[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: O que uma universidade corporativa com 25 anos tem a ensinar?

Aproveitar as oportunidades de uma universidade corporativa como a UniAlgar é acessar novas estratégias de negócios e desenvolver um perfil competitivo, qualificando a sua formação e tendo acesso a novas oportunidades e conhecimentos.

Já que, a educação é um processo valioso que nunca termina e que precisa ser percorrido mesmo após a conquista do melhor emprego. Por isso, é importante continuar buscando o conhecimento, a autonomia e o perfil empreendedor para auxiliar pessoas e prosperar em qualquer ramo comercial.

Pensando nisso, ao longo dos anos, o grupo Algar estruturou a sua própria escola de negócios para atender os públicos internos com qualidade, conhecimento técnico e experiências inspiradoras.

Assim, refletindo sobre a trajetória de 25 anos da UniAlgar, podemos entender como a cultura de aprendizagem nas empresas pode mudar a forma como o conhecimento, o convívio e o reconhecimento podem ser compartilhados e celebrados diariamente.

Confira aqui o que é universidade corporativa, qual a sua importância e tudo o que aprendemos com a UniAlgar. Aproveite e tenha uma boa leitura!


O que é a UniAlgar?

A UniAlgar é a universidade corporativa do grupo Algar. Criada em 22 de setembro de 1998, nosso projeto de educação e negócios foi idealizado para oferecer, principalmente, programas educacionais com metodologias avançadas e com o suporte de especialistas super qualificados para progredir as soluções dos nossos negócios.

Desde o início de nossas atividades, defendemos a educação, a autonomia, as vivências informais e a inovação como caminhos de sucesso para qualquer empresa.

Sua criação foi baseada na decisão de se investir em educação corporativa de forma permanente, para garantir o fortalecimento da cultura organizacional, promover o desenvolvimento de competências e criar um modelo propício à formação dos atuais e novos talentos.

Por isso, percebemos a necessidade de investir diretamente em educação continuada e desenvolvimento das habilidades de nossos associados e a fortalecemos por meio da UniAlgar.

Embasado no nosso propósito “Gente servindo Gente”, conseguimos construir uma educação de sucesso que trabalha as relações humanas na vivência de ensino e no mundo corporativo.

Segundo nossa Diretora de Gente, Eliane Garcia Melgaço, nossa universidade corporativa foi criada porque o Grupo acredita que o melhor caminho para prosperar nos negócios e contribuir com a comunidade é por meio da educação continuada.


As áreas de atuação da universidade corporativa da Algar

Para construir nossa universidade corporativa, formamos um time que valoriza a formação continuada e defende a disseminação do conhecimento.

Nossa atuação está pautada em três frentes:

  • Liderança
  • Cultura
  • Inovação

Com métodos inovadores, curadoria de conteúdo educacional, plataformas de conhecimento interativas, educação a distância, estudos de casos e gamificação, assumimos o desafio de desenvolver as pessoas.

Depois de passar pelos programas de formação, elas devem ser capazes de colocar em prática o que aprenderam para transformar positivamente os negócios e, sobretudo, gerar soluções que façam os clientes prosperarem.

Buscamos parcerias renomadas com os melhores centros de conhecimento e pesquisa do Brasil, como: FGV, ESPM, Amana Key e Inova Consulting.

Dessa maneira, a UniAlgar foi pensada para as necessidades dos negócios e desenvolvimento corporativo.

Por isso, temos metodologias e profissionais qualificados para as mais diversas áreas do negócio, fomentando sempre o desenvolvimento contínuo dos nossos associados e seu protagonismo em busca de novos aprendizados.

Oferecemos uma proposta ampla de conhecimento que combina atualidades, aconselhamento e conhecimento técnico em diferentes equipes de trabalho.



A importância da UniAlgar para o grupo Algar

Para além dos serviços e de toda contribuição que oferecemos com a universidade corporativa, estruturar a UniAlgar foi um projeto muito importante para o desenvolvimento do grupo Algar.

Veja as principais contribuições da UniAlgar para o Grupo:

  • Formação de time de alta performance;
  • Engajamento;
  • Inovação;
  • Sustentabilidade;
  • Valorização da educação;
  • Retenção de talentos;
  • Líderes empreendedores;
  • Propostas para o futuro.

Durante o percurso de educação aprendemos continuamente que métodos inovadores, educação continuada e trabalho em equipe são estratégias vencedoras.

Além disso, o grupo passou a promover pensamento empreendedor dos associados. Considerando tudo o que aprendemos com a UniAlgar, decidimos compartilhar abaixo nossos aprendizados principais.

Desse modo, você também poderá perceber como a universidade corporativa é importante para o mundo dos negócios e para o crescimento profissional.



5 aprendizados sobre universidades corporativas

Veja aqui os 5 benefícios da escola de negócios para a sua empresa ou formação continuada:

1. Mapeie quais são as soft e hard skills de negócios

A primeira das grandes lições que podemos compartilhar é a valorização das habilidades nos negócios que podem trazer mais iniciativas e atitudes empreendedoras.

Assim, o mapeamento auxilia na decisão das práticas educativas que serão trabalhadas com os associados.

Essas habilidades profissionais e comportamentais também são chamadas de soft skills e hard skills. Ambas contribuem com aptidões e conhecimentos dos associados para melhorar a comunicação e desenvolvimento das atividades de trabalho.

2. Dê menos foco em treinamentos e mais foco em aprendizagem informal

Outro ensinamento crucial é que as experiências individuais e conhecimentos repassados informalmente também são valiosos para a universidade corporativa.

Assim, a vivência do dia a dia e a prática que adquirimos no ambiente de trabalho trazem uma bagagem única de conhecimento que pode ser aliada da educação técnica.

Aprendizagem informal e formal são conhecimentos complementares que também estimulamos na UniAlgar.

Aqui, nós aprendemos e ensinamos, buscando sempre o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos e empresas parceiras.

3. Dê espaço para a equipe sugerir temas de interesse

Com o passar dos anos e novas discussões sobre o ambiente de trabalho, o mundo corporativo entendeu que a participação ativa da equipe é um caminho mais assertivo e produtivo para o desenvolvimento das tarefas.

Assim, atualmente, é muito importante construir um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias.

Muitos associados podem contribuir com outros times ou projetos que vão otimizar a rotina. Portanto, faça com que a equipe se sinta acolhida e parte do planejamento.

4. Crie um mapa de aprendizagem

Para facilitar ainda mais o planejamento de educação continuada, sugerimos que você estruture um mapa de aprendizagem com as propostas educacionais que mais combinam com a área de atuação da empresa.

Essa organização também promove o pensamento criativo, engajamento da equipe e o comportamento autônomo e empreendedor. Por isso, aproveite o momento para criar o planejamento ideal de educação e negócios.

5. Crie campanhas pontuais

Por último, a integração entre educação e empresa também auxilia na organização de grandes campanhas, tanto internamente quanto para o público externo.

A estrutura da universidade corporativa facilita o desenvolvimento de ações assertivas que trabalham conhecimento, inovação e práticas para o futuro.


25 anos da UniAlgar: 2023 será um ano de comemorações

Em 2023, celebramos um marco importante para a trajetória de nossa universidade corporativa: o aniversário de 25 anos de história e crescimento da UniAlgar.

Nosso programa de atividades comemorativas visa reforçar nosso compromisso com o futuro, a sociedade e a educação corporativa.

Leia também: Inovações na aprendizagem corporativa que você precisa conhecer!

Por Juliana Afonseca, Gerente de TH e da UniAlgar

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!