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Blog: Equipe de sucesso: dicas de como criar e gerenciar um time produtivo

Vivemos em uma era onde o conhecimento e a informação são pilares fundamentais para que um negócio se torne bem-sucedido.

Justamente por isso, gerir uma equipe de sucesso é uma das áreas mais importantes dentro do universo corporativo. Afinal, as pessoas é que são o combustível para que bons resultados sejam alcançados.

Por sua vez, uma equipe de sucesso é formada por indivíduos motivados e engajados com os objetivos organizacionais. Vale lembrar, porém, que nem sempre é uma tarefa fácil formar e gerir bons times — o que traz um peso ainda maior para aqueles que exercem papel de liderança.

Compete ao líder inspirar um ambiente corporativo mais leve, cujos valores e cultura organizacional estejam impregnados, além de produzir uma equipe de trabalho mais engajada e motivada. Consequentemente, torna-se mais fácil a relação entre os colaboradores, o crescimento do negócio e o aumento da competitividade das empresas.

Mas, afinal, qual a importância de um time produtivo e como estabelecer o “dream team” corporativo? Para responder essa e outras questões, escrevi esse artigo onde detalho o que é um “time dos sonhos”, como melhorar a produtividade e como gerenciar uma equipe.

Finalizo contando um pouco sobre como meu hobby me ajudou a ser um líder melhor. Veja!

Afinal, o que é um Dream Team?

Muitas empresas idealizam em seus departamentos colaboradores que exercem, com maestria, o seu papel.

Para atingir esse desejo, basta apostar em um ambiente de trabalho com viés colaborativo, uma vez que este encoraja a produtividade, coletividade e, até mesmo, propõe um ambiente inovador.

Não é novidade para ninguém que estimular bons talentos passa diretamente por um clima organizacional franco e receptivo, no qual diferentes habilidades são impulsionadas por meio de práticas motivadoras da gestão de pessoas, bem como por tarefas que provocam o trabalho em equipe.

Assim, ao desenvolver uma equipe cheia de bons talentos permite alcançar resultados expressivos, sobretudo quando os colaboradores apresentam competências que se complementam e tornam o time mais forte — e é justamente isso que é um “dream team”, ou time dos sonhos, como é o termo popularizado pelos esportes coletivos.

Portanto, um Dream Team nada mais é do que a formação de equipes com as melhores características possíveis, ou seja, é formado por pessoas que além de se entenderem, têm grande respeito mútuo e uma sinergia de trabalho ímpar.

Leia também: Liderança e desenvolvimento de equipes: um diferencial competitivo

3 dicas de como criar um time produtivo

Como vimos, não há melhor fórmula para atingir o sucesso, senão apostar na formação perfeita para as equipes de variados departamentos. Assim, haverá engajamento e produtividade necessária para que as metas organizacionais sejam atingidas. Mas, então, o que fazer para criar um time produtivo?

Embora essa seja uma tarefa muito desafiadora, é possível atingir excelentes resultados ao se observar e colocar em prática algumas estratégias. Explico melhor sobre cada uma delas abaixo:

  1. Estabeleça um perfil ideal

A primeira grande questão para criar um time produtivo é saber recrutar os talentos com perfil adequado ao que a função exige. Além disso, é fundamental investir em elementos que se tornem vantagem para os candidatos, de modo que eles percebam o valor da instituição e se interessem pelo processo seletivo.

Nesse contexto, o recrutamento deve ser pensado de modo a inspirar o melhor do profissional. Para tanto, é imprescindível conhecer cada detalhe do perfil exigido: experiência, habilidades e soft skills que estão além das qualidades que se espera na realização de determinadas tarefas — resiliência, colaboração, flexibilidade, proatividade, comunicação eficaz, etc.

  1. Ofereça um ambiente colaborativo

Em termos simples, um ambiente colaborativo nada mais é do que aquele onde os profissionais atuam em colaboração uns com os outros. Em outras palavras, é um espaço onde todas as pessoas são engajadas, parceiras e têm voz ativa, diferentemente de ambientes em que os profissionais agem sozinhos em busca de destaque.

Estimular um espaço onde há a colaboração de pessoas nem sempre é uma tarefa simples. Para tanto, deve haver um alinhamento desse tipo de interesse com a cultura organizacional.

A partir daí, uma boa alternativa talvez seja a participação de todos os colaboradores em funções diversas, a fim de que cada um se atualize sobre as atribuições da empresa. Assim, promove-se maior empatia e criatividade.

