Categorias

Dicas de como implementar as melhores práticas de ESG

Implementar as melhores práticas de ESG tornou-se um dos principais objetivos de milhares de empresas ao redor do mundo que desejam melhorar suas ações relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança.

O tema tem ganhado força no mercado corporativo, já que os negócios têm papel fundamental para promover transformações sociais e podem fazer isso sem abrir mão de resultados e da busca por desempenho e lucratividade para garantir a sustentabilidade operacional.

Adotar boas práticas de ESG permite que uma empresa não apenas contribua de maneira significativa para a sociedade, mas também traz uma série de benefícios do ponto de vista de negócios.

Por isso, entenda o que é esse conceito, por que ele é cada vez mais importante e confira 7 dicas para implementar as melhores práticas de ESG na sua empresa.

O que é ESG

ESG é a sigla para Environment, Social and Governance e se refere às práticas ambientais, sociais e de governança que uma empresa pode adotar.

O conceito teve ainda mais visibilidade nos últimos 2 anos como uma resposta às demandas da sociedade para que empresas colaborem com soluções para ajudar a superar desafios diversos.

Isso porque cada pilar do conceito ESG envolve uma área importante para o mundo. Entenda cada letra da sigla:

  • Environment: diz respeito a boas práticas ambientais e de respeito à vida no mundo e, principalmente, redução de impacto ambiental da atividade comercial;
  • Social: tem relação com fatores sociais e envolvem pessoas em diferentes níveis, como colaboradores, comunidade e sociedade de forma geral;
  • Governança: a governança está relacionada à transparência, combate à corrupção e adoção de instrumentos que trazem mais eficiência na administração de empresas.

Qual a importância de colocar o ESG em prática?

Adotar boas práticas de ESG faz a diferença para qualquer empresa, não importa o porte, afinal os pilares do conceito estão relacionados a diversos pontos de contato de uma companhia com a sociedade. Entre os motivos para colocar o ESG em prática, estão:

  • Atuar com mais sustentabilidade empresarial, que torna uma empresa viável economicamente enquanto reduz seu impacto ambiental;
  • Promover impactos sociais significativos para as pessoas, sejam elas colaboradores, comunidade próxima à empresa e a sociedade como um todo;
  • Atuar de forma ética e com mais transparência, buscando a perenidade da organização;
  • Atrair investimentos de fundos ou parcerias de outras empresas que buscam parceiros comerciais que estejam alinhados com a agenda ESG;
  • Se destacar no mercado e, por isso, ganhar a preferência do público consumidor, que está cada vez mais consciente e buscando empresas que reflitam seus valores.

7 Dicas de como implementar as melhores práticas de ESG

1 – Estruture Programas/Comitês de ação

Programas ou Comitês específicos para discutir os temas são essenciais para que uma empresa possa montar estratégias e, principalmente, promover ações relacionadas à agenda ESG.

Eles contribuem para que cada aspecto do conceito seja abordado de maneira efetiva, com liderança, organização e atribuição de responsabilidades.

2 – Envolva toda a empresa

A empresa de forma geral deve estar comprometida com a agenda ESG, já que cada área consegue contribuir nos mais diversos aspectos dos pilares ambiental, social e de governança.

Quanto mais áreas e níveis hierárquicos diferentes estiverem envolvidos com a causa, mais chances da empresa como um todo adotar boas práticas de ESG.

3 – Mapeie as oportunidades

Identifique quais são as oportunidades e metas que a sua empresa tem para abraçar a causa ESG. Os comitês ajudam nesse mapeamento e aumentam a riqueza de ideias, além de permitir olhares mais detalhados sobre os desafios da companhia e possíveis soluções. É importante definir metas e oportunidades de adoção da agenda ESG.

4 – Tenha claro que trata-se de uma jornada e tome um passo por vez

Após mapear a jornada que a sua empresa deve seguir para estar mais alinhada à agenda ESG, ao invés de atuar em diversas frentes, pode ser mais eficiente tomar um passo de cada vez, principalmente quando o conceito ainda não foi totalmente adotado na empresa.

Defina um caminho a seguir e tenha consciência de que é preciso segui-lo em etapas.

5 – Alinhe as ações com a cultura organizacional

A cultura organizacional é fator essencial para engajar colaboradores a adotarem valores da empresa em seu trabalho e, também, em compreender as ações que promovem mais aderência à agenda ESG.

Além disso, a cultura organizacional pode fazer a diferença tanto no aspecto social, em relação a colaboradores, quanto de governança.

Leia também: Como a cultura organizacional melhora uma empresa?

6 – Incentive a diversidade e a inclusão

Promover a diversidade, ao atrair talentos de diferentes etnias, idades, gêneros e histórias de vida, e também a inclusão, ao permitir o desenvolvimento e permanência de grupos diversos em uma empresa, é fundamental para qualquer companhia que se preocupa com a agenda ESG e quer atuar em linha com os direitos humanos e causar impactos positivos na sociedade.

7 – Inspire-se em cases de sucesso

Por fim, cases de outras empresas ajudam a se inspirar e, principalmente, conhecer iniciativas diversas que podem ser implantadas na companhia.

O conceito ESG tem sido adotado por cada vez mais empresas e não faltam exemplos de sucesso que justificam a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O grupo Algar e o ESG

No grupo Algar, não faltam exemplos de ações voltadas à Agenda ESG. Um dos cases é o Programa de Integridade, composto por Código de Conduta, Comitê de Integridade, treinamentos, controles, auditorias e ouvidoria que preserva a imparcialidade e o sigilo, sendo um canal seguro para denúncias.

A Algar Telecom, por exemplo, adota medidas de eficiência energética, representando 66% do seu consumo de energia oriundo de fontes limpas. Além disso, a empresa também lançou, em janeiro de 2022, o primeiro produto com foco em agenda ESG: o Utilities Control, voltado para medidas de eficiência energética entre clientes corporativos. A solução é baseada em Internet das Coisas (IoT).

Além disso, contamos com o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Ambiental, que atua na promoção de práticas sustentáveis para comunidades do Pará por meio de preservação de recursos naturais, oficinas e atividades para geração de renda da comunidade local, tratamento de resíduos e outras práticas ambientais.

Isso sem falar nas diversas ações de Diversidade e Inclusão para os associados [1] do grupo Algar, para desenvolver um ambiente de trabalho acolhedor, seguro, com respeito às diferenças e história de cada um; reafirmando o compromisso com o propósito do Grupo (Gente servindo Gente), aliado aos nossos valores de agir com integridade e de desenvolver e reconhecer os talentos.

Depois de entender como adotar boas práticas da agenda ESG na sua empresa, saiba por que esse é o momento de potencializar essas ações.

Por Livia Testa, diretora de Governança no grupo Algar

[1] Associados: termo utilizado para se referir aos colaboradores das empresas Algar.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!