[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: Lições aprendidas pelo grupo Algar em seus 92 anos

Confira o que os 92 anos da Algar trouxeram de lições e como o Grupo se desenvolveu e cresceu nesse tempo.

Outubro foi um mês de celebração para o grupo Algar, já que, no dia 10 de outubro, completamos 92 anos de trabalho, sucesso e crescimento.

Para comemorar com toda a comunidade Algar, nós decidimos compartilhar os segredos e aprendizados que tivemos durante essa longa jornada.

Através de 7 estratégias empresariais, o Grupo conseguiu encontrar agilidade em seu caminho e selecionar as melhores equipes para atender os seus clientes e as necessidades do mercado nacional e internacional.

Quer saber como chegamos até aqui? Então, confira um pouco da nossa história e as lições que aprendemos em 92 anos. Acompanhe até o final e descubra ensinamentos valiosos em nossa trajetória de quase um século.

(Fonte: Freepik / Reprodução)

10 de outubro: 92 anos do grupo Algar

O dia 10 de outubro foi escolhido para representar a nossa marca, pois é a data de nascimento de Walter Garcia, o filho do nosso fundador, Alexandrino Garcia.

Em 10 de outubro de 1930, nascia uma das figuras mais emblemáticas e essenciais para o nosso sucesso e expansão das nossas empresas, já que Walter foi o responsável por estabelecer alguns dos pensamentos que seguimos até hoje, como: a inovação e a tradição.

Nosso Grupo tem em seus mais de 90 anos de trajetória o objetivo de servir Gente, desenvolver projetos inovadores e contribuir para o impacto social positivo.

Por isso, nossa atuação acontece nas seguintes empresas: Algar Telecom, Algar Tech, Algar Farming e Algar Farming, além de nossas unidades de negócios: CSC Algar, Instituto Algar e UniAlgar.

Inovar é pensar em você: um compromisso Algar com a inovação

Como você pode ver, o grupo Algar é dividido em diferentes empresas e todas elas caminham em busca de práticas inovadoras, projetos criativos e soluções tecnológicas.

Este posicionamento é um compromisso e uma das lições que o grupo Algar tem a ensinar desde o primeiro contato do associado (forma como chamamos nossos colaboradores) e dos nossos clientes com a empresa.

Nosso fundador, Alexandrino Garcia já defendia a importância da inovação e do conhecimento transmitido de geração em geração.

A inovação é tão importante para nós que decidimos lançar uma nova campanha: “Inovar é pensar em você”.

Essa nova proposta tem o objetivo de reforçar a nossa missão com relacionamentos e soluções inovadoras que gerem negócios sustentáveis com valor recebido.

Além disso, uma das principais lições do grupo Algar é continuar construindo relacionamentos duradouros, pois, aqui, nós respeitamos pessoas, ideias, empreendedorismo e trajetórias de vida.

7 aprendizados do grupo Algar ao longo dos nossos 92 anos

1 – Diversificar sem perder o foco
2 – Ser Ágil
3 – Criar um vínculo com a comunidade
4 – Pensar e planejar o futuro
5 – Preserve a própria história
6 – Investir em profissionalização de Gente
7 – Adotar a estratégia de marca empregadora

Confira, abaixo, detalhes sobre cada um desses aprendizados que tivemos ao longo da nossa trajetória de quase um século.

1 – Diversificar sem perder o foco

Durante nossa história, o grupo Algar sempre explorou novos mercados, mas aprendemos que é preciso manter o foco e ter um objetivo central para atingir os resultados.

Por exemplo, atuamos com Entretenimento, Agro e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Contudo, em todos esses contextos, o nosso principal foco é servir Gente e desenvolver grandes projetos.

2 – Ser Ágil

Com o passar do tempo, percebemos que ser ágil era uma necessidade urgente para conseguir alcançar resultados e atender demandas.

Sendo assim, inovamos novamente e criamos práticas que otimizam o trabalho e permite que os algarianos tenham uma resposta eficiente em todas as situações.

Portanto, ser ágil não é somente responder rapidamente, também é ter uma cultura empresarial e uma postura de liderança, passando credibilidade para o mercado.

3 – Criar um vínculo com a comunidade

Nos últimos 20 anos, o grupo Algar passou a investir no desenvolvimento de pessoas, por meio da educação, voluntariado e práticas esportivas e culturais.

Com essa lição, criamos o Instituto Algar e temos gerado um grande impacto social nas comunidades das áreas de atuação do nosso Grupo.

4 – Pensar e planejar o futuro

Outra importante lição é que precisamos construir agora o nosso futuro. Sendo assim, temos a iniciativa Algar 2100, um encontro anual de executivos do grupo Algar que estuda tendências tecnológicas, faz projeções, antecipa as oportunidades e determina as novas práticas que vão mudar os hábitos das pessoas e da nossa sociedade.

5 – Preservar a própria história

Dentre as lições do Grupo, destacamos a importância de preservar e valorizar a própria história. Para isso, criamos o Memória Algar. Se podemos ensinar algo com nossa trajetória é que toda experiência promove a capacidade de superar desafios e encontrar ferramentas para a inovação.

Além disso, preservar a história é respeitar e homenagear todas as pessoas que já contribuíram para o nosso sucesso, aplicando suas lições e aprendizados, promovendo uma constante inovação.

6 – Investir em profissionalização de Gente

Da mesma forma que preservamos a história, nós também aprendemos que valorizar pessoas é investir na carreira profissional delas.

Assim, criamos a UniAlgar, nossa universidade de negócios que desenvolve pessoas e inspira ideias inovadoras para as comunidades internas e externas.

7 – Adotar a estratégia de marca empregadora

Por último, uma das mais valiosas lições do grupo Algar é em relação a consolidação da nossa empresa como marca empregadora.

Por meio desse pensamento, conseguimos definir estratégias essenciais para construir um relacionamento com os associados.

Por esse motivo, conseguimos fazer um diagnóstico para compreender as percepções da nossa Gente Algar, gerando proposta de valor e analisando as jornadas profissionais para encontrar os melhores caminhos.

Deck Jeito de ser Algar: Guia completo pelos universos Algar

Para continuar celebrando a nossa história, convidamos você a conhecer todos os mundos que fazem parte do Universo Algar.

Sabemos que é através da nossa tradição e desejo constante de construir ações de valor que nós buscamos liderança, colaboração e empreendedorismo.

Neste guia, você encontra um pouco mais da nossa cultura, valores e comportamentos que influenciam nossos clientes e trazem resultados de sucesso.

Você também terá uma apresentação detalhada de como dividimos nossas empresas e a área de atuação de cada uma.

O Deck Jeito de ser Algar é um presente para o nosso time e para todas as pessoas que querem aprender um pouco mais das lições do grupo Algar.

Clique e conheça agora o Deck Jeito de ser Algar e faça parte da nossa história.

Por Gustavo Matsumoto, CFO do grupo Algar.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!