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Uma boa liderança é focada em pessoas

Uma boa liderança é focada em pessoas

A liderança é fundamental para conduzir uma empresa em direção ao sucesso. Afinal, o líder é uma figura com atribuições estratégicas em qualquer companhia. Porém, não é raro que líderes se esqueçam, em meio à rotina, de uma parte muito importante para uma empresa: os seus talentos.

Se você fala com a equipe apenas para fazer cobranças, precisa lembrar que o seu time é muito mais do que números e valores. Em outras palavras, por trás de uma empresa existem pessoas que precisam perceber que seus líderes se importam com seu bem-estar, e não apenas com o trabalho delas. E esse reconhecimento é um dos caminhos para se ter uma equipe engajada e de alta performance.

A fim de mostrar como uma boa liderança é focada em pessoas, contaremos por que é essencial que o líder se importe com diferentes aspectos de seus colaboradores e de que maneira é possível melhorar resultados a partir desse novo olhar. Confira!

Por que a liderança deve focar em pessoas?

Diante de toda a inovação tecnológica pela qual passamos, cada vez mais as empresas precisam se humanizar. A gestão de pessoas demanda gostar de gente e saber quais os pontos positivos, as potencialidades e os pontos de atenção de cada pessoa que trabalha na empresa.

Portanto, um líder que foca nas pessoas se importa com o clima organizacional, percebendo qual é a sinergia que existe na equipe e, também, quais os pontos de conflito que podem existir. Assim, ele aproveita afinidades para potencializar resultados, além de se antecipar a fatos que podem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho.

Também, focar em pessoas envolve conhecer cada integrante do seu time. Quais as qualidades e defeitos? Em quais atividades cada colaborador se sai melhor, e em quais existem dificuldades que podem prejudicar a empresa? Um líder que observa esses fatores aproveita o que cada pessoa tem de melhor, incrementando os resultados.

No entanto, se os colaboradores forem vistos apenas como uma parte da engrenagem da empresa, o time pode se sentir desmotivado e, por consequência, buscar oportunidades em outros lugares. Dessa forma, quem fica atento às pessoas de uma empresa permite que todos se sintam bem em fazer parte do time e possam contribuir com o que têm de melhor para que a empresa alcance seus objetivos.

O que o líder deve fazer?

Um líder pode voltar sua atenção aos integrantes do seu time de muitas maneiras, cada uma delas voltadas a uma questão-chave da gestão de pessoas. Assim, listamos algumas das principais ações que um líder deve fazer para mostrar aos colaboradores que ele se importa com a qualidade de vida de cada um.

Ofereça desenvolvimento contínuo

Ter um crescimento perene é essencial para que uma organização tenha uma vida longa e sustentável. Portanto, oferecer desenvolvimento contínuo aos seus talentos, por meio de capacitações como cursos, é muito importante para que eles aprimorem as suas atividades.

Além disso, forneça bons feedbacks que mostrem quais os pontos positivos e quais pontos cada um pode melhorar em seu trabalho. Todo esse desenvolvimento traz grande satisfação profissional e pessoal a todos, além de mais agilidade e qualidade ao trabalho.

Lidere pelo exemplo

O discurso é importante para um líder direcionar o time, mas são suas atitudes que levam a ações e ao envolvimento da equipe. Por isso, uma boa liderança envolve dar bons exemplos para os colaboradores se basearem e, dessa forma, melhorar seu desempenho.

Demonstre qual é o tipo de relação que você quer ter com a equipe, cumpra prazos, seja cordial, eficiente e busque o seu próprio desenvolvimento. Assim, tudo isso servirá de parâmetro para que seus talentos percebam qual é o ideal de profissional que você deseja contar!

Tenha empatia

Entender que todos somos diferentes traz uma nova perspectiva para quem quer liderar bem. Afinal, cada pessoa tem suas particularidades e trajetórias, e tudo isso impacta as suas ideias e ações. Portanto, ninguém pensa, sente ou age de forma idêntica. Ter uma equipe diversificada gera criatividade e novos pontos de vista.

Ter empatia para se colocar no lugar dos outros, buscando compreender diferentes ideias e realidades, é uma ótima forma do líder entender o ponto de vista dos colaboradores e, assim, auxiliá-los em seus desafios. Por isso, escute, reflita e se coloque no lugar dos outros.

Acredite no seu time

A confiança é um item fundamental para uma equipe bem-sucedida. Afinal, se você que é líder não acredita no potencial dos seus liderados, como esperar que eles acreditarão em suas capacidades para atingir resultados?

Então, seja um motivador do time e demonstre que você confia em cada pessoa. Uma liderança que oferece desenvolvimento, dá o exemplo e se coloca no lugar dos outros, conhece bem as capacidades da equipe e confia nas habilidades dos seus talentos. Inegavelmente, isso transforma o líder em alguém motivador que estimula a melhoria contínua do trabalho de todos.

Gente sempre foi a prioridade do grupo Algar. Para saber mais sobre a nossa história, confira nosso propósito e valores!

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