Categorias

A importância das áreas de RH (TH)

imagem com pessoas que representam uma solução de talentos humanos

Os talentos humanos de uma empresa são extremamente valiosos para qualquer companhia, não importa a sua área de atuação, porte ou tempo de história. Afinal, apenas com uma boa gestão de pessoas é possível oferecer os melhores produtos e serviços para o público externo.
Por isso, o setor de pessoas é peça-chave dentro de uma organização. Isso porque é essa a área responsável por observar uma série de aspectos que dizem respeito aos colaboradores e, principalmente, em como está a relação dessas pessoas com a empresa.
Dessa forma, as áreas de RH desempenham um importante papel na gestão de talentos humanos, sempre com o objetivo de proporcionar uma relação cada vez mais produtiva entre a empresa e as pessoas. Saiba mais sobre a importância das áreas de RH e, ao mesmo tempo, o que significa uma boa gestão de talentos humanos!
 

A importância do RH na empresa

A área de Recursos Humanos é crucial para o funcionamento de uma empresa. Afinal, não existe negócio sem funcionários, certo? Não importa o tamanho: qualquer empresa conta com capital humano, e ele é muito importante para garantir não apenas o funcionamento da companhia, mas principalmente o seu crescimento.
Afinal, apenas com colaboradores motivados, satisfeitos e felizes em suas funções é que uma empresa consegue oferecer bons produtos e serviços, realizar atendimentos de excelência aos clientes, pensar em inovações, melhorar atividades etc. 
Dessa maneira, o sucesso empresarial de um negócio passa por uma boa gestão de recursos humanos, que perceba as características de cada integrante do time, reforce pontos positivos, identifique pontos de melhoria e permita que cada pessoa atue de  forma cada vez melhor.
 

Recursos humanos vs. Talentos humanos

Apesar da relação com colaboradores de uma empresa, os conceitos de recursos humanos e talentos humanos reservam algumas diferenças cruciais para qualquer empresa que deseja entender de fato como deixar seus colaboradores felizes. As ideias podem ser complementares, mas você precisa observar tanto aspectos da gestão de talentos humanos quanto os recursos humanos. Saiba mais!
 

Recursos humanos

De forma tradicional, a área de recursos humanos (tecnicamente chamada de departamento pessoal) é responsável pela parte de contratações, benefícios de funcionários, salários, plano de saúde e outras. O RH garante não apenas os processos seletivos para entrada de novos colaboradores, mas também de aspectos técnicos da permanência deles na empresa e, também, nos casos de desligamento. 
Porém, essa é uma visão do passado: o RH tem desempenhado funções cada vez mais estratégicas, que impactam diretamente em desempenho e resultado de uma empresa. O RH Ágil já é uma realidade e utiliza, por exemplo, conceitos relacionados a métodos ágeis, transformação digital e muitos outros.
 

Talentos humanos

Para além da parte burocrática da gestão de pessoas que, antigamente, era a principal atuação do RH, a gestão de Talentos Humanos é muito mais abrangente. Um olhar para Talentos Humanos não apenas observa relações trabalhistas, mas também dedica-se às potencialidades de cada pessoa do time.
Dessa forma, uma gestão de talentos humanos valoriza as diferenças, atua de forma individual sobre pontos de melhoria e enxerga cada ser humano que faz parte da empresa também sob o aspecto pessoal. Ou seja: as pessoas não são apenas colaboradores que podem contribuir com o crescimento da empresa, mas principalmente são seres humanos que contam com qualidades, ideias, desejos e muito mais. E tudo isso pode ser aproveitado para promover crescimento tanto para a empresa quanto para a vida e a carreira dos colaboradores.
Com uma boa gestão de talentos, grandes empresas atraem profissionais qualificados, retêm seus colaboradores e se tornam exemplo de employer branding, que diz respeito à experiência positiva dos funcionários em uma empresa e, também, ao interesse do público externo em fazer parte do quadro de colaboradores.
Na Algar, a gestão de talentos é prioridade e fundamental para garantir a perenidade da companhia. Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre a gestão de talentos humanos da Algar:
 

 

Encontro de TH na Algar

No grupo Algar, as áreas de Talentos Humanos das empresas são as guardiãs dos processos de educação, desenvolvimento e gestão de todos os nossos algarianos. Por isso, criamos o Encontro de Talentos Humanos, como uma grande oportunidade para que os THs dediquem parte do seu tempo para compartilhar pontos de vista, conhecer tendências, aprender com as experiências dos colegas e também receber orientações estratégicas da Diretoria Corporativa de Talentos Humanos do Grupo.
 

Edição 2020

Esse ano, a edição 2020 do nosso Encontro de TH se dividiu em 3 momentos, em um novo formato, totalmente online e contou com a participação de mais de 100 associados da área.
No primeiro dia, contamos com os ensinamentos e palestra de Alexandre Di Micelli, que reforçou a importância da resiliência, que tem como cerne aprender com os desafios e, a partir deles, se tornar melhor do que era antes. Assim, ele fez também uma profunda reflexão sobre como o modelo de sucesso das organizações do século XX está ultrapassado e é prejudicial a longo prazo.
Segundo ele, a receita para o insucesso das organizações no século XXI é se ver como uma grande máquina, linear, padronizada, com alto controle, processos e regras rígidas, com a crença ilusória na racionalidade absoluta e uma cultura punitiva, baseada no medo, estresse, pressão, nos resultados a curto prazo, já que os passivos irão aparecer a longo do tempo.
Assim, o sucesso das organizações no século XXI, para Di Micelli, depende de uma cultura baseada na ciência, com um ambiente seguro, empático, emocionalmente positivo, no qual as pessoas se sintam confortáveis em criar relacionamentos de longo prazo. É a evolução do líder mercenário para o líder cooperativo, consciente de que o valor da organização está na saúde mental das pessoas que a compõe.

O segundo momento do Encontro de TH começou com a participação da Bell Gama, sócia fundadora da Air – Agência de Consultoria e parceira do grupo Algar no projeto corporativo de employer branding de 2021.
A Bell é palestrante e influenciadora sobre marca empregadora e employer branding no Brasil e foi convidada para apresentar o projeto, além de conceitos e cases muito interessantes sobre marca empregadora, EVP, employer branding e a importância do Propósito no Trabalho. 
No 2º momento do Encontro de TH também aconteceu um compartilhamento das principais realizações e aprendizados de 2020 e o planejamento de 2021 da Unialgar, Instituto Algar, Aviva, Brain e Algar Farming. Assim, foi um momento rico para geração de insights e trocas de experiências entre as empresas, compartilhando as melhores práticas.

Por fim, no 3º momento, contamos com a palestra da Mariana Ramos Dias, CEO e Co-founder na Gupy.
 

Depoimento sobre a edição

A gerente de TH do grupo Algar, Juliana Afonseca deixou um depoimento onde fala mais sobre esse momento do Encontro de TH:
“O Encontro de TH pra gente é um momento extremamente rico, um momento em que a gente troca muita experiência entre as empresas, conhece profundamente os projetos de cada uma delas. Além da gente contar com palestrantes externos, que trazem pra gente as melhores práticas de mercado, as principais tendências na gestão de pessoas para nos ajudar no planejamento do ano seguinte. “
Com o propósito de aproximar e trazer reflexões, o Encontro de TH é um dos eventos mais importantes para o setor e empresa, pois além de fundamental, é o momento de troca e valorização dos nossos algarianos.
 
Saiba mais sobre como funciona a área de Talentos Humanos da Algar e acesse a nossa página de carreiras!
 

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!