Categorias

Algar 2100: conheça o evento que pensa o futuro do grupo Algar!

imagem com dois homens e uma mulher analisando estratégias em uma mesa

Qual empresa não gostaria de saber como será o futuro? Todos gostariam de conhecer de forma antecipada as práticas e tendências que vão ditar o nosso modo de vida daqui alguns anos, décadas ou mesmo séculos. Um pouco disso é abordado no Algar 2100, um encontro anual do grupo Algar que olha para frente.

Afinal, pensar o futuro é fundamental para empresas que desejam perenidade. A Algar, com seus 90 anos de história, entende que é muito importante continuar a refletir sobre o seu futuro e, por isso, realiza encontros como o Algar 2100.

Por isso, saiba um pouco mais sobre a importância de refletir sobre o futuro e, em seguida, veja detalhes sobre o evento.

Por que pensar o futuro?

Empresas centenárias só conseguem atingir esse status após muito trabalho. Entretanto, não basta se esforçar: é preciso olhar para frente e, dessa forma, entender como a passagem do tempo vai impactar um negócio.

Afinal, assim como no jogo de xadrez, é muito importante que as empresas estejam sempre um passo à frente e tenham estratégias voltadas a movimentos futuros. Dessa forma, elas conseguem aproveitar as oportunidades que o futuro reserva.

Por isso, empresas que pensam o futuro são capazes de fazer projeções que têm mais chance de se concretizarem, se antecipar às oportunidades, aprimorar habilidades que farão a diferença em um contexto futuro e, dessa maneira, ter resiliência ao enfrentar desafios que aparecerão com o passar dos anos.

Ao mesmo tempo, é muito importante saber que pensar o futuro não é adivinhação. Olhar para frente exige análises, discussões e aprendizados ao longo do tempo, pois o futuro pode ser mais imprevisível do que se espera. Por isso, encontros como o Algar 2100 são repletos de cases que contribuem bastante com uma visão de curto, médio e longo prazo de todo o Grupo.

O que é o Algar 2100?

O Algar 2100 chegou em sua 25ª edição neste ano. Realizado de forma anual, esse encontro é a chance de dar uma pausa no dia a dia para que executivos, conselheiros e acionistas do Grupo possam pensar de forma estratégica, sempre olhando para frente.

Assim, a ideia é ampliar a visão de futuro da Algar e criar um ambiente no qual os profissionais possam identificar novas oportunidades, ao mesmo tempo em que compreendem o seu papel na Algar. Tudo isso acontece principalmente por meio de análise de cenários e tendências.

E como entender as tendências pós-pandemia, em um ano no qual se espera um “novo normal”? Este foi um dos pontos sobre os quais o Algar 2100 se debruçou para refletir sobre resiliência, perenidade, inovação, agilidade e confiança.

O Algar 2100 em 2020

Foram vários os exemplos de inovação e perenidade neste Algar 2100, que teve como tema “O novo normal. Resiliência e fortalecimento diante das adversidades”. Assim sendo, o encontro durou 4 dias e contou com diversos nomes importantes do mercado de marcas como Energisa, Cedro Cachoeira, Brain, Porto Digital, WEG, Syngenta, Algar Telecom e Magazine Luiza.

Organizado pela UniAlgar, o encontro aconteceu de forma totalmente on-line e estimulou o público a refletir e trocar ideias, visando assegurar a perenidade do grupo Algar no futuro.

Para Clau Sganzerla, VP de Estratégia e Inovação do grupo Algar, as empresas perenes “são éticas, tem um propósito claro e são capazes de aprender e se reinventar ao longo do tempo. Por isso, elas fazem a coisa certa e buscam o equilíbrio na criação de valor para todos os stakeholders”.

Agora que você sabe mais sobre a importância de pensar no futuro, leia o artigo do Presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, sobre a nova realidade que estamos enfrentando.

h

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!