Categorias

O que muda com a chegada do 5G

A chegada da rede 5G tem criado muitas expectativas sobre as infinitas possibilidades dessa tecnologia no que se refere à conectividade e integração de dispositivos.

O 5G passa a fazer parte da vida do brasileiro em um momento crucial de transformação digital intensa e alta demanda por internet e velocidade de conexão.

Leia também: 5 lições sobre transformação digital que sua empresa deve aprender com a pandemia

A novidade pode suscitar dúvidas quanto ao funcionamento da rede, os benefícios dessa tecnologia e as diferenças entre a rede 4G, que atualmente predomina no Brasil, e a 5G.

Já antecipo que a nova tecnologia tem potencial para uma verdadeira transformação na nossa experiência de conectividade e pode ser o motor para acelerar outras inovações.

O que é 5G e pra que serve essa rede

O 5G é, basicamente, o futuro quando o assunto é conexão. Trata-se da quinta geração de internet móvel, até 20 vezes mais rápida do que o atual 4G, ou seja, é uma evolução das gerações anteriores de internet móvel e, por isso, a conexão 5G é extremamente veloz em relação às outras redes.

Na comparação com o 4G, as diferenças são:

  • Enquanto a velocidade média do 4G é de, em média, 45 Mbps (megabits por segundo), no 5G o número sobe quase 100 vezes e atinge até 10 Gbps;
  • O 5G consome até 90% menos energia do que o 4G, de acordo com a GSM Association;
  • A quantidade de aparelhos conectados ao 5G, segundo especialistas, pode ser de mais de 1 milhão de gadgets por quilômetro quadrado, de acordo com a Anatel.

Como funciona o 5G

O 5G será mais uma rede disponível para conexão à internet no Brasil. Isso quer dizer que a forma de se conectar à rede será a mesma que acontece hoje no 4G, ou seja, basta acessar a rede de internet móvel pelo seu celular ou outro gadget e se conectar.

Por isso, não é preciso mudar de plano de celular, mas apenas usar um aparelho que seja compatível com a tecnologia 5G.

Na área de configurações de redes móveis, ao selecionar uma banda, é possível escolher a opção 5G. Caso ela não esteja disponível no seu smartphone, é porque ele não é compatível com a nova rede. A Anatel também divulgou uma relação de aparelhos compatíveis com o 5G em dezembro de 2021.

Quais são os benefícios da rede 5G

Entre as vantagens que a tecnologia 5G vai trazer para nós, posso destacar:

  • Taxas de download e upload até 20 vezes maiores do que o 4G;
  • Tempo de latência, ou seja, o atraso entre o clique em um link e o carregamento de uma página, muito menor, o que permite baixar um conteúdo de 20GB em um intervalo entre 1 e 2 milissegundos;
  • Conectar de forma simultânea até 1 milhão de gadgets por quilômetro quadrado, contra 10 mil na mesma área com o 4G, o que vai expandir as possibilidades da Internet das Coisas (IoT);
  • Com a expansão da IoT, será possível não só usar o 5G de forma doméstica, mas principalmente revolucionar a estrutura das cidades, com possibilidade de torná-las verdadeiras smart cities;
  • A rede 5G também propicia a conectividade por meio da IoT em diversos setores, como agricultura, indústria e muitos outros.

Algar Telecom e 5G

A Algar é a primeira operadora a lançar o 5G, que chegou às regiãões de Uberlândia, Uberaba e Franca com a Algar Telecom.

Essas são as primeiras cidades brasileiras a contar com a tecnologia ativada em uma das frequências que a empresa adquiriu em novembro de 2021 por meio de leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Vamos empenhar todos os nossos esforços para disponibilizar o 5G em todas as localidades nas quais a Algar Telecom atua, o mais rápido possível, para levar a revolução que a tecnologia traz cada vez mais longe.

Com isso, a sua experiência de conexão nunca mais será a mesma. Afinal, o 5G traz mais segurança, eficiência, velocidade, agilidade e cobertura para as localidades que têm acesso ao recurso. Garanto para você: tudo vai mudar com o 5G, e para muito melhor.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre como a Algar Telecom trouxe o 5G em primeira mão para o Brasil e por que a chegada da tecnologia é apenas o começo de um futuro cada vez mais conectado e transformador:

Depois de conferir tudo o que você precisa saber sobre a rede 5G, converse com a Algar Telecom sobre a novidade!

Por Marcio de Jesus, vice-presidente de negócios B2C na Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!