Categorias

Autoliderança: porque ela é cada vez mais importante no mercado de trabalho atual

imagem com foto da Ana Paula que representa uma solução de Autoliderança

Sabemos que a liderança é ponto muito importante para o desenvolvimento de equipes e, principalmente, para que uma empresa possa alcançar bons resultados. Porém, você sabia que a autoliderança também tem o seu papel nesse desenvolvimento? Você já parou para pensar nela dentro do contexto de transformação do mercado de trabalho que estamos vivendo no momento da pandemia?

Nem sempre o conceito de autoliderança recebe o destaque que merece, mas é essencial uma reflexão sobre isso. Afinal, como liderar os outros sem conseguir liderar a si próprio?

Autoliderança é a capacidade que você tem de gerenciar os seus pensamentos, comportamentos e práticas, tanto na perspectiva pessoal quanto na profissional. Ou seja, significa o quanto você tem a capacidade para ter equilíbrio emocional, ter determinação para realizar atividades, resiliência em situações adversas e o quanto se compromete com seus objetivos.

Dessa forma, a autoliderança consiste em você ser a liderança de si. É você quem analisa, estabelece e segue os caminhos que deseja em busca do seu desenvolvimento.

O mercado de trabalho busca, cada vez mais, pessoas que tenham competências relacionadas à liderança. Afinal, essa é uma habilidade do futuro muito desejada pelas empresas, pois quem está em constante evolução nesse sentido, pode fazer a diferença em uma equipe e, por fim, inspirar e direcionar todo um time em busca de resultados.

Porém, uma boa liderança dos outros começa a partir da autoliderança.

Pensar e desenvolver a autoliderança nunca foi tão importante quanto em tempos da pandemia. Tivemos que nos readaptar ao trabalho em casa, a uma nova rotina, resiliência, capacidade de resolução rápida de problemas e, principalmente, inteligência emocional.

É praticamente improvável pensar em liderança de qualidade e uma verdadeira autoliderança sem falar do desenvolvimento desses aspectos. O momento que estamos vivendo também pode ser uma ótima oportunidade para mergulharmos em nós mesmos e crescermos.

Por isso, para te ajudar mais ainda, listei quatro habilidades que do meu ponto de vista, são fundamentais para você desenvolver uma boa gestão e autoliderança dentro da sua empresa:

Autoconhecimento

Olhe para dentro e faça uma imersão no autoconhecimento. Veja quais são os seus pontos fortes e aqueles que pode desenvolver. Reflita sobre a sua personalidade, as suas características emocionais e como elas influenciam em suas ações. Essa tarefa não é fácil e nunca termina. Esteja em constante atenção com o que engaja e o que te tira do eixo. Isso diz muito sobre você  e pode te ajudar no trabalho e na vida.

Você também pode e deve pedir a opinião de pessoas que conhece e que confia, pois elas contribuem com um olhar de fora sobre quem você é e o que faz. Autoconhecimento também é sobre buscar entender as características que muitas vezes não enxergamos ou não queremos enxergar, mas que aparecem nas relações com os outros.

Assim, por meio do autoconhecimento você terá uma real noção de qual o seu perfil. Essa é uma ótima maneira de mapear as suas habilidades e, principalmente, detectar o que você precisa aprender para fazer uma boa gestão de si mesmo.

Comprometimento e dedicação

Depois da sua jornada de autoconhecimento, é hora de estabelecer as ações que vão aprimorar a sua autoliderança. Mas para isso, você precisa ter comprometimento, dedicação e organização para que as suas intenções virem ações e, em seguida, tragam bons resultados na sua vida.

A autoliderança deve ser desenvolvida de maneira constante, por isso é essencial ter comprometimento com o seu objetivo, dedicar-se para se aprimorar cada vez mais.

Gestão do tempo

O tempo é um elemento precioso e finito, por isso deve ser usado da melhor forma. Se organizar e ser dono do seu tempo, é fundamental para que você consiga definir suas prioridades e entregas. Priorizar o tempo tem a ver com dizer NÃO para atividades que vão te tirar o foco ou atenção do seu objetivo final.

Uma dica para ajudar nesse desafio é usar as ferramentas de gestão que, em geral, são usadas em empresas. Isso vai desde agendas digitais até sistemas de gerenciamento de tarefas, como o Trello, Notion ou Slack. Apps de anotações, lembretes de celular, agendas digitais e outros recursos também são bem-vindos para que você se organize e se autolidere. É importante saber quais desses mecanismos funcionam melhor para que você aproveite seu tempo com  qualidade.

Capacitação

Aprender mais sobre liderança e autoliderança é muito importante. O aprendizado contínuo também é visto como uma das competências do futuro, e ao fazer isso com um olhar voltado para o desenvolvimento de autoliderança, você continuará aprendendo a ser um líder melhor. A capacitação ajuda também a você se manter em constante desenvolvimento, o que é extremamente necessário para se adaptar a um mundo que está em constante transformação.

São dicas simples, mas muito importantes para sua trajetória de autoliderança que vai te ajudar na vida pessoal e profissional.

Por Ana Paula Rodrigues, Vice Presidente de Gente Algar Telecom

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!