[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: CIA: a Inteligência como ferramenta estratégica no agro

Que a tecnologia tem sido cada vez mais implementada em todos os âmbitos, não há dúvidas. Afinal, não é de hoje que a inovação nos permite descobrir, coletar e analisar dados de forma muito mais eficiente e transparente, garantindo mais qualidade para diversos tipos de processos.

A CIA – Central de Inteligência da Algar Farming é um exemplo disso, tendo em vista todas as atividades que a empresa realiza por lá.

O setor de agronegócio é o que mais colabora para a economia brasileira, representando cerca de 41% das exportações realizadas dentro do Brasil e movimentando aproximadamente 1 trilhão de reais todos os anos. E muito desse resultado tem a ver com as diversas tecnologias aplicadas.

Aqui na Algar, acreditamos que a inteligência é uma ferramenta fundamental para fazermos o nosso negócio crescer. Sendo assim, neste artigo vou relatar a importância de uma central de inteligência dentro do agronegócio e como a Algar tem alcançado ótimos resultados através do uso da tecnologia na CIA. Acompanhe e aproveite a leitura!



O que é uma central de inteligência?

Para que um negócio funcione bem, um dos pontos mais importantes é que a sua gestão esteja sempre acompanhando todos os números e processos que acontecem dentro da empresa.

Uma administração efetiva está por dentro das atividades da companhia, conhecendo os seus indicadores e expectativas para os próximos meses e até mesmo anos.

Nesse sentido, a central de inteligência se trata de um setor que vem ao encontro desse objetivo. Ela nada mais é do que a área que controla, reúne e acompanha os dados relacionados a uma organização, centralizando informações e criando novas perspectivas para a corporação, de acordo com a análise desses dados obtidos.

No entanto, uma central não é formada apenas por profissionais de pesquisa e costuma contar com uma rede de colaboração, composta por trabalhadores dos segmentos de:

  • Pesquisa;
  • Gestão de pessoas;
  • Ações relacionadas à sustentabilidade;
  • Processos;
  • E principalmente tecnologia e inovação.

Portanto, é comum envolver inúmeros colaboradores, recursos e ferramentas, visando uma atuação cada vez mais ampla e efetiva dentro da companhia.



O que uma central de inteligência representa no agronegócio?

Como comentei anteriormente, é fato que o agronegócio é um dos motores econômicos mais fortes do nosso país.

Conhecidos por nossa alta qualidade na produção agrícola e também na pecuária, hoje o Brasil é referência mundial dentro desse segmento.

Por esse motivo é inegável que a central de inteligência dentro do agronegócio também é de suma importância. Isso porque esse setor possui ações diversas, em locais que precisam de acompanhamento constante e principalmente muita tecnologia para que todas as atividades ocorram da melhor maneira possível, garantindo a qualidade dos produtos produzidos.

Nesse sentido, no agronegócio a central de inteligência é essencial. Afinal, ela é a melhor maneira de acompanhar números, resultados e valores financeiros relacionados à produção da companhia.

Além disso, a central também permite que os gestores estejam sempre por dentro das atividades da empresa, compreendendo exatamente cada passo do processo produtivo.

Outro benefício é que a central de inteligência possibilita ir muito além da simples compreensão de dados.

Trabalhar em conjunto com essa área significa colocar a empresa no mais alto passo de inovação possível, garantindo que ela opere sempre com a sua capacidade máxima.

Por fim, os estudos constantes relacionados a tecnologia e inovação fazem com que a empresa que adota esse método sempre descubra novas maneiras de realizar os seus processos, gastando menos e produzindo com mais qualidade.

Portanto, aderir à inteligência no agronegócio representa proporcionar à empresa uma maior visão de futuro, garantindo que ela operará com a sua capacidade máxima e fornecerá aos clientes o que há de mais novo e tecnológico dentro do mercado.

O que é a CIA e como ela funciona?

A Algar Farming busca trazer serviços e produtos de qualidade aos clientes sem nunca deixar de lado a sustentabilidade, adotando um posicionamento ambiental positivo em um meio que costuma ser bastante criticado devido aos danos ambientais que ele causa.

Isso se deve a fatores diversos, mas com toda a certeza a Central de Inteligência da Algar Farming é um dos pontos principais deste trabalho.

Afinal, ela conta com uma central de inteligência de altíssima tecnologia, a qual permite o desenvolvimento de pesquisas constantes que são positivas ao meio ambiente e um acompanhamento constante das nossas atividades e de como elas impactam a natureza.

Isso porque o objetivo principal dessa central é justamente criar e manter processos bem definidos, do planejamento até o final do ciclo produtivo, assegurando qualidade e sucesso das operações que estão no guarda-chuva das atividades da central.

