O prêmio é realizado pela IT Mídia, uma companhia de comunicação especializada em tecnologia, e é considerado o mais importante prêmio de inovação em TI do Brasil. 


Prêmio Top Open Corps 2021 

A Telecom mais aberta ao ecossistema de inovação. O Prêmio Top Open Corps é um reconhecimento às empresas que estão se destacando na inovação aberta com startups. O prêmio é realizado pela 100 Open Startups, uma plataforma de inovação aberta que conecta startups e grandes empresas. 

Leia também: Infraestrutura de TI e Telecom, 5 Fatores que fazem a diferença nas empresas 

Para o grupo Algar, é motivo de muito orgulho ter a Algar Telecom em nosso portfólio. Agora que você chegou até aqui, que tal dar o play no AlgarCast sobre como a tecnologia transformou a operação das redes de telecom? Recebemos o Hudson de Oliveira Sobrinho, Head de Operações Field da Algar Telecom, para falar sobre o tema. Clique para conferir.

Por Marcella Reis. 

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!