Categorias

Segurança da informação: 5 dicas valiosas para a sua empresa

Foto de mulher olhando para tela cheia de números e dados.

A transformação digital traz uma série de desafios em relação à segurança da informação. Afinal, cada vez mais as empresas lidam com grandes volumes de dados, muitas vezes informações sensíveis que precisam ser protegidas de vazamentos ou ações criminosas.

Por isso, seja em relação a clientes, seja sobre dados empresariais, todos nós precisamos saber o que é e qual a importância da segurança da informação atualmente. Além disso, existem boas práticas que aumentam a proteção de dados e que não podem ser deixadas de lado, caso contrário corre-se sérios riscos.

Temos 5 dicas valiosas para a sua empresa fazer um bom trabalho de segurança da informação, mas antes vamos explicar esse conceito e mostrar por que ele é tão importante. Veja agora!

O que é, de fato, segurança da informação?

Proteção de dados. Esse é o termo que resume bem e dá uma ideia do que se trata, de fato, a segurança da informação. Dessa forma, ela exige a implementação de processos e ferramentas que atuem em princípios como:

  • Confidencialidade, que garante que só pessoas com autorização acessarão as informações que precisam;
  • Integridade, para preservar características originais dos dados e suas formas de processamento;
  • Autenticidade, mantendo as informações corretas ao longo de processos, sem nenhuma adulteração;
  • Disponibilidade, que disponibiliza os dados sempre que for preciso para as pessoas autorizadas;
  • Irretratabilidade, para impedir que alguém negue a autoria de alguma transação ou transmissão de dados depois de feita;
  • Conformidade, que garante o cumprimento de regulamentos, normas e leis em relação a informações.

Por que minha empresa precisa se importar com isso?

Passamos, atualmente, por uma verdadeira tempestade digital, que dinamiza o trabalho, traz mais velocidade, aumenta a conectividade e permite diferentes possibilidades na relação com informações. 

Apesar de tudo isso ser ótimo para trazer bons resultados, também aumenta os pontos de vulnerabilidade de dados. Assim, mais informações podem se perder, vazarem ou mesmo serem alvo de ataques de hackers. 

Portanto, quem não dá a devida atenção à segurança da informação corre sérios riscos e pode, eventualmente, lidar com perdas irreparáveis de dados e de credibilidade com clientes e parceiros.

Como fazer um bom trabalho de segurança da informação?

Separamos 5 dicas que vão ajudar a sua empresa a fazer um bom trabalho de segurança da informação:

Tenha uma política de segurança

A política de segurança é fundamental para que todos os colaboradores da sua empresa saibam e concordem com as regras e diretrizes no tratamento de dados.

Invista em tecnologias

Automação, inteligência artificial, blockchain, criptografia e outras tendências do mercado de tecnologia ajudam cada vez mais a manter um bom trabalho de segurança da informação. 

Faça backups

Fazer backups é indicado para não correr o risco de eventualmente perder dados. Hoje, temos várias soluções para armazenamento de dados de forma segura.

Esteja por dentro da Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados define regras para empresas lidarem com dados de pessoas físicas. Confira o nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Invista em cybersegurança

A cyber security é uma importante aliada na agilidade para entregar soluções eficientes no que diz respeito à segurança da informação, feitas por equipe especializada no assunto. 

Falando em Segurança da Informação, veja também como o armazenamento na nuvem é importante para a sua empresa!

Imagem com o texto "A importância do armazenamento em nuvem para sua empresa. Leia no blog da Algar Telecom."

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!