Dessa forma, a CIA consegue trazer uma visão de indústria a céu aberto para o agribusiness, cujos processos operacionais fazem a diferença do início ao fim da cadeia produtiva.

Em outras palavras, com a central de inteligência se torna possível entender mais sobre o desempenho geral das operações da Algar Farming e projetar expectativas para os próximos anos.

Além disso, é importante ressaltar que a Central de Inteligência da Algar Farming conta com biofábrica, monitoramento de qualidade e gestão de dados.

Todos esses pontos, por sua vez, contribuem diretamente para o bom desempenho da companhia, garantindo que os processos sejam desempenhados com qualidade.

Quais são as atividades realizadas pela CIA?


A Algar Farming foi fundada no ano de 2014 e está espalhada por todo o estado de Minas Gerais, abrangendo cidades como Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e também no Mato Grosso do Sul, no município de Paranaíba.

Todo o conjunto de fazendas atualmente soma mais de 23 mil hectares, com áreas de plantio de algodão, feijão, cana de açúcar, sorgo, soja e milho.

Nesse sentido, não é difícil imaginar que a nossa organização aplica na prática o conceito de indústria a céu aberto, com milhares e milhares de metros a serem administrados pela gestão.

Por esse motivo, um dos principais focos da Central de Inteligência da Algar Farming é justamente manter um ciclo de trabalho organizado e produtivo, de modo que todos os processos e atividades realizadas pela empresa possam ser acompanhados de perto, garantindo mais qualidade durante a realização das tarefas. Nesse cenário, A CIA possui em seu ciclo atividades:

Transformação de dados em informações

Que a análise de dados é um dos processos mais importantes para uma boa gestão, não há dúvidas. Afinal, essa é uma atividade que permite que os gestores tenham uma visão mais ampla de sua companhia, bem como de sua performance e métricas para os próximos anos.

No entanto, para que essa análise seja positiva a empresa precisa de meios de coletar informações verídicas sobre as suas atividades. Para isso aqui na Algar a nossa central de inteligência está sempre ativa, realizando registros e coletando dados que depois serão utilizados nas próximas métricas.

A parte mais importante desse processo é justamente essa coleta e armazenamento de dados da forma correta, tendo em vista que apenas os números não geram nenhuma mudança. Nesse sentido, o trabalho da central é justamente identificar as informações relevantes, exibindo-as de forma organizada e sistemática para a análise.

Por meio dessa atividade a gestão consegue observar o panorama de forma mais ampla, compreendendo os números e resultados atuais da companhia, bem como as suas possibilidades futuras.

Desse modo, construímos uma administração mais justa e efetiva, com ações que serão positivas tanto para a empresa quanto para os nossos clientes.

Além disso, é importante ressaltar que essa coleta de dados vem de fontes diferentes, como pessoas, tecnologia e pesquisas realizadas dentro da Central.

Dessa maneira, ganhamos ainda mais, tendo em vista que o serviço é feito de forma ampla, garantindo diferentes visões na tomada de decisão e inovação em todas as ações realizadas dentro da nossa companhia.

Monitoramento constante

Nenhuma empresa funciona bem sem uma fiscalização minuciosa e constante. Por esse motivo, outro ponto essencial do ciclo produtivo aqui da Algar Farming é justamente o monitoramento dos dados e atividades.

Com esse método de trabalho garantimos uma identificação mais rápida de possíveis problemas, sejam eles operacionais ou na fase final de chegada ao cliente.

A partir disso, se torna muito mais simples apresentar soluções que acabem com o impasse antes que ele cause danos maiores para a companhia.

Além disso, o monitoramento também garante que possamos adotar diferentes estratégias durante o processo produtivo, fazendo com que as nossas atividades sejam mais inovadoras.

Desse modo, podemos sempre ouvir opiniões e entender o que está acontecendo dentro da empresa, se as ações adotadas foram positivas e em que podemos melhorar para os próximos meses.

Tratamento de dados

Desde o surgimento da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) o tratamento de dados se tornou um tema muito relevante.

Afinal, essa lei trata diretamente do cuidado que as empresas precisam ter com as informações de seus clientes e, consequentemente, com a forma que utilizam os dados gerais da companhia.

Por esse motivo, outro ponto super importante do ciclo de produção da Algar Farming é justamente o tratamento de dados.

Esse processo inclui a coleta, acesso, armazenamento e distribuição de informações, de modo a classificar aquilo que será analisado e facilitar ainda mais as etapas posteriores.

Formatação de KPIs

KPI nada mais é do que a sigla em inglês para Key Performance Indicators, que em português significa Indicadores chave de desempenho. Nesse sentido, não é difícil imaginar que eles são um ponto bem importante da nossa central de inteligência.

De maneira geral, são os KPIs que nos ajudam a compreender mais da performance da CIA. Eles são uma espécie de indicadores quantitativos de todos os processos, os quais são bem bacanas porque evidenciam exatamente como está a situação da companhia em todos os seus aspectos.

