Categorias

Sustentabilidade sem mistérios: como começar a colocar em prática

A sustentabilidade é uma prática que precisa estar em qualquer empresa e moradia. Nesse sentido, é importante termos em mente que somente com a redução de consumo e a prática de hábitos sustentáveis conseguiremos aproveitar os recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente.

Por essa razão, as empresas e as pessoas precisam repensar urgentemente os hábitos individuais e coletivos, promovendo o máximo de mudanças que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Assim, evitaremos os impactos negativos do aquecimento global e a escassez de recursos essenciais.

Veja aqui como você pode adotar práticas sustentáveis na sua vida e dentro da sua empresa e saiba tudo sobre a sustentabilidade. Boa leitura!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade significa o equilíbrio entre a preservação e o uso dos recursos naturais. É um processo que tem relação direta com o desenvolvimento econômico e social de um país e, consequentemente, do mundo inteiro.

Por conta disso, a sustentabilidade tem três áreas de atuação fundamentais:

  • Econômica;
  • Social;
  • Ambiental.

Outro segmento de grande destaque é a sustentabilidade empresarial, uma área que explora a responsabilidade, investimento e práticas sustentáveis de uma empresa.

Efeitos do aquecimento global

Esse novo olhar científico e empresarial para a proteção ambiental comprova que a preservação não é uma tarefa apenas do poder público. Já que, a sustentabilidade é uma ação que precisa ser feita por todos, individualmente e dentro de espaços coletivos.

A cada ano, percebemos que os recursos naturais estão sendo cada vez mais prejudicados e a natureza dá indícios de que sua existência não é infinita.

Por esse motivo, o aquecimento global está se tornando mais do que um termo presente nos documentos governamentais, ele já é uma realidade.

A ONU publicou recentemente o Relatório do Clima do IPCC analisando como serão os próximos anos de vida na Terra.

De acordo com os dados, o momento para adotar medidas que evitem as mudanças climáticas é agora. Caso contrário, será inevitável a escassez de alimentos, água e materiais naturais.

Os impactos ambientais também causarão efeitos de clima extremo, gerando a redução da capacidade física de trabalho em alguns continentes, como a América Central e América do Sul.

Por isso, desenvolver hábitos sustentáveis é proteger nosso território e encontrar maneiras para evitar o avanço do aquecimento global.

Desse modo, praticar a sustentabilidade é contribuir para o desenvolvimento consciente com políticas sociais e econômicas que combinem a preservação e a utilização dos recursos naturais.

Cinco dicas de sustentabilidade para empresas

Adotar práticas da sustentabilidade empresarial é dialogar positivamente com o consumidor.

Além disso, é o caminho para garantir que a empresa tenha uma postura responsável com os recursos naturais. Confira aqui como adotar a sustentabilidade na sua empresa:

1 – Reduza o consumo e recicle materiais

Além de ser uma medida que reduzirá os custos de produção, optar pela redução de descartáveis e pela reutilização de materiais são ações sustentáveis que diminuem o descarte excessivo.

2 – Adote o sistema de água de reuso

A água é outro material que pode ser reutilizado. Faça um estudo dos espaços nos quais a água é matéria essencial e veja como você pode reutilizar esse recurso em outros espaços da empresa.

3 – Tenha a certificação 14001

A norma ABNT NBR IS0 14001 é um Sistema de Gestão Ambiental pensado para as empresas que querem utilizar uma estrutura de proteção ao meio ambiente dentro de sua organização.

4 – Promova ações de conscientização dos colaboradores

Incentive e ofereça programas que conscientizam sobre a utilização de materiais naturais. Investir em pessoas é produzir novos caminhos para a sociedade e gerar novas ferramentas humanas e tecnológicas para o planeta.

5 – Invista em programas sociais e ambientais

A empresa também pode pensar na sustentabilidade social quando estrutura projetos para as comunidades ao redor.

Assim, ofereça oficinas de impacto social que geram renda e conhecimento ambiental através de livros e equipamentos tecnológicos para as comunidades e coletivos culturais e ambientais.

Cinco dicas de sustentabilidade para pessoas

Você também pode inserir novos hábitos no seu dia a dia para garantir que está contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mundo. Veja como você pode praticar a sustentabilidade na sua rotina:

1 – Utilize lâmpadas LED

Se deseja preservar o meio ambiente e economizar na conta de luz, opte por lâmpadas de LED em todos os cômodos da casa. Essa iluminação é mais eficiente, dura mais e gera menos gasto de energia.

2 – Escolha equipamentos com Selo Procel de consumo A

A etiqueta de consumo Procel é uma informação simples que identifica qual é a ecoeficiência de um equipamento.

Assim, sempre escolha produtos com Selo de consumo A na hora da compra.

3 – Utilize menos plástico e papel em casa

Ao aderir à sacola retornável e ao papel reciclável, você já estará praticando a sustentabilidade na residência. Observe os outros lugares nos quais esses materiais estão presentes na casa e repense o uso.

4 – Separe o lixo reciclável

Outra prática sustentável e muito eficiente é separar os lixos da residência. Dessa forma, todo material que for descartado será encaminhado com mais facilidade para as empresas especializadas em reciclagem.

Lembre-se também de descartar o óleo de cozinha em locais apropriados, evitando o despejo incorreto na pia da cozinha.

5 – Compre produtos de empresas sustentáveis

Ter um consumo consciente é saber a origem dos produtos que você consome, assim como é conhecer o posicionamento e práticas das empresas que produzem. Não compre de quem não está aplicando a sustentabilidade dentro da própria empresa.

Como o grupo Algar coloca a sustentabilidade em prática?

Para demonstrar como é possível aplicar a sustentabilidade e suas áreas de atuação, o grupo Algar desenvolveu iniciativas sustentáveis, como a Fazenda Pacajá, no Pará.

A Fazenda Pacajá, da Algar Farming, possui uma atividade de manejo florestal que adota a utilização produtiva dos recursos naturais, respeitando o ciclo da colheita e o tempo de produtividade das árvores.

Além disso, o impacto social do grupo Algar também acontece através do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Ambiental da Algar Farming e de atividades do Instituto Algar, gerando conhecimento sobre o tema.

Por meio dessas ações, o grupo Algar influencia o mundo das próximas gerações e gera impactos positivos da sustentabilidade nas vidas das pessoas. Leia também: Como promover impactos sociais positivos através da sua empresa.

Por Cassio Henrique Campos, Gerente de Operações agrícolas da Algar Farming.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!