  1. Deixe claro os objetivos

O propósito de um líder é, basicamente, direcionar pessoas. Por isso, é essencial que os objetivos e metas estejam muito claros, afinal, do contrário as equipes terão uma atuação mais “solta”, sem elementos que conectam todas as atividades.

Para evitar que sempre haja aquela pessoa que estará “remando” para o lado oposto, cada profissional deve entender o seu papel e importância, além de atuar na proposição de melhorias para atingir as metas do negócio.

Leia também: O poder das conexões e como cuidar melhor das relações

5 dicas de como gerenciar um time produtivo

Buscar um bom desempenho e produtividade é imprescindível para qualquer organização. Para tanto, deve-se contar com pessoas direcionadas e comprometidas com resultados.

Nesse contexto, a gestão de um time produtivo assume um papel primordial, sendo inclusive necessário que cada colaborador tenha claro suas responsabilidades.

No entanto, isso não é tudo. A seguir, veja algumas práticas vitais para a gestão de um time produtivo:

  1. Deixe as atribuições muito claras

O principal desafio na montagem e gestão de um time habilidoso é a falta de definição em relação às atribuições de cada um. Assim, é necessário, antes de mais nada, explicar os papéis que devem ser assumidos, de modo a engajar as pessoas para atingirem os objetivos comuns.

Afinal, para entregar o máximo de si, todo o time deve estar em sinergia com o resultado final.

  1. Ofereça suporte

Os gestores cumprem um papel primordial na engrenagem que move as empresas rumo ao seu objetivo. Portanto, a gestão e a supervisão devem acompanhar de perto, oferecendo suporte adequado para que as equipes desempenhem melhor o seu papel, inclusive, oferecendo orientações e treinamentos, quando necessário.

Assim, não basta fixar metas, é necessário dar suporte para que os problemas sejam solucionados assim que surgirem.

  1. Desestimule a concorrência

Manter o time motivado é uma tarefa primordial para a gestão de um time produtivo. Assim, muitas empresas investem em programas de recompensa para incentivar o colaborador.

Embora seja uma estratégia interessante, é preciso cuidado ao utilizá-la, a fim de que seja incentivado apenas a colaboração, minando eventuais concorrências entre os membros do próprio time. Logo, para evitar mal-estar e um clima ruim, priorize a valorização do grupo.

4. Dê feedback

É muito importante para o colaborador entender, com certa frequência, como está o seu desempenho no trabalho.

Assim, fornecer feedbacks continuamente pode contribuir para que ele compreenda a situação da organização, bem como seu desempenho, áreas que poderiam ser melhor elaboradas e o que tem gerado resultados satisfatórios.

Com isso, além de melhorar a performance da equipe, poderá garantir maior produtividade e sucesso.

  1. Potencialize as habilidades da equipe

Equipes de sucesso são formadas por indivíduos altamente qualificados. Isso não significa, porém, que todos são exatamente iguais, sobretudo em um contexto onde se prioriza a diversidade e pluralidade.

Pensando nisso — e no trabalho de gestão eficiente — deve-se estabelecer equipes cuja soma de habilidades se complementam, fazendo um time cada vez mais forte.

Isso reforça ainda mais a importância de conhecer cada colaborador individualmente, a fim de potencializar as habilidades da equipe, aplicando os esforços de maneira conveniente.

Minha experiência no grupo Algar

Me relacionar com as pessoas e estar disponível para aprender novas coisas é algo que valorizo muito. Dentre alguns dos meus hobbies prediletos, mergulhar é uma paixão que me trouxe importantes aprendizados, inclusive sob a ótica profissional.

Sendo o mergulho uma atividade fortemente ligada à preparação psicológica, isso certamente contribuiu para que eu cuidasse de maneira positiva de uma grande variedade de projetos, sem mencionar uma equipe com 16 gestores.

Esse hobby me trouxe mais leveza e direcionamento, especialmente na hora de tomar decisões e ser mais centrado em minhas ações, evitando assim que decisões importantes fossem conduzidas puramente pela emoção.

Conciliar o mergulho com o meu trabalho no grupo Algar me fez perceber que a parceria, o respeito mútuo pelo espaço do outro e compreender bem o ambiente são coisas que tanto o mergulhador quanto um bom líder têm em comum.

Hoje, eu consigo valorizar ainda mais a identidade de cada profissional, além de incentivar a diversidade nas equipes, de modo a trazer resultados cada vez mais expressivos para a nossa companhia.

O que achou deste conteúdo? Se gostou, você também pode se interessar pela importância da avaliação de desempenho na gestão de equipes.

Por Leonardo Buiatti, Coordenador de Projetos na Algar Tech

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