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Blog: Como surpreender clientes e fazer entregas além do esperado

Aprenda aqui a surpreender clientes, otimizar estratégias e realizar um atendimento encantador em todos os meios de comunicação.
Por Nilva Tonial Analista Digital na .COM

Surpreender clientes é um diferencial importante para manter o bom relacionamento de uma empresa com o seu consumidor. No entanto, muitas companhias acabam esquecendo da importância dessa relação e deixam de encantar os seus clientes e com isso, perdem oportunidades e futuros negócios!

Quando uma companhia não considera o seu atendimento como um dos pilares da trajetória comercial, ela acaba não fidelizando o seu público e perde a chance de construir resultados duradouros e mais consistentes.

Assim, é muito comum que as empresas se preocupem com preço, produto e sua própria imagem, porém, elas acabam esquecendo de uma parte fundamental: o cliente.

Eu aprendi em minha vida profissional que para conquistar um cliente é preciso ir além do primeiro contato. Nós devemos planejar, trabalhar em equipe, dedicar tempo e foco na relação entre clientes e empresa. 

Essas são pequenas ações que ajudam a identificar as reais necessidades do nosso público, fazendo com que seja mais fácil oferecer um serviço de qualidade.

Confira aqui a importância de encantar o consumidor, dicas importantes para surpreender clientes e construir a melhor experiência de compra para os seus produtos e serviços. Aproveite e tenha uma boa leitura!

O que é surpreender clientes?

Surpreender clientes é oferecer a melhor experiência de compra do mercado. É fazer com que o cliente perceba como aquela jornada de compra, realmente, trouxe benefícios e solucionou um problema.

Seja no e-commerce ou no atendimento presencial, o caminho que o cliente percorre entre a escolha do produto e o pagamento deve ser um processo positivo e atencioso, sem deixar de oferecer informações pertinentes. Da mesma forma, o atendimento no pós-venda ajuda a fidelizar e construir uma relação de confiança.

Apesar de parecer complicado, para que uma empresa consiga encantar clientes ela precisa de planejamento e estratégias vencedoras. Assim, será possível alcançar os resultados esperados, por meio das métricas e do atendimento humanizado, o qual, encante e fidelize o seu lead.

O caminho de um atendimento encantador

Para entender melhor o processo de um bom atendimento, você precisará conhecer as etapas da jornada de compra do cliente. Basicamente, o cliente caminha pelo seguinte processo:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração de solução
  • Decisão de compra

Os clientes carregam desejos, expectativas e necessidades reais durante as quatro etapas. 
Assim, se a sua empresa utilizar os dados atuais para otimizar a experiência do cliente em cada uma dessas etapas, você conseguirá oferecer um atendimento diferenciado que demonstra atenção e qualidade com o seu produto ou serviço oferecido.

7 Dicas de como encantar clientes

Leia abaixo as sete dicas que vão otimizar a sua comunicação comercial e melhorar a experiência do cliente com os seus produtos. Comece a aplicá-las agora mesmo e veja uma grande diferença na sua companhia.

  1. Analise os seus feedbacks e resultados atuais

O primeiro passo para surpreender clientes é fazer uma autoanálise da sua presença de mercado

Assim, reúna os feedbacks dos seus principais canais de comunicação, redes sociais e sites de avaliação e, depois, verifique a sua taxa de aprovação e popularidade. A partir das críticas e sugestões dos clientes, você poderá reorganizar suas ações.

  1. Estude a concorrência e novos produtos

Além da sua análise comercial, você também precisa conhecer o que é oferecido pela concorrência. 

Já que, através dessa pesquisa, você terá um compilado de informações que personaliza o seu atendimento. É uma forma de converter novos leads e se tornar uma marca de referência na sua área de atuação, se destacando e se diferenciando da concorrência.

  1. Identifique as necessidades do consumidor

Depois da análise interna e externa, você terá as principais características e desejos do seu consumidor. 

Assim, use esses dados para determinar a persona ideal e para construir o atendimento que vai surpreender clientes. Além disso, procure ser uma empresa que oferece soluções e experiências positivas ao cliente, assim, irá encantá-lo e fidelizá-lo. 

  1. Use ferramentas do marketing digital

O mundo atual exige uma presença digital para ganhar autoridade, conviver com o cliente e construir relações duradouras. A web é o espaço, no qual, o seu cliente vai buscar as suas informações e a avaliação de outras pessoas que já adquiriram seus produtos.

Sendo assim, use o engajamento desse público para validar a sua empresa, tornando o ambiente digital num aliado do planejamento para surpreender clientes.

  1. Encontre a sua comunicação ideal

Saber qual é a linguagem ideal para o seu público-alvo vai otimizar a sua comunicação, garantindo um atendimento efetivo que ofereça a informação exata com agilidade

Por isso, monitorar todos os canais e processos de atendimento é tão necessário. Esses espaços apresentam em dados qual é a real necessidade do seu consumidor e os principais perfis para os quais você deve direcionar a sua comunicação.

  1. Faça um atendimento humanizado

A sexta dica é sobre manter a empatia, a escuta ativa e o acolhimento durante a jornada do cliente. 

Não importa o meio de comunicação, sempre trate o seu cliente como um indivíduo que precisa de suporte para solucionar questionamentos. Esse processo facilita a relação de confiança com a empresa e aumenta a taxa de satisfação.

  1. Ofereça suporte no pós-venda

A relação com o cliente não termina no momento do pagamento. Se você quer surpreender clientes, mantenha um atendimento atento durante a entrega e verifique se a experiência do produto está sendo positiva. 

Além disso, deixe claro quais são os canais de comunicação caso ocorra algum problema futuro. Desse modo, o seu cliente se sentirá mais confiante e seguro para continuar com a sua marca, além de divulgá-la e consumi-la.

Minha experiência no grupo Algar

No grupo Algar, eu consegui combinar minha rotina de trabalho e ensinamentos que aprendi na vida para executar meu trabalho diariamente. 

Por exemplo, eu adoro correr e foi essa experiência que me ensinou a importância do foco, da parceria e da dedicação para evoluir e alcançar resultados. 

O meu trabalho no ambiente digital é desafiador, exige estudo e muita iniciativa para encontrar o melhor planejamento. Contudo, eu aprendi que esse planejamento só funciona com paixão e com a motivação do trabalho em equipe.

Para me desenvolver na corrida, eu precisei dar o primeiro passo nos treinos e ter o foco para evoluir de 5km para uma meia maratona.

Assim, eu percebi que meu trabalho como Analista Digital na .COM é como uma corrida que exige preparação, análise e a realização de pequenas etapas para conseguir oferecer a melhor experiência para os clientes do grupo Algar.

Por fim, é com dedicação e trabalho em equipe que nós criamos um ambiente positivo no grupo Algar que sempre entregará além das  expectativas do cliente.

Leia também: Como fidelizar clientes e gerar valor para a sua empresa

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