Categorias

Como manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é desafiador, porém fundamental para que a rotina do dia a dia não se torne prejudicial para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa.

É possível equilibrar a carreira com todas as outras áreas da vida e, dessa forma, conseguir realizações em ambos os aspectos.

Não faltam motivos para buscar o equilíbrio entre o trabalho e a família, amizades e saúde física e mental, assim como outros aspectos pessoais.

Minha experiência mostra que essa busca permite grandes realizações na vida.

Por que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante?

Entre os motivos para qualquer pessoa tentar, ao máximo, manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão:

  • Preservar a saúde física e mental, o que diminui riscos relacionados a doenças com origem no excesso de trabalho, como burnout;
  • Ter mais disposição não apenas para trabalhar, mas também para outras atividades, seja de desenvolvimento profissional, seja para satisfação pessoal;
  • Conseguir atingir sonhos e objetivos de vida em diferentes campos, pois nenhuma área irá se sobrepor a outra e, dessa forma, torna-se mais possível conseguir realizações nos âmbitos profissional e pessoal.

5 Dicas de como manter equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Minha prioridade é minha família, mas sou muito comprometida com meu trabalho, desta forma tento definir minhas prioridades diárias, tenho uma equipe extremamente competente e confiável para me apoiar no meu dia a dia.

Minha família tem me apoiado bastante, meu esposo e filhas, mas para relaxar e fazer algo diferente atuo ativamente no Programa de Voluntariado o qual me traz energia e alegria diária de poder transformar a vida de muitas pessoas através de ações sociais e educacionais que realizamos com a comunidade e com nossos associados.

Abaixo, destaquei cinco dicas de como manter equilíbrio entre vida profissional e pessoal

1) Se preocupe em manter hábitos de vida saudáveis

Entendo que a saúde é um dos aspectos principais para a vida e para que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal possa ocorrer. Isso porque, sem saúde, fica muito difícil ter disposição para ir em busca de nossas realizações.

Gosto muito de correr, ir ao parque e academia e sei como a atividade física é essencial para permitir que eu possa ter energia para fazer tudo o que preciso no dia.

2) Procure cultivar bons relacionamentos

Manter amizades e relacionamentos profissionais e familiares faz a diferença na vida de quem quer equilibrar a carreira com aspectos pessoais.

Sou casada e tenho duas filhas, uma de 4 e uma de 12 anos, e adoro brincar e me divertir com elas e com minha família. Em meu tempo livre, adoro estar com eles e viajamos com frequência ou fazemos confraternizações com amigos também.

3) Tenha atividades além das profissionais

Além do trabalho, procurar outras atividades também ajuda a oxigenar a cabeça e, também, adquirir outros aprendizados e descobrir novas paixões, que podem aumentar a satisfação profissional e pessoal.

Sou líder social do programa de voluntariado da Algar, onde realizamos várias ações sociais ao longo do ano por meio do apoio a ONGs de rua, idosos, crianças, famílias carentes e escolas.

Sou apaixonada pelo programa e também sinto que ele agregou muito à minha vida, tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o crescimento pessoal.

4) Nunca pare de aprender

Nunca parar de aprender também é importante para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, tanto para desempenhar melhor o trabalho quanto para não se acomodar e, com isso, manter o desenvolvimento pessoal ao longo da vida.

Sempre que posso, realizo cursos e certificações voltados para minha área, principalmente porque, para acompanhar a transformação digital das organizações, é essencial contar com expertise específica e, também, habilidades que permitem alinhar o foco do negócio e usar novas tecnologias para cumprir a estratégia da empresa frente à competição do mercado.

5) Delegue mais

Delegar com confiança é um dos segredos para evitar a sobrecarga de trabalho. Quando delegamos, auxiliamos o desenvolvimento profissional da nossa equipe e conseguimos identificar quem é mais adequado para lidar com determinadas tarefas ou projetos.

Representatividade das mulheres no mercado da tecnologia

Ser uma profissional de TI é desafiador, especialmente no caso de mulheres que são mães e precisam conciliar esses dois aspectos.

Ao mesmo tempo, é fundamental promover essa representatividade para que outras mulheres possam ver que sim, é possível atuar no mercado de tecnologia da informação, independentemente do seu gênero.

Leia também: Saiba como a Algar promove a igualdade de gênero no Grupo

A minha filha de 12 anos, por exemplo, em vários momentos gosta de participar de alguns encontros profissionais que vou.

E diversas vezes ela me pergunta o que é ser de TI e mostra interesse no que eu faço. Sempre tento mostrar para ela o que é esse mundo e abordar tendências do setor, quem sabe ela goste e se interesse em ser uma profissional de TI também.