Nesse sentido, o processo de formação dos KPIs na CIA nada mais é do que a organização desses indicadores, de modo a garantir que eles sejam observados e utilizados em todos os momentos.

Essa ação é realizada através da tecnologia e também das pessoas que trabalham na central, garantindo ainda mais assertividade e confiança nesses indicadores.

Tomada de decisão

Só quem já esteve à frente de uma empresa de grande porte sabe o quanto o momento da tomada de decisão é importante.

Afinal, ele é sempre um verdadeiro divisor de águas, tendo em vista que coloca em pauta os diferentes caminhos pelos quais a companhia pode seguir.

Por esse motivo, dentro do ciclo produtivo, a Central de Inteligência tem um papel fundamental também na tomada de decisão.

Afinal, toda a coleta, análise, armazenamento e monitoramento de dados nos auxiliam a tomar a decisão certa, fundamentada em números reais obtidos pela companhia.

Com esse trabalho deixamos de confiar apenas em boas previsões humanas, embasando o futuro da nossa empresa naquilo que já é concreto e faz sentido conforme as nossas expectativas.

Por meio desse processo se torna muito mais simples evitar decisões precipitadas e construir um caminho sólido, com passos firmes e seguros para tornar a Algar Farming uma empresa cada vez mais representativa dentro do território nacional.

Melhoria contínua dos processos

Há muitos anos a melhoria contínua se tornou um tema relevante para qualquer empresa, independente do setor em que atua.

Afinal, toda companhia deseja trabalhar cada vez mais e melhor, deixando as falhas de lado e construindo uma atuação cada vez mais lisa e eficiente.

Por esse motivo, um dos principais propósitos da central de inteligência da CIA Algar Farming é justamente estabelecer a melhoria contínua, de modo a tornar os processos da empresa cada vez mais seguros e efetivos.

Para isso são utilizados todos os pontos citados acima, desde a coleta de dados até o acompanhamento constante da operação, identificando os problemas antes mesmo deles surgirem e construindo uma produção eficaz em todas as suas etapas.

Tecnologia x sustentabilidade: A CIA como referência ambiental

Desde o início da CIA uma das nossas principais preocupações foi o impacto ambiental que as nossas atividades poderiam causar.

Afinal, descobrir novos meios de atuar de forma positiva tanto para os clientes quanto para o meio ambiente é essencial.

Nesse sentido, afirmo com toda a certeza que a CIA tem um grande compromisso com a sustentabilidade.

Isso se revela por meio de diversas fontes, desde nossa área de preservação com mais de 100 mil hectares até o apoio ao desenvolvimento de diversas práticas sustentáveis em diferentes aspectos.

Todas as atividades dentro da CIA, sejam elas relativas à agricultura ou à pecuária, são realizadas com uma rigorosa fiscalização ambiental, garantindo que os nossos processos tragam impactos positivos à natureza.

É por meio dela que acompanhamos os impactos ambientais de nossa atuação e, consequentemente, podemos nos manter sempre atentos a novas maneiras de plantar e cultivar respeitando a natureza.

Redução de desperdícios na CIA

Segundo o relatório Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022 foram coletadas cerca de 76,1 milhão de toneladas de lixo no nosso país.

Esse número, por sua vez, nos coloca como um dos principais produtores de lixo no mundo, sendo uma responsabilidade de todos os cidadãos brasileiros reduzir a sua produção de resíduos, de modo a evitar a sobrecarga ao planeta.

Sabendo desses dados, a CIA tem como um de seus objetivos hoje a redução de resíduos e desperdícios em sua operação.

A CIA tem como foco trabalhar com o mínimo possível de sobras, fazendo com que a nossa produção seja reaproveitável do início ao fim.

Além disso, nosso compromisso vai muito além de simplesmente evitar o excesso de lixo. Com esse modelo de trabalho conseguimos reduzir o número de produtos usados em nossa operação, garantindo itens de mais qualidade para os clientes.



Conheça a Algar Farming

É por conta desses e muitos outros motivos que a CIA é hoje uma ótima referência em relação a qualidade e sustentabilidade.

A Algar Farming conta uma atuação de excelência e isso com toda a certeza se deve também a nossa central de inteligência, que tem um papel crucial em toda a operação da companhia.

Sendo assim, se você deseja conhecer mais sobre a nossa empresa e nossas atividades, acesse nosso site. Com toda a certeza você ficará impressionado em como a tecnologia é a nossa maior aliada para manter a tradição do agronegócio de qualidade no Brasil!

Aproveite e dê o play no AlgarCast Ep. 6: Inovação no Agro: a tecnologia como aliada da eficiência no setor.

Por Marley Leite, Supervisora da Central de Inteligência da Algar Farming.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!