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Por que o employer branding é importante para as organizações

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A imagem de uma marca é fundamental para atingir novos clientes e manter uma boa relação com parceiros. Neste contexto, uma área importante que contribui para que o reconhecimento de uma empresa seja positivo é o employer branding.

Você já se perguntou por que muitas companhias são o sonho de alguns profissionais? Existem marcas que são reconhecidas não apenas por seus produtos e serviços, mas também por serem ótimas com seus colaboradores.

Para você saber mais sobre o assunto, explicaremos aqui o que é employer branding, quais seus benefícios e por que você deveria se importar com a imagem que seus colaboradores têm da sua empresa. Confira!

O que é employer branding?

O employer branding é a vontade que as pessoas têm de trabalhar em uma determinada empresa. Também conhecido como marca empregadora, esse conceito se refere ao estímulo que uma companhia provoca em seus colaboradores — e, principalmente, em quem deseja se tornar colaborador daquela marca.

Employer branding também diz respeito à experiência dos colaboradores em uma companhia. Quanto mais positiva for a vivência das pessoas dentro de uma empresa, mais eles estarão engajados e se tornarão embaixadores dessa marca, o que traz vários benefícios como veremos a seguir.

A ideia de employer branding tem forte relação com a cultura organizacional de uma empresa. Essa ideia dá aos colaboradores a sensação de pertencimento a algo maior e proporciona crescimento para a empresa e também para as pessoas que a integram.

Veja mais sobre employer branding neste vídeo:

Você sabe o que significa Employer Branding?

Quais os benefícios do employer branding?

Existem vários benefícios que uma marca empregadora positiva traz para uma empresa. Isso acontece no âmbito interno e externo, fazendo daquela companhia uma referência em seu setor. Vamos ver algumas das vantagens?

Reconhecimento do público

Uma marca conhecida como uma boa empresa para se trabalhar gera empatia e traz reconhecimento perante clientes e potenciais consumidores. Assim como a qualidade de um produto ou serviço, ser uma companhia que sabe lidar com pessoas mostra para seu público-alvo que a sua marca entende de gente.

Afinal, se você trata bem os seus colaboradores, também saberá atender com excelência os seus clientes. Lembre-se que esses colaboradores também atuarão com o público, e se eles estiverem felizes, vão fazer o seu trabalho com mais qualidade e interesse!

Atração de pessoas

Um dos maiores desafios de uma empresa é atrair candidatos qualificados e que estejam alinhados com a sua cultura organizacional. Essa preocupação é válida para ter como colaboradores pessoas que estejam estimuladas e queiram de fato vestir a camisa.

Com o employer branding, você consegue mostrar como a sua empresa é reconhecidamente um ótimo lugar para trabalhar e, dessa forma, atrair pessoas qualificadas e com propósito para seus processos seletivos.

Imagem positiva com stakeholders

Cada vez mais as empresas estão se preocupando com o bem-estar não apenas de seus funcionários, mas também dos colaboradores de parceiros. Isso acontece porque as marcas têm tomado consciência de que todos devem fazer a sua parte para promover qualidade de vida para as pessoas, e as empresas podem fazer parte disso.

Se a sua companhia é reconhecidamente um bom lugar para os colaboradores, os diversos stakeholders da marca tornam-se importantes aliados. Isso acontece porque eles passarão a mostrar a outros parceiros e também a seu público como a sua empresa tem uma série de atitudes positivas com as pessoas que trabalham nela, servindo de exemplo para o seu mercado!

Retenção de talentos

Colaboradores felizes não são apenas mais eficientes, mas também permanecem na empresa por mais tempo. Isso diminui o turnover e faz com que a sua marca retenha talentos que possuem conhecimentos essenciais para a sua companhia crescer cada vez mais.

Logo, ter um bom employer branding ajuda não apenas a atrair pessoas, mas também reter talentos. Mantenha na sua empresa pessoas que se orgulham do local de trabalho e recomendam sua marca para outros colegas e, principalmente, clientes!

Por que se importar com employer branding?

A cultura de inovação das empresas é uma tendência que traz muitas possibilidades para as marcas. Uma delas é romper barreiras, pensar diferente e usar recursos variados para alcançar as pessoas, sejam elas profissionais ou clientes.
Diante disso, a transformação digital pela qual passamos faz com que as informações sejam trocadas de forma rápida e alcance diferentes lugares. No âmbito dos seus colaboradores, isso significa dizer que eles falam da sua empresa com diferentes pessoas. Podem ser colegas de trabalho, familiares, amigos ou mesmo desconhecidos.

Logo, qual é a imagem da sua marca que você quer propagar por meio dos seus colaboradores. Se você faz um bom trabalho de employer branding, a sua marca empregadora será reconhecida como um lugar ótimo para se trabalhar, que respeita pessoas, promove aprendizados, oferece oportunidades de crescimento e busca melhorar a qualidade de vida e bem-estar da equipe.

Por isso você precisa se importar com o employer branding: para transformar os seus colaboradores em verdadeiros embaixadores da sua marca!

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