Categorias

Gestão a distância: 5 dicas para implementar na sua empresa

Foto de uma pessoa usando um notebook enquanto está em uma videoconferência praticando a gestão a distância.

A gestão a distância é um modelo de gerir pessoas que já existe há algum tempo, mas que tem se tornado cada vez mais popular conforme o home office para empresas torna-se não apenas necessário, mas também vantajoso para todos.

Afinal, em um contexto de isolamento social, estamos distantes fisicamente. Entretanto, a tecnologia permite que muitas equipes continuem trabalhando de forma próxima e integrada, mesmo que digitalmente. Além disso, o trabalho a distância é uma tendência que veio para ficar, principalmente em um mundo pós-pandemia.  

Dessa forma, a gestão a distância é fundamental para garantir o acompanhamento de atividades do time, o alcance de metas e, ao mesmo tempo, manter a efetividade da gestão de pessoas. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e trazer 5 dicas para que você possa fazer uma gestão a distância muito mais eficiente!

Por que falar em gestão a distância?

A gestão a distância já acontecia, por exemplo, em multinacionais ou empresas com filiais em diferentes lugares do Brasil. Dessa forma, as companhias podem aumentar sua presença regional ou local, com a sede administrando equipes que estão nesses lugares.

Contudo, diante da pandemia, muitas empresas aderiram ao home office e é comum encontrar equipes que podem até estar na mesma cidade, mas que trabalham com cada integrante em sua casa. O trabalho remoto agradou 80% dos gestores brasileiros, diz pesquisa da ISE Business School, afinal traz benefícios como:

  • Aumento de qualidade de vida, com jornadas flexíveis;
  • Ganho de tempo, sem perder horas em deslocamento;
  • Redução de gastos com espaço físico, aluguel, transporte etc.;
  • Aumento da produtividade da equipe, diante das vantagens anteriores.

Porém, gestores que não trabalharem para fazer um gerenciamento de equipe de forma remota podem se deparar com problemas diversos:

  • Dispersão da equipe;
  • Atrasos nas entregas;
  • Falhas de comunicação;
  • Sobrecarga de atividades no time.

Tudo isso vai prejudicar os resultados da empresa em um contexto que já está desafiador. Por isso, veja como você pode implementar a gestão a distância da sua equipe com eficiência!

5 dicas de gestão a distância para você seguir

1) Confie na equipe

Confiar na capacidade de entrega do seu time é o primeiro passo não apenas para uma boa gestão a distância, mas principalmente para uma gestão de pessoas melhor. Uma boa liderança envolve confiança, que por sua vez permite delegar tarefas, respeitar prazos e aumentar a autonomia de cada integrante da equipe. Assim, todos poderão se envolver com as atividades, desenvolver habilidades e cumprir responsabilidades.

2) Mantenha a comunicação

A comunicação deve ser eficiente em qualquer equipe, mas o trabalho remoto pode dificultar isso. Por isso, busque formas de manter a comunicação do time na frequência necessária. Porém, isso não significa enviar mensagens, e-mails ou fazer reuniões virtuais em excesso: uma comunicação efetiva mantém canal de diálogo aberto entre pessoas, esclarece dúvidas e permite conversas sempre que for preciso.

3) Utilize recursos digitais

Videoconferências são muito úteis para manter a comunicação na equipe, por exemplo. Ferramentas de gestão e de gerenciamento de projetos também são aliadas de uma boa gestão a distância. Da mesma maneira, os métodos ágeis facilitam atividades e trazem mais dinâmica para a execução de tarefas, o que é ainda mais importante quando falamos em trabalho a distância.  

4) Estabeleça diretrizes de trabalho

Falando em trabalho, estabelecer horários de expediente e de reuniões é importante, assim como definir processos. Todos na equipe precisam saber o que se espera deles, quais os objetivos a cumprir e quais atividades precisam desempenhar para alcançar metas. Em outras palavras, estabeleça o que fazer, quem faz, como faz e quando entregar o trabalho feito.

5) Cuide do bem-estar do time

Trabalhar apenas em casa por ser cansativo, por isso é importante observar o seu bem-estar e o da equipe. Estimule pausas entre horas de trabalho, procure não prolongar reuniões e, principalmente, mostre a sua preocupação com a qualidade de vida do time. Falar sobre o assunto é importante para que as pessoas se sintam valorizadas e busquem formas de se adaptar da melhor forma possível ao trabalho remoto.

Como resumo, assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre as vantagens, os desafios e como fazer uma gestão a distância de forma efetiva:

Além de saber mais sobre gestão a distância e ver dicas para isso, conheça agora soluções para você fazer a gestão a distância da sua equipe!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!