Categorias

Sustentabilidade empresarial: tudo o que você precisa saber para ter um negócio mais sustentável

imagem de uma mulher com tablet na mão que representa uma solução de sustentabilidade empresarial

Um dos temas que está cada vez mais em evidência no mundo dos negócios diz respeito ao conceito de sustentabilidade empresarial. A discussão vem desde antes da pandemia, mas esse momento de transformações pode acentuar a busca por ainda mais sustentabilidade dentro das empresas.
Isto é, porque o mundo precisa olhar com mais atenção para o uso de recursos naturais e, principalmente, pensar em maneiras de crescer sem aumentar o impacto negativo das atividades empresariais no planeta. Cada vez mais, o mundo busca inovação e criatividade por parte das empresas nesse sentido.
Por isso, vamos falar mais neste artigo sobre o que você precisa saber para aplicar a sustentabilidade empresarial no seu negócio.
 

O que é sustentabilidade empresarial?

 
Sustentabilidade empresarial diz respeito à viabilidade empresarial, responsabilidade social e preservação ambiental. Ou seja, o conceito se propõe a tornar uma empresa viável operacionalmente e, ao mesmo tempo, com impacto social positivo e menor impacto ambiental.
A sustentabilidade corporativa tem um tripé da sustentabilidade:
 

  • Social: ações que ajudam colaboradores, a sociedade e comunidade que se relaciona com a empresa;
  • Ambiental: medidas para reduzir o impacto ambiental da empresa, como redução de resíduos e projetos ambientais; 
  • Econômico: práticas de gestão financeira que ajudam a manutenção de projetos e, também, garantem viabilidade econômica do negócio;

 
O vídeo abaixo mostra algumas dimensões da sustentabilidade para pequenas empresas, deixando claro que qualquer negócio, de grandes conglomerados até startups, podem contribuir com um mundo melhor e com uma perspectiva empresarial mais sustentável:

 

Vantagens da sustentabilidade empresarial

Empresas que praticam a sustentabilidade empresarial obtém uma série de vantagens:

  • Economia: o home office, por exemplo, diminui gastos com energia, água e recursos da empresa, além de reduzir as emissões de gases geradas pelo transporte dos colaboradores. É uma ação sustentável que contribui para o meio ambiente.
  • Percepção de marca: com mais pessoas preocupadas com o nosso ecossistemameio ambiente e impacto social, empresas que têm a sustentabilidade empresarial em seu DNA se destacam da concorrência. Assim, além de cuidar do planeta, se conectam com consumidores que valorizam e optam por empresas, produtos e serviços que estão aderentes a esse tipo de prática. 
  • Investimentos: empresas sustentáveis podem atrair formas de investimento como os investimentos ESG, que são investimentos sustentáveis feitos devido ao impacto positivo de fundos além do dinheiro e lucro.

 

Como aplicar na sua empresa?

 
Aplicar a sustentabilidade empresarial na sua empresa é menos difícil do que pode parecer. Dessa forma, é possível começar aos poucos, a começar pela definição de uma cultura organizacional que tenha a sustentabilidade como um de seus objetivos.
Além disso, pense em sustentabilidade na criação do plano de ação para 2021. Veja como a empresa lida com a questão atualmente, encontre pontos de melhoria e estabeleça estratégias e ações que dialoguem com um futuro mais sustentável.
Também existem ações práticas como:

  • Reciclagem de materiais;
  • Reutilização de matéria-prima;
  • Busca por insumos ecológicos;
  • Uso inteligente de recursos como água e energia;
  • Utilização de energias limpas, como a solar;
  • Descarte adequado de resíduos;
  • Digitalização de documentos;
  • Home-office;
  • Incentivo de transportes alternativos e de baixo impacto ambiental na equipe;
  • Parcerias com stakeholders também preocupados com a sustentabilidade empresarial;
  • Projetos sociais;

 
Na Algar, por exemplo, as ações sempre visam proteger o negócio, as pessoas e o planeta. Afinal, prosperidade e perenidade são resultados do trabalho realizado com integridade e, dessa forma, todos ganham: o grupo Algar e os públicos que se relacionam com a empresa. E por isso, no ano de 2020 pudemos receber o resultado de um trabalho que valoriza os nossos propósitos e a essência de servir, confira:
Desse modo, dentro dos projetos sustentáveis, a Algar Farming, uma das empresas do Grupo, recebeu o prêmio 2020 Referência, que reconhece as 10 melhores empresas destaques do ano. Quem recebeu o prêmio foi a movelaria Pacajá Móveis com Origem, uma frente de atuação da empresa, como reconhecimento ao trabalho de qualidade e sustentável. 
Ao passo que, completamos 90 anos de história, em 2020, recebemos um presente pra lá de especial. A Algar Telecom foi eleita a Empresa do Ano e a Melhor Telecom de 2020 pelo prêmio Melhores e Maiores da Exame.
Fomos homenageados como a marca que mais representa Uberlândia, cidade sede da Algar, e o nosso fundador, Alexandrino Garcia, como Líder que Inspira. A saber, a homenagem aconteceu no 23º Top of Mind, que reconhece empresas e empreendedores mais lembrados pelo público e foi transmitida ao vivo no canal oficial da ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia.
E o Prêmio ABT, uma das maiores premiações em Relacionamento com o Cliente do Brasil. Ela tem como propósito reconhecer e divulgar as melhores práticas de atendimento e relacionamento com o cliente. O grupo Algar foi classificado em 1º lugar deste TOP 20, com grande destaque pelas melhores práticas de atendimento e relacionamento com o cliente por duas décadas, em reconhecimento a todas as suas empresas.⠀
Por fim, também fomos premiados como uma das Empresas com Melhores Práticas de Ouvidoria do Brasil pela ABRAREC. 
Assim, colecionamos tantos aprendizados e reconhecimento, resultado de uma empresa sustentável que opera seus negócios sem comprometer sua existência e nem a das gerações futuras, buscando ao máximo um ciclo virtuoso de desenvolvimento e respeito nas dimensões Social, Cultural, Ambiental e Financeira.
Para você aprender ainda mais sobre sustentabilidade empresarial, conheça a atuação do Grupo Algar neste tema!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!