Categorias

Internet das Coisas: como aplicar essa tecnologia em diversas áreas

Foto de uma mulher usando um tablet para controlar ações relacionadas a Internet das Coisas em casa.

A inovação tecnológica trouxe uma série de possibilidades para diversas áreas da nossa vida. E, cada vez mais, a tecnologia proporciona novidades que trazem mais conectividade para todos. Assim, uma das inovações mais promissoras atualmente é a Internet das Coisas.

Esta tendência do mercado da tecnologia já é uma realidade e tem diferentes aplicações. Ao mesmo tempo, existe um potencial enorme para que a Internet das Coisas esteja presente em uma série de setores, revolucionando a nossa maneira de se conectar.

Por isso, para você ficar por dentro desse tema, vamos explicar o que é Internet das Coisas, qual a sua importância e as diferentes possibilidades de aplicação dessa tecnologia!

O que é Internet das Coisas (IoT)?

Do inglês Internet of Things (IoT), a Internet das Coisas é um conceito que define objetos que estão conectados entre si e que, por sua vez, promovem trocas de informações que são muito úteis para a nossa vida.

Dessa forma, está acontecendo uma transformação na qual quaisquer objetos podem transmitir dados e se conectar com outros dispositivos. Essa conexão pode acontecer não apenas pela internet, como também por outros recursos, como Bluetooth, WiFi etc.

Ou seja: você não depende mais de um número restrito de dispositivos para acessar a internet, como celular, computador ou tablet. Atualmente, você já pode fazer isso por um smartwatch, por exemplo. Além disso, uma série de itens podem estar conectados e transmitir informações entre si. O mesmo smartwatch pode ser usado para pagar uma compra e o valor é debitado da sua conta na hora, sem você nem precisar de um cartão.

Assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre IoT e, em seguida, veja a importância e possibilidades da Internet das Coisas:

Por que a IoT é cada vez mais importante?

A IoT tem se transformado em um setor tecnológico amplo e com potencial para impactar positivamente o mundo como conhecemos. Não faltam motivos para investir na Internet das Coisas, afinal ela já faz parte da nossa vida. Dispositivos tecnológicos como smartphones, notebooks e tablets estão integrados de uma forma que fica até difícil imaginar a nossa vida sem eles. 

Agora, imagine que toda a conectividade proporcionada por esses dispositivos também pode estar no seu relógio, na sua roupa e nos eletrodomésticos da sua casa? Essas são algumas das possibilidades de aplicação da IoT, um recurso que será cada vez mais importante ao trazer praticidade, velocidade e eficiência para tudo o que fazemos.

Em quais setores a Internet das Coisas pode ser aplicada?

Se hoje a internet comum está em quase tudo o que fazemos, a Internet das Coisas também pode ter inimagináveis aplicações. E elas trarão inúmeros ganhos para empresas e para as pessoas em geral. Veja algumas delas:

Agricultura

Com o avanço da tecnologia no campo, a IoT pode ser utilizada em máquinas automatizadas ou sistemas de irrigação que enviam e recebem dados. Isso, por sua vez, facilita o controle à distância e evita falhas e perdas.

Indústria

A indústria é outro setor beneficiado pela Internet das Coisas. Nas linhas de produção, sensores em peças e produtos podem indicar o ritmo de fabricação ou apontar a frequência de erros em determinada cadeia. Isso, por sua vez, melhora a análise de dados.

PMEs

A Internet das Coisas pode ser muito útil para PMEs. Por exemplo, um equipamento pode informar o setor técnico caso apresente algum problema. Por outro lado, sensores podem rastrear o posicionamento de um produto e calcular o tempo estimado de entrega.

Uso doméstico

Em casa, a IoT permite aplicações diversas. Assim, já existem sistemas de lâmpadas programados para adequarem, sozinhos, a intensidade da luz durante o dia. Também existem geladeiras que controlam a validade de alimentos e até guardam receitas.

Marketing

A Internet das Coisas também pode ser utilizada no marketing, já que produz dados sobre hábitos, localização e outros que melhoram a segmentação de campanhas. É bem possível que uma empresa de alimentos possa usar a IoT para indicar produtos específicos com base nas receitas guardadas em geladeiras como as do item anterior, por exemplo.

A Internet das Coisas faz parte da indústria 4.0, um conceito cada vez mais importante. Para você aprender ainda mais, conheça a indústria 4.0 e saiba mais sobre este mercado!

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Jovem adota senhora de 70 anos

Algumas histórias são realmente incríveis e particulares. Já imaginou uma criança que sofreu um acidente aos 10 anos e que, abandonada pela família, viveu mais

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!