Categorias

As principais tendências do mercado de trabalho para 2022.

Depois de um 2021 cheio de desafios nos âmbitos social, pessoal e profissional, é hora de olhar para frente e entender quais serão as principais tendências do mercado de trabalho para 2022.

É importante antecipar-se, afinal estamos em um momento de transformações rápidas e constantes que exige uma série de habilidades.

Ao mesmo tempo, existem conceitos e assuntos que ficaram em evidência durante o período de pandemia e que tendem a continuar em destaque ao longo dos próximos anos.

Entenda quais são as tendências em relação ao mercado de trabalho e, principalmente, como você consegue acompanhar as transformações por meio do desenvolvimento profissional.

3 tendências do mercado de trabalho em 2022

1) Trabalho remoto e híbrido

O home office, que é o trabalho em casa, e também o anywhere office, que é a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar, são modelos que vieram para ficar após serem acelerados pelo período de isolamento social da pandemia.

Isso porque essa forma de trabalhar traz benefícios não apenas para colaboradores, mas também para as empresas.

Mais tempo para a vida pessoal e familiar, menos tempo em deslocamentos, menos gastos na manutenção de espaços físicos e aumento da produtividade são alguns dos benefícios trazidos por essa mudança.

Leia também: 5 dicas para deixar o home office mais produtivo

Além disso, o trabalho remoto, seja ele parcial ou integral, também permite mais flexibilidade na jornada de trabalho.

Isso ajuda a equilibrar a vida profissional e pessoal e contribui para atrair e reter colaboradores.

2) Preocupação com bem-estar e saúde mental

Preocupações com saúde mental, bem-estar e qualidade de vida ficaram em evidência durante esse ano e é uma tendência que veio para ficar.

Pesquisa da consultoria Willis Towers Watson com 186 empresas no Brasil mostra que 78% planejam personalizar estratégias relacionadas a cuidados com a saúde nos próximos 3 anos.

O mesmo levantamento indica que, entre os fatores que mais impactam a força de trabalho das empresas pesquisadas, estão:

  • Estresse (83%);
  • Depressão e ansiedade (82%);
  • Sedentarismo (69%).


Logo, é fundamental ter atenção para a qualidade de vida. Isso deve ser feito não apenas pelas empresas, para que proporcionem uma experiência de trabalho positiva para suas equipes.

Colaboradores também devem procurar ajuda sempre que alguma questão de saúde mental se tornar um problema para a vida pessoal e profissional.

3) Habilidades socioemocionais e técnicas

As soft skills e hard skills continuarão em destaque pelo próximo ano, especialmente porque elas são fundamentais para um ambiente de trabalho que é híbrido, tecnológico e no qual existem constantes mudanças e disrupções.

Por isso, além do conhecimento técnico de ferramentas, aplicativos e outros recursos específicos (hard skills), é essencial buscar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (soft skills), como flexibilidade, liderança, empatia e trabalho em equipe.

Como desenvolver competências do futuro?

Para desenvolver as habilidades e competências que ajudarão a acompanhar as tendências de 2022 e além, você pode seguir dicas como:

  • Nunca parar de aprender e buscar um aprendizado contínuo, duradouro e que seja realizado ao longo da vida, ou seja, adotar para a vida profissional o conceito do lifelong learning;
  • Nesse sentido, buscar workshops, cursos e outras formas de aprender novas competências e, principalmente, as habilidades do futuro que trazem diferenciais para o currículo;
  • No âmbito das empresas, apostar em recursos que promovem o aprendizado e desenvolvimento profissional de forma interativa e lúdica, como é o caso da gamificação;
  • Em relação às lideranças, acompanhar a equipe de perto, observar o time de forma coletiva e individual e usar métodos que auxiliam no aprendizado das pessoas, como o feedback e a avaliação de desempenho.

Por falar em tendências, é importante acompanhar as inovações e novidades também no campo tecnológico, pois muitas delas influenciarão cada vez mais o mercado e o ambiente de trabalho. Fique por dentro das tendências da área de tecnologia!

Por Ana Paula Rodrigues, VP de Gente da Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Jovem adota senhora de 70 anos

Algumas histórias são realmente incríveis e particulares. Já imaginou uma criança que sofreu um acidente aos 10 anos e que, abandonada pela família, viveu mais

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!