Dicas para mulheres que buscam crescimento no mercado da tecnologia

Persistência: sempre fui uma pessoa persistente em tudo que faço e corro atrás dos meus objetivos, é primordial para se ter sucesso a persistência;

Aprendizado constante: em nossa área de atuação [TI] é fundamental estar em constante aprendizado, a tecnologia muda a cada dia e precisamos estar atentos a essas mudanças e tendências tecnológicas;

Empatia: como líder vejo que é fundamental se colocar no lugar do próximo no sentido de entender que somos pessoas, todos possuem seus desafios, limites diários e nos como gestores precisamos ter esse vies de entendimento e empatia para com nossos subordinados.

Foco em resultados: não existe trabalho quando não temos foco em resultado, é fundamental trabalhar com foco em resultado.

Cultivar boas relações: hoje em dia, precisamos ter uma boa relação com todos da empresa, no final das contas todos somos uma equipe que de alguma forma se conectam em algum momento para entregar valor e resultado para a empresa. Relações saudáveis fazem a diferença tanto no trabalho e também no pessoal, pois assim criamos laços de parceira e confiança.

Em resumo, estude, pratique e seja firme em seus propósitos, a persistência te leva longe! Em nossa área de TI é fundamental estar em constante aprendizado, a tecnologia muda a cada dia e precisamos estar atentas a essas mudanças e tendências tecnológicas.

Então, se dedique aos estudos, você que ainda está na faculdade busque um estágio na área, isso vai te ajudar a colocar em prática o que aprendeu, seja curiosa, faça boas relações, acompanhe as tendências tecnológicas, esteja atenta e inove.

Precisamos de jovens inovadoras que queiram mergulhar nesse mundo desafiador e com muitas possibilidades de aprendizado.

Minha experiência na Algar

Estou no grupo Algar há mais de 10 anos e comecei na área de suporte. Desde então, fui desenvolvedora, analista de negócios, GP, coordenadora de fábrica de software e supervisora de equipe até chegar ao meu cargo atual, de coordenadora de TI das áreas de Sustentação de Aplicações de todo o legado de sistemas da Algar Tech e Delivery (Implantação de projetos).

Frente à área de sustentação de aplicações, nosso objetivo é garantir que todos os sistemas estejam em pleno funcionamento. Trabalhamos para manter nosso ambiente (sistemas) operando em alta disponibilidade e, assim, entregarmos nosso SLA conforme o acordado com nossos clientes.

Frente à área de delivery, nosso desafio é implantar soluções tecnológicas que atendam as necessidades corporativas, das operações e dos nossos clientes, pensando principalmente na satisfação e melhora do desempenho do negócio, através de entregas customizadas e inovadoras.

Além disso, também sou responsável frente ao programa de voluntariado da Algar Tech de Uberlândia, o qual realizamos várias ações sociais e educacionais durante todo o ano apoiando Ongs de rua, idosos, crianças, famílias carentes e escolas municipais.

O que mais gosto no meu trabalho é oferecer soluções de atendimento e tecnológicas que atendam às necessidades de clientes em diversas frentes e que permitam a eles estarem plenamente satisfeitos com nossas soluções customizadas e inovadoras.

A Algar nos proporciona crescimento profissional e flexibilidade para procurarmos dentro da própria empresa onde realmente queremos estar, e assim estarmos felizes no que realmente gostamos de fazer! Isso se torna um ambiente saudável para ambas as partes, gerando transparência e confiança entre empresa e associado.

O Grupo tem focado ativamente na gestão de pessoas, capacitando os líderes das áreas para que possamos engajar nossos subordinados, servindo como fontes de inspiração por meio de nossas atitudes e também tem estimulado o aprendizado através de plataformas de treinamentos, mostrando na prática o propósito Gente servindo Gente.

Além disso, o Grupo também promove reuniões em equipe, capacita os associados através de cursos, workshops e palestras, estimula nossa criatividade através de programas internos que geram resultados financeiros e agregam valor para a empresa onde todos ganham, a empresa e o associado, seleciona mentores para fortalecer nossa cultura e disseminar conhecimento entre associados de diversas áreas e, assim, motiva ativamente nossos associados a buscarem crescimento profissional constante.

O grupo Algar está no meu DNA e entendo que todas as minhas conquistas durante minha trajetória como profissional de TI eu devo ao Grupo.

Me dediquei, e ao mesmo tempo, a empresa me proporcionou isso, ao me permitir mergulhar em diversos projetos, em TI e no próprio voluntariado. Quero participar de tudo o que a Algar proporciona pra gente.

Se você também quer fazer parte do grupo Algar e crescer pessoalmente e profissionalmente, conheça as nossas vagas!

Iramilda Soares, Coordenadora de TI – Sustentação de Aplicações e Delivery (Implantação de Projetos) na Algar Tech.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Praticidade na sua carteira

Por mais que a tecnologia já faça parte da nossa vida, ainda nos vemos lotando nossa carteira com inúmeros cartões de crédito, débito, lojas e